Buscar

Estudo Arquitetônico para Gestores Imobiliários - Ligia Simone Guedes Pires Juca

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(
Estudo Arquitetônicopara Gestores Imobiliários
Aluno(a):
Data: 
 / /
Avaliação de Pesquisa 01
NOTA:
INSTRUÇÕES
:
Esta 
Avaliação 
de pesquisa 
contém 
0
4
 questões,
 totalizando 10 (dez) pontos.
Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
Nome / Data de entrega
Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
Ao terminar 
grave o arquivo com o nome Avaliação de Pesquisa 01
 (nome do aluno).
Envie o arquivo pelo sistema.
)
1) Reflita sobre o exercício profissional do gestor imobiliário e os objetivos da disciplina de Estudo Arquitetônico para Gestores Imobiliários. Desenvolva um texto, com um mínimo de 500 palavras, relacionando as funções do gestor imobiliário e o contexto desta disciplina.
O tempo em que profissionais de outras áreas, em busca de reforço orçamentário dominavam o setor imobiliário, ficou para trás. Mudanças recentes na legislação, como as que resultaram na revisão das leis do inquilinato, do condomínio e no Código Civil estão exigindo cada vez mais gente qualificada e com formação específica para atuar no setor em franca expansão. Também contribuiu para o fortalecimento desse novo perfil as transformações no setor, ao longo dos anos, fazendo surgir a figura do gestor imobiliário.
É um profissional que, além da compra e venda, está preparado para atuar na administração e avaliação de imóveis, nos memoriais de incorporação, na administração de shoppings centers e de grandes condomínios — 
Ser um gestor imobiliário requer muito mais que estar disposto a comprar e vender propriedades. Mais do que isso, é preciso ter em mente que a gestão imobiliária consiste num conjunto de técnicas, práticas e ferramentas que capacitam a empresa a obter e manter bons clientes. Além disso, contribui para aumentar a carta de produtos e oferecer um atendimento final de qualidade. 
O gestor imobiliário precisa estar preparada para operar na administração e avaliação de imóveis, em eventos de incorporações e inclusive no comando administrativo de shoppings e grandes condomínios residenciais.
Isso porque a gestão imobiliária tende a ser subdividida em financeira, patrimonial e de pessoas e clientes, portanto, saber exatamente as funções que competem a um gestor imobiliário é essencial na formação de um profissional diferenciado.
Qualquer empresa no setor imobiliário que deseja ter sucesso no meio precisa investir em um profissional capacitado, uma pessoa que saiba lidar tanto com as eventuais crises de mercado, quanto liderar uma boa equipe.
Antes de mais nada, o gestor imobiliário precisa sempre ter um planejamento estratégico para executar, o qual case com os objetivos da empresa e as metas estabelecidas por ela.
O profissional dessa área participa de vendas e locações de imóveis, da elaboração de propostas, fechamento de contratos, desenvolvimento de estratégias e também pode se envolver nas negociações, acompanhando as fases de transações.
Para que essas tarefas sejam cumpridas de forma consolidada, o gestor imobiliário precisa ter foco, autoconfiança, senso de liderança e sempre estar atualizado com as novas técnicas e estado do mercado.
Também cabe ao gestor imobiliário buscar o desenvolvimento da própria equipe, procurando bons profissionais da área e, quando necessário, aprimorar a qualificação dos escolhidos.
Além de acompanhar as atividades dos corretores, é fundamental estudar e analisar os resultados, os coletivos e mesmo o individual. Dessa forma, eis algumas das principais características de um gestor imobiliário:
· Comunicativo
· Bom ouvinte
· Incentivador
· Organizado
· Compreender as metas da imobiliária
· Ter bom relacionamento com sua equipe
· Saber trabalhar em grupo
· Ter amplo conhecimento sobre o mercado imobiliário 
· Conhecer profundamente as técnicas de vendas de imóveis
Essas são algumas habilidades que diferenciam os profissionais, por isso, é importante saber quais pontos precisam ser mais trabalhados, a fim de conquistar destaque na área.
2) Analise a situação de sua cidade e descreva os principais conflitos existentes. A partir da identificação dos problemas, pense e escreva algumas ações públicas que possam qualificar cada caso.
A cidade do Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte (Brasil), é um campo privilegiado para o estudo dos conflitos socioespaciais e ambientais na busca da justiça espacial. Situada num sítio urbano frágil, caracterizado e delimitado por dunas, mangues, rio e mar, Natal tem sido palco de conflitos permanentes entre a necessidade de conciliação do crescimento urbano, por um lado, e de proteção ambiental, por outro.
3) Reflita sobre os processos de qualidade e relacione suas importâncias no atual mercado de trabalho do gestor imobiliário.
A qualidade é um requisito para que trabalhos diversos obtenham êxito. Quando uma empresa não tem qualidade, fica mais difícil caminhar com o seu trabalho e também planejar expansões: afinal, se o que se tem está desorganizado, fica complicado aumentar a atuação.
Discutindo sobre a organização da empresa, não se deve pensar somente na organização dos ambientes, mas na organização das transações que passam por ela, inclusive na imobiliária. Tudo o que diz respeito a essas transações precisa ser guardado: nomes, documentos, imóveis que foram alugados, que foram vendidos, por quem, para quem, quando, qual era a situação do imóvel, etc.
4) Imagine que você faz parte da equipe que desenvolverá um empreendimento residencial na sua cidade. Liste todas as informações necessárias para que possa ser iniciado o desenvolvimento dos projetos desse empreendimento. Pense nas necessidades de todos os clientes desse empreendimento. Busque: 
a) identificar informações necessárias para a concepção dos projetos de uma edificação;
b) listar quais os tipos de projetos necessários para execução de um edifício de uso misto para um determinado local.
Para um bom planejamento, deve-se reunir todas as informações possíveis previamente à realização da obra. Com isso, é possível levar em consideração os potenciais imprevistos e tornar o documento utilizável na prática.
Projeto arquitetônico da edificação
Laudo de sondagem do terreno
Levantamento topográfico
Obras especiais
Avaliar as características das edificações vizinhas
Caracterização do macro ambiente da obra
Planejamento previsto para execução da estrutura
Prazo desejado para início da obra
 (
Avaliação 
de Pesquisa 01
:
Estudo Arquitetônico para Gestores Imobiliários
)

Outros materiais