Buscar

Prova IV Aspectos Culturais da Língua Inglesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Aspectos Culturais da Língua Inglesa (LLI06)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( peso.:4,00)
	
	
	1.
	A língua inglesa, no decorrer da história, alcançou o posto de língua franca. Foram várias as razões que elevaram a língua inglesa a este patamar de importância no cenário mundial. Com o advento da globalização, a língua inglesa cruzou inúmeras fronteiras geográficas, tornando-se uma espécie de amálgama na comunicação de diferentes povos. Há várias definições e nomenclaturas para classificar a língua inglesa nas pesquisas relacionadas no seu ensino-aprendizagem. Assim, disserte sobre a diferença entre os termos "world englishes" e "inglês como língua franca". ( * Máximo 4000 caracteres )
R: A língua inglesa ao longo dos tempos foi adquirindo o status de língua internacional, devido a ser usada para transações de negócios, de comunicação, viagens entre outros motivos, acabando por ganhar espaço como uma língua a ser aprendida. Com este crescimento a língua Inglesa dentro do ensino da mesma foi ganhando várias nomenclaturas, tais como: EFL(Inglês como língua estrangeira), ESL (Inglês como segunda língua), EIL (Inglês com língua internacional), ELF (Inglês como língua franca), e por último WE (Inglês mundial). Partimos agora para a definição que temo s de world englishes e de inglês como língua franca. A primeira tem como definição as variações da língua que temos ao redor do mundo, que prevalecem entre as comunidades internacionais, que incorporam tanto dialetos locais, como dialetos regionais e até mesmo os vários acentos diferenciados. Esta definição ela pode-se analisar através das diferentes pronúncias existentes, dos dialetos dos indivíduos que assim a praticam, como também pode ser identificada através da gramática e até mesmo da escolha lexical do indivíduo. Apesar de termos o inglês Americano ou o Britânico, também temos o Australiano, o canadense e o Neozelandês. Em todos estes países temos pronúncias e dialetos distintos que provocam as várias formas de se poder falar a língua inglesa. Quando abordamos a definição de Inglês como língua franca, já não somente se leva em conta os países que têm a língua inglesa como materna, ou até mesmo como segunda língua. Relembramos aqui os círculos de Kachru, que tem o círculo interno que contém os países que têm o inglês como língua materna, no segundo círculo que é o externo contém os países que foram ex-colônias inglesas que continuam usando a língua inglesa como língua oficial ou até mesmo como segunda língua, e no o último círculo que é o círculo em expansão, que são os países que não são ex colônias, mas onde o inglês chegou pelos mais variados métodos como tecnologia ou até mesmo através da parte comercial. Então quando nos referimos ao inglês como língua franca, significa dizer que a língua não tem mais fronteiras, sejam elas geográficas ou linguísticas significando que o modelo do falante nativo não é mais seguido, devido que existem muitas variedades, culturas e até aspectos de correção linguística que estão envolvidos neste novo processo de se aprender o inglês.
	2.
	Um dos aspectos culturais presentes na formação de docentes perpassa pelo entendimento dos temas transversais dos PCN, os quais têm uma forte relação entre cultura e a educação no ensino brasileiro. Com base no exposto, disserte sobre a importância dos temas transversais no ensino da Língua Inglesa na escola. ( * Máximo 4000 caracteres )
R: Os temas transversais, são um conjunto de conteúdos educativos que não se ligam apenas a uma disciplina em especifico, porém pode-se dizer que são comuns a todas elas. São temas que trazem uma abordagem social sobre questões que estão sendo vivenciadas pela sociedade em si, em seu cotidiano. Estes temas trazem a possibilidade do conhecimento de cidadania, de consciência crítica. Quando eles estão sendo propostos dentro nos PCN de ensino da língua estrangeira, fornecem assim uma possibilidade de se usar a aprendizagem de línguas como um espaço de compreensão e de construção de cidadania junto aos alunos que frequentam o âmbito escolar, para que desta forma possam vivenciar e saber conviver em sociedade, aprimorando desta forma a experiência humana.

Continue navegando

Outros materiais