Buscar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL- PROJETO CUIDADO DO CORPO - GILBENES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

28
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – FTC – EAD
CURSO DE PEDAGOGIA
GILBENES DE SOUZA SANTOS
GIRLAINE SOUZA DOS SANTOS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO
CUIDANDO DO NOSSO CORPO
MACEIÓ 2013
GILBENES DE SOUZA SANTOS
GIRLAINE SOUZA DOS SANTOS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO - CUIDANDO DO NOSSO CORPO
Projeto apresentado para fins de avaliação da disciplina Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental, Curso de Pedagogia, da Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC EAD.
MACEIÓ 2013
JUSTIFICATIVA
O projeto “Cuidando do Nosso Corpo” é uma proposta que possibilita uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida. A temática a ser trabalhada surgiu da necessidade de buscar a conscientização dos alunos em relação aos cuidados com o corpo e contribuir para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.
Nesse sentido, busca-se a formação de valores e de hábitos saudáveis, que já deveriam vir formados do âmbito familiar, mas como muitas vezes isso não acontece, a intervenção da escola é de suma importância, pois ao educar para a saúde e para a higiene, de forma contextualizada podemos contribuir decisivamente na formação de cidadãos capazes de atura em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e da coletividade.
As experiências mostram que transmitir informações a respeito do funcionamento do corpo e descrição das características das doenças, bem como um elenco de hábitos de higiene, não é suficiente para que os alunos desenvolvam atitudes de vida saudável.
É preciso educar para a saúde, levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia a dia da vida dos alunos.
OBJETIVO GERAL
 
O projeto Cuidando do Nosso Corpo tem por finalidade instruir, conscientizar e desenvolver a percepção de que ser saudável é estabelecer hábitos saudáveis e proporcionar ao educando situações de vivência que oportunizem cuidados com o corpo e com a saúde.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de cuidados com o corpo;
· Reconhecer que nosso corpo precisa de cuidados;
· Refletir sobre as ações diárias em relação a saúde;
· Criar hábitos alimentares saudáveis:
· Desenvolver independência para manter a própria higiene pessoal;
· Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;
· Desenvolver capacidades de compreensão leitora;
· Estimular o trabalho em equipe, a participação e a cooperação durante atividades;
· Desenvolver a criatividade, a expressão artística, o raciocínio lógico, o conhecimento matemático;
· Produzir textos sobre o tema.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Ao se trabalhar com projetos busca-se ensinar de um jeito diferente, levando em conta o modo como os alunos aprendem e a melhor maneira de oferecer a eles diferentes tipos de experiências. 
De acordo com Ribeiro (2010, p.1) “ Higiene é a ciência que visa a preservação da saúde e a prevenção da doença”. Segundo o autor (2010), os hábitos de higiene física tratam-se do bem-estar do corpo, ressaltando que o cuidado com o mesmo é de grande relevância para a saúde de uma pessoa.
Utilizamos como método de abordagem teórica o Materialismo Histórico Dialético, que considera o conhecimento adquirido pelo indivíduo a partir das práticas sociais, visando uma transformação da realidade, a práxis que segundo Pimenta (2005) é uma atividade humana na qual faz-se necessário uma relação teórica com a prática possibilitando o conhecimento da realidade e o estabelecimento de finalidades para a sua transformação.
Sendo assim, o professor deve direcionar e elaborar atividades a partir da realidade e do contexto em que está inserido, ou seja, buscar uma interpretação da realidade educacional, para então compreender os diferentes elementos que envolvem a prática educativa, visando sua transformação.
METODOLOGIA
· A metodologia adotada visa a interdisciplinaridade e preparação dos educandos, quanto indivíduos conscientes e atuantes dentro da comunidade, e se dará através de:
· Realização de palestras, para conscientização dos cuidados com o corpo e com a saúde;
· Organização de rotina com práticas de conservação de saúde;
· Confecção de cartazes do referido tema;
· Leitura individual, compartilhada e coletiva de textos informativo;
· Atividades individuais, em dupla e em grupo;
· Exposição de vídeos;
· Produções textuais individuais e coletiva;
· Lanche coletivo saudável;
· Pesquisa;
· Trabalho com rótulos;
· Recorte, colagem e pintura;
· Dinâmicas em grupo;
· Consulta ao cartão de vacinação;
· Rodas de conversa.
RECURSOS:
· Materiais de higiene;
· Livros diversos;
· Aparelho de DVD;
· Aparelho de som;
· Atividades em xerox;
· Rótulos; 
· Cartazes;
· Materiais para recorte: tesoura, cola, revistas, encarte de supermercado;
· Cartão de vacinação;
· Frutas;
· Área de lazer;
· Pincéis, lápis de cor, papéis diversos;
· Jogo da memória.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada durante todo o decorrer do projeto através de observações, conversas e questionamentos, verificando se houve sucesso nos objetivos e através da participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
MARTINS, Rosicler. Vida e Alimento. São Paulo: Moderna, 1993.
PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na Formação de Professores: Unidade Teoria e Prática. São Paulo: Cortez, 2005.
REBEIRO, C. R. A importância da higiene como melhoria na qualidade de vida das crianças. Disponível em:<iesanet.files.wordpress.com
ROCHA, Robson. Coleção Descobertas. Belo Horizonte: Fabi, 2009. 
SUGISMUNDO – Campanha de Higiene. 1977. Disponível em: http://www.yotube.com
GILBENES DE SOUZA SANTOS
GIRLAINE SOUZA DOS SANTOS
RELATÓRIO DE ESTÁGIO 
SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Relatório das atividades para fins de avaliação na disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental, Curso Pedagogia, da Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC EAD.
MACEIÓ 2013
SUMÁRIO
1. APRESENTACÃO	13
2. CARATERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO – CAMPO DE ESTÁGIO	14
2.1 Aspectos físicos	14
2.2 Recursos humanos e pedagógicos	14
2.3 Corpo discente	15
3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO	16
3.1 Planejamento	16
3.2 Atividades desenvolvidas e intervenções pedagógicas realizadas	16
3.3 Aspectos teórico-metodológicos	16
4. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS	18
4.1 Dificuldades encontradas	18
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	20
ANEXOS	21
1. APRESENTACÃO
 O relatório apresentado tem a finalidade de informar as experiências vivenciadas na disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental, além de demonstrar como se deu o processo de observação, coparticipação e regência de sala.
 A exposição destas experiências, busca sistematizar os conhecimentos obtidos durante o referido estágio, que se deu em uma pequena escola da rede privada de ensino, que tem como principal objetivo formar cidadãos conscientes, críticos e capazes de realizar mudanças dentro da comunidade onde vivem.
 Inseridas nessa perspectiva de conscientização, criticidade e transformação, nos sentimos desafiadas a desenvolver aulas que estimulassem o conhecimento dos alunos, que os tornassem participantes, agentes transformadores dos próprios hábitos e veículo de transformação dos hábitos de familiares e amigos.
 As experiências deste trabalho conjunto foram muito proveitosas, nele entendemos que o professor não tem a função de ensinar, ele é apenas um mediador de conhecimentos. E que só há aprendizagem efetiva se esta atingir o segmento professor-aluno e vice-versa.
2. CARATERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO – CAMPO DE ESTÁGIO
2.1 Aspectos físicos
A instituição escolhida para realização do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental, foi a Escola de Educação Básica Tia Ana, localizada no município de Coruripe-AL, no Conjunto Habitacional Ruben Wanderley, Rua G, a mesma é uma escola de pequeno porte, composta de oito salas de aula pequenas, cinco banheiros; sendo um para uso dos
professores e os demais para uso dos alunos, uma biblioteca que atende ás necessidades dos alunos e educadores, uma área de lazer, jardim, pátio, cozinha e uma secretaria para atender o gerenciamento. 
O estabelecimento de ensino atende nos turnos matutino e vespertino, ás classes de Educação Infantil e Ensino fundamental I, também possui jogos e brinquedos educativos todos apropriados com idade dos alunos atendidos na escola.
2.2 Recursos humanos e pedagógicos
A escola é composta de vinte profissionais direcionadas para o ensino, sendo uma gestora, treze professores, onde seis são graduados e os demais se encontram cursando o nível superior e oito auxiliares de sala com formação do ensino médio. A instituição possui também duas serventes e uma secretária responsável pela documentação escolar.
Apoiado pela gestora o corpo docente da Escola Tia Ana elabora e promove projetos bimestrais, que atende ás necessidades dos alunos, visando um melhor ensino e buscando a participação ativa da família na escola. 
 A instituição visando uma melhor qualificação dos seus professores promove encontros de formação continuada, todos voltados á realidade dos educandos, a fim de atingir uma educação de qualidade e eficiente.
2.3 Corpo discente
Os alunos que participam do processo de aprendizagem da Escola Tia Ana possui faixa etária entre 2 e 10 anos, se encontram matriculados regularmente um total de 232 educandos, oriundos de distintos bairros da cidade e também de povoados vizinhos. As crianças que frequentam a instituição são de classe média, visto que a escola é da rede privada, a família trabalha junto com a escola e as decisões são sempre tomadas em conjunto, para assim atender as reais necessidades dos alunos que em sua maioria apresentam aprendizagem de qualidade e satisfatória.
3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO
3.1 Planejamento
Visando atender ás necessidades da escola e dos alunos, na etapa de regência de classe, foi elaborada uma proposta pedagógica voltada para o conhecimento, manutenção e cuidados com o corpo.
No diagnóstico realizado em sala de aula, foi constatado que os alunos têm dificuldades em reconhecer características importantes do próprio corpo, bem como na realização de práticas e hábitos saudáveis, os mesmos têm preferência por doces, guloseimas, produtos industrializados e evitam alimentos saudáveis. Pensamos, então em desenvolver um projeto atrativo que revertesse essa situação e promovesse conhecimento a respeito da importância de cuidar do próprio corpo.
3.2 Atividades desenvolvidas e intervenções pedagógicas realizadas
Com o intuito de atender a turma do 4º ano, com prática pedagógica interdisciplinar, colocamos em prática nosso planejamento que incluía roda de conversa, atividade lúdica, palestras, leitura, vídeos, recorte e colagem, pesquisa, atividades em grupo e individuais, produção textual, dinâmicas, histórias com fantoches, etc. a fim de proporcionar aos alunos aprendizagem prazerosa.
 As atividades em grupo, vídeos e palestras foram muito proveitosas, os alunos se puseram a disposição e se mostraram participativo, havendo um resultado muito proveitoso. Já atividades como pesquisa e produção textual foi-se necessário fazer intervenções pretendendo sanar dificuldades enfrentadas pela turma.
 A participação ativa dos alunos, deu-se na maioria das atividades, logo a percepção dos mesmos em relação a importância de cuidar do corpo já era visível antes mesmo do término do projeto.
3.3 Aspectos teórico-metodológicos
Tivemos como referenciais teórico-metodológicos a abordagem do materialismo histórico dialético, onde o homem enquanto ser social e histórico é o criador da realidade social e transformador desse contexto. Sendo assim buscamos transformar a realidade e hábitos de nossas crianças, com intuito de que elas proporcionem e reproduzam atitudes de respeito com o próprio corpo e com a saúde, além de propagar essas atitudes no âmbito social e familiar.
4. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
4.1 Dificuldades encontradas
Durante o estágio supervisionado no ensino fundamental podemos perceber que os alunos já são donos de suas próprias opiniões, trazem consigo questionamentos, ideias, hábitos já formados e etc. Diante desta realidade nos sentimos desafiadas a propor a esses alunos aulas instigantes, prazerosas, onde eles pudessem expor suas ideias e pensamentos.
De início encontramos um pouco de dificuldade, pois cada aluno traz consigo características próprias e às vezes divergem entre si e no período de regência em sala de aula tivemos que ser conciliadoras dessas diferenças e transformar as mesmas em vantagens, para alcançar o sucesso do trabalho.
Trabalhar não é exclusivamente transformar um objeto em alguma outra coisa, em outro objeto, mas é envolver-se ao mesmo tempo numa práxis fundamental em que o trabalhador também é transformado por seu trabalho. Em termos sociológicos, dir-se-á que o trabalho modifica profundamente a identidade do trabalhador: o ser humano torna-se aquilo que se faz (TARDIF, LESSARD, 2007, p. 28)
Tendo em vista as considerações de Tardif e Lessard, percebemos que momento do estágio se configura como um momento de trabalho inteiramente reflexivo. A partir dele, percebemos que é de fundamental importância que a prática do professor seja ação - reflexão – ação, pois quando existe essa prática, geralmente o processo de aprendizagem ocorre de forma eficaz.
 Aprendemos nesse período que o professor deve ter sempre um plano “B”, pois nem sempre a aula planejada atinge os objetivos desejados, e nesse momento o docente deve colocar em ação sua segunda opção.
Descobrimos que a escola é lugar de descobertas, que cada dia é único e que o professor tem diante de si inúmeros desafios que tem de ser superados diariamente.
5. CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÕES
 Ao término do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental, podemos verificar que os conhecimentos adquiridos durante esta experiência são de extrema relevância para o sucesso do nosso futuro profissional.
Deparamo-nos com situações diversas algumas planejadas outras não, o contato com os alunos e os aspectos que eles trazem consigo, fizeram-nos repensar, aprimorar nossa prática pedagógica e concluir que o processo de aprendizagem se dá a partir da comunhão entre professor, aluno, escola e família.
Paulo freire relata que “um educador que alimenta sua ação com a necessidade de formar um determinado tipo de homem e de sociedade fará de sua profissão uma práxis política e consciente”. Assim concluímos nosso estágio com a certeza de que todo nosso trabalho foi convertido em aprendizagem mútua, todos saímos ganhando muito as conversas, as atividades, as dinâmicas, as pesquisas elaboradas pelos alunos fizeram-nos compreender que ato de educar não tem fórmula e não tem limites.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na Formação de Professores: Unidade Teoria e Prática. São Paulo: Cortez, 2005.
RIBEIRO, C. R. A importância da higiene como melhoria na qualidade de vida das crianças. Disponível em:<iesanet.files.wordpress.com
SUGISMUNDO – Campanha de Higiene. 1977. Disponível em: http://www.yotube.com
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O Trabalho Docente. 3ª Ed. – Petrópolis, RJ: VPZES, 2007.
ANEXOS
Escola de Educação Básica Tia Ana 
Professoras: Gilbenes e Girlaine
Série: 4º ano
Data: 15-04-2013
Plano de aula
Acolhida: Oração do dia 
Disciplina: Língua Portuguesa - Ciências
Conteúdo: 
· Texto: Meu corpo
· Partes do corpo do humano
Objetivos:
· Desenvolver habilidades de compreensão leitora.
· Compreender a estrutura do corpo humano.
· Estimular a pratica de socialização e participação de atividades em grupo.
Metodologia:
· Leitura coletiva, interpretação textual, exercício xerocado, roda de conversa, dinâmica, socialização.
Recursos:
· Papéis diversos, cola, tesoura, lápis de cor, caderno.
Avaliação:
· Através de observações, verificando o envolvimento dos alunos quanto
às atividades propostas.
Escola de Educação Básica Tia Ana 
Professoras: Gilbenes e Girlaine
Série: 4º ano
Data: 16-04-2013
Plano de aula
Acolhida: Oração do dia 
Disciplina: Língua Portuguesa – Matemática 
Conteúdo: 
· Produção textual
· Medidas de tempo
Objetivo:
· Estimular a prática de leitura.
· Incentivar hábitos alimentares saudáveis.
· Saber utilizar as medidas de tempo e relacioná-las ao horário adequado das refeições.
Metodologia:
· Produção textual coletiva, trabalho em grupo, exercício xerocado e escrito, socialização.
Recursos: 
· Papéis diversos, cartolina, pincel, caderno, lápis, relógio.
Avaliação:
· Através da participação ativa dos alunos.
Escola de Educação Básica Tia Ana 
Professoras: Gilbenes e Girlaine
Série: 4º ano
Data: 17-04-2013
Plano de aula
Acolhida: Oração do dia 
Disciplina: Língua Portuguesa – Matemática 
Conteúdo: 
· Trabalhando com rótulos 
· Sistema monetário 
Objetivos:
· Desenvolver o hábito de verificar os rótulos dos alimentos que consomem e aprender identificar as informações nele contida.
· Saber fazer uso do sistema monetário brasileiro.
Metodologia:
· Conversa dirigida, trabalho em grupo, recorte e colagem, exercícios orais e xerocados, socialização.
Recursos:
· Rótulos diversos, cola, tesoura, papel ofício, lápis de cor.
Avaliação:
· Através de observações, verificando o envolvimento dos alunos com as atividades propostas. 
 
 
 
	
Escola de Educação Básica Tia Ana 
Professoras: Gilbenes e Girlaine
Série: 4º ano
Data: 18-04-2013
Plano de aula
Acolhida: Oração do dia 
Disciplina: Língua Portuguesa – Ciências
Conteúdo: 
· Texto: Vacinas
· Prevenção de doenças
Objetivos:
· Compreender a função e a importância das vacinas para a manutenção da saúde.
· Reconhecer hábitos saudáveis que promovem o bem estar e a saúde.
Metodologia: 
· Roda de conversa, leitura compartilhada, consulta ao cartão de vacinação, exercício xerocado, pesquisa, exposição de ideias.
Recursos:
· Papel ofício, cartão de vacinação, lápis, cartolina, pincel, cola, tesoura.
Avaliação:
· Através da compreensão dos conteúdos propostos.
	
Escola de Educação Básica Tia Ana 
Professoras: Gilbenes e Girlaine 
Série: 4º ano
Data: 19-04-2013
Plano de aula
Acolhida: Oração do dia 
Disciplina: Língua Portuguesa – Matemática 
Conteúdo: 
· Receita: Salada de frutas (Ordem alfabética)
· Receita - Frações 
Objetivos:
· Apreender as características do gênero textual “receita”.
· Desenvolver a prática de alimentação saudável.
· Conhecer o conceito de frações.
Metodologia:
· Conversa informal, lanche coletivo, explicações, exercícios orais e xerocado, dinâmica em grupo.
Recursos:
· Frutas, dados, papel ofício, lápis de cor.
Avaliação:
· De forma processual, observando o desenvolvimento dos alunos durante as atividades.
 
 
Escola de Educação Básica Tia Ana
Professoras: Gilbenes e Girlaine
Série: 4º ano
Data: 22-04-2013
Plano de aula
Acolhida: Oração do dia 
Disciplina: Ciências - Arte 
Conteúdo: 
· Higiene e saúde 
· Ilustrações 
Objetivos:
· Exemplificar a importância de ter bons hábitos de higiene e saúde.
· Desenvolver habilidades artísticas. 
Metodologia:
· Conversa dirigida, exposição de vídeo, exercícios orais, atividade em grupo, ilustrações do vídeo, exposição e apresentação de trabalhos.
Recursos:
· DVD, cartolina, pincel, lápis colorido, cola, tesoura.
Avaliação:
· Através da participação ativa dos alunos.
Escola de Educação Básica Tia Ana
Professoras: Gilbenes e Girlaine
Série: 4º ano
Data: 23-04-2013
Plano de aula
Acolhida: Oração do dia 
Disciplina: Ciências – Língua Portuguesa
Conteúdos:
· Cuidados com a alimentação
· Produção textual
Objetivos:
· Reconhecer os cuidados que se deve ter com os alimentos e com a alimentação,
· Estimular a prática de escrita e valorizar o trabalho em equipe.
Metodologia:
· Leitura compartilhada, explicações, entrevista, conversa dirigida, trabalho em equipe, produção de folheto, visita a cozinha da escola.
Recursos:
· Papel ofício, cola, tesoura, cartolina, pincel, lápis de cor.
Avaliação:
· Através de observações, verificando a execução das atividades realizadas pelos alunos.
Escola de Educação Básica Tia Ana
Professoras: Gilbenes e Girlaine
Série: 4º ano
Data: 24-04-2013
Plano de aula
Acolhida: Oração do dia 
Disciplina: Língua Portuguesa – Ciências 
Conteúdos: 
· Texto: O que é comer? O que é comida?
· Alimentos e nutrientes
Objetivos: 
· Compreender as características de um texto informativo.
· Destacar a importância dos nutrientes para uma alimentação saudável.
Metodologia:
· Leitura coletiva, conversa dirigida, exercício xerocado, apresentação de pesquisa, exposição de trabalhos, socialização.
Recursos:
· Papel ofício, cartazes, fita adesiva, lápis, caderno.
Avaliação:
· Através do envolvimento dos alunos com as atividades propostas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando