Buscar

ATIVIDADE AVALIATIVA BIMESTRE 06-10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

www.institutoinvest.edu.br
	
	
	ATIVIDADE AVALIATIVA 1° BIMESTRE
Curso: PEDAGOGIA 5º e 6º SEMESTRES
	Discente: Cristiane Delgado
	Prof. Ms. JAIRO ALT
	DATA:
	06/10/2020
	DISCIPLINA
	DIREITOS HUMANOS
	
QUESTÕES
1. Faça uma breve defesa e contextualização do Artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos do Homem. “Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.”
R: Considerar conforme contexto não precisamos saber definir dignidade humana para reconhecer que ela existe como uma marca fundamental do sujeito. Por isso, não é necessário compreender o que este termo significa para proteger os que têm sua dignidade ameaçada. Defender, zelar, promover a dignidade do homem já parece ser o bastante para tornar nossa vida social menos injusta e violenta. Portanto, mesmo que esse termo se revele pouco claro ou mesmo indefinível, parece evidente que somos capazes de reconhecer um comportamento ou uma situação em que a dignidade é atingida. Assim, é o que acontece, por exemplo, quando constatamos o sofrimento de pacientes em filas de hospitais públicos, a condição de exclusão a que são submetidos os mendigos e as crianças em situação de risco, o drama dos desempregados e outros marginalizados sociais. Quando defendemos os direitos desses indivíduos, nós o fazemos sempre em nome de uma dignidade que foi negada, esquecida, violada. Desse modo, os direitos humanos são considerados fundamentais porque são indispensáveis para que a pessoa possa viver com dignidade. Mas, convém saber em que se baseia essa ideia de dignidade.
2. A partir das definições de Marconi Pequeno, desenvolva uma definição ou conceituação de Direitos Humanos.
R: Os direitos humanos são aqueles princípios ou valores que permitem a uma pessoa afirmar sua condição humana e participar plenamente da vida. Tais direitos fazem com que o indivíduo possa vivenciar plenamente sua condição biológica, psicológica, econômica, social cultural e política. Os direitos humanos se aplicam a todos os homens e servem para proteger a pessoa de tudo que possa negar sua condição humana. Com isso, eles aparecem como um instrumento de proteção do sujeito contra todo tipo de violência. Pretende-se, com isso, afirmar que eles têm, pelo menos teoricamente, um valor universal, ou seja, devem ser reconhecidos e respeitados por todos os homens, em todos os tempos e sociedades. Os direitos humanos servem, assim, para assegurar ao homem o exercício da liberdade, a preservação da dignidade e a proteção da sua existência. Trata-se, portanto, daqueles direitos considerados fundamentais, que tornam os homens iguais, independentemente do sexo, nacionalidade, etnia, classe social, profissão, opção política, crença religiosa, convicção moral, orientação sexual e identidade de gênero. Eles são essenciais à conquista de uma vida digna, daí serem considerados fundamentais à nossa existência. Uma vez que já sabemos o que são os direitos humanos fundamentais, cabe-nos agora encontrar o sentido daquilo que chamamos de fundamento de tais direitos.
3. “[...] o problema grave do nosso tempo, com relação aos direitos humanos, não é mais o de fundamentá-los e sim o de protegê-los”. Bobbio (1982, p. 25). 
Elenque 5 (cinco) maneiras de como podemos “proteger” os direitos humanos.
R: O presente estudo dos precedentes históricos do processo de internacionalização e universalização dos direitos humanos: o Direito Humanitário, a Liga das Nações e a Organização Internacional do Trabalho. Outrossim, faz-se mister referir a redefinição de conceitos como a soberania estatal absoluta e o status do indivíduo no cenário internacional.
4. De acordo com Giuseppe Tosi, as principais correntes de pensamento e de ação na formação da doutrina dos direitos humanos são:
a. ( ) Liberalismo, o comunismo e o cristianismo social
b. ( ) O socialismo, o capitalismo e o cristianismo social
c. ( X ) Liberalismo, o socialismo e o cristianismo social.
d. ( ) Teologia da libertação, liberalismo e o socialismo
 
5. Conceitue o jusnaturalismo moderno.
R: Jusnaturalismo Moderno: 
 Jusnaturalismo moderno:
 O RENASCIMENTO proclamou os foros da razão independente, isto é, não 
harmonizada com uma fé religiosa. A Reforma acarretou na ruptura da unidade católica, 
sendo assim, o Direito Natural deixou praticamente unanime de ser a doutrina da 
Europa crista, para se converter as correntes de pensamento que se desenvolvem a partir do renascimento.
BOA AVALIAÇÃO!

Outros materiais