Buscar

PI 5 - Entrega final

Prévia do material em texto

PROPOSTA PARA EXPANSÃO DO CARSHARING:
CRIAÇÃO DE CAMPANHAS ATRATIVAS OU CLUBE DE DESCONTOS
	PARTICIPANTES
- Bruno Felipe Cavalcante Vital
- Fernando Lucas Estevam da Silva
- Izabele de Oliveira Silva dos Santos
- Ubiratan de Oliveira Baena
	INTRODUÇÃO
O mercado mundial de carsharing engloba atualmente vários milhões de clientes e possui uma frota constituída por algumas dezenas de milhares de veículos (Fleet Magazine, 2014).
No entanto, a indústria de carsharing enfrenta desafios, listaremos alguns abaixo:
	DEZ DESAFIOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DO CARSHARING NO BRASIL
	DESAFIOS
	JUSTIFICATIVAS
	Conscientizar as pessoas que carro não é sinônimo de sucesso, que devem se preocupar mais com a sustentabilidade do que com o status social.
	As pessoas se preocupam em ter posses e acumulo de bens, compram automóveis, as vezes sem necessidade, esse consumo desenfreado pode resultar em impactos no trânsito das cidades dificultando a mobilidade da população. Carsharing gera mais economia para as pessoas, que não necessitam possuir um carro para seu deslocamento. Fora os custos de gasolina, impostos, seguro, estacionamento. Esse novo modelo diminui a quantidade de carros nas ruas, ajudando também a diminuir as emissões de gases poluentes. O desafio seria conscientizar as pessoas que precisamos nos adequar a esses novos modelos de consumo pensando no planeta, resultando na melhoria da qualidade de vida de todos.
	Dificuldade em lidar com as garantias dos veículos e com os seguros.
	A utilização do serviço é muito variável em função do tipo de cliente, podendo acarretar em um valor de seguro alto.
	Pressão da indústria automotiva sobre a regulamentação do setor de veículos compartilhados.
	Com o avanço da ideia de carro compartilhado, a indústria que mais seria prejudicada é a automotiva. Assim como em 2017 os taxistas se sentiram ameaçados pelo advento do Uber, a indústria automotiva também pressionará pela regulamentação e futura tributação específica do setor, como uma das armas para enfraquecimento do carsharing. O setor de automóveis, como parte importante do PIB de um país, obviamente terá suas considerações apreciadas pelo poder público e será um grande empecilho para evolução do novo ramo.
	Diminuição dos postos de trabalho no setor automotivo.
	Segundo o site G1, em 2013 o setor automotivo tinha em torno de 156 mil trabalhadores formais, número este que é de grande relevância no Brasil. Em janeiro de 2021 a Ford anunciou o encerramento de suas atividades no país, sendo que a empresa possui cerca de 6 mil funcionários. Um grande desafio é a recolocação de tais profissionais, tendo em vista que a tendência é que esse número aumente num curto período de tempo.
	Subutilização de veículos.
	Existem barreiras para as pessoas compartilharem seus automóveis. Segundo PwC, 53% das pessoas entrevistadas reconhecem que poderiam ter menos preocupações usando um automóvel compartilhado do que tendo o próprio. Mesmo assim, 73% prefere pagar pelo próprio veículo. 
	Infraestrutura de transporte.
	Infraestrutura e transporte coletivo ineficiente, países em desenvolvimento são vulneráveis aos congestionamentos. O trânsito congestionado dificulta a operação do serviço, os usuários não conseguem prever a devolução do veículo, grande desafio para o gerenciamento das frotas dos programas.
	Mostrar que compartilhar é sinônimo de poupar
	Com o consumo colaborativo, o qual é baseado no compartilhamento através de escambo, empréstimos, trocas e mesmo aluguéis, o intuito deixa de ser investir na posse de algo material e passa a ser, compartilhar o uso de certo item, seja ele um automóvel, seja um lar ou até mesmo alimento. Podemos tomar como exemplo o aplicativo da Blá Blá car. Por um lado, temos uma pessoa que não tenha carta de motorista, ativa, não tenha condições de ter um carro, ou ainda, simplesmente não queira ter os gastos e a responsabilidade de um carro próprio, então está por sua vez, entra no aplicativo a fim de conseguir uma carona para o seu destino. Já do outro lado, teremos um proprietário de um veículo que planejou uma viagem para determinado lugar, mas não está disposto ou mesmo não consegue arcar com as despesas da viagem, então este, consegue alguém para dar carona através do aplicativo, por um preço combinado, assim os dois economizam.
	Consumo colaborativo também pode significar socialização e cidadania
	Assim como a ideia de se implantar um rodízio de circulação de veículos nas ruas e o próprio transporte coletivo, se utilizar do consumo colaborativo automobilístico, não apenas ajudaria na viabilização da circulação desafogando o congestionamento no tráfego de veículos na cidade, mas como também incentivaria num melhor comportamento social, onde as pessoas estariam mais abertas a novas relações interpessoais, uma vez que essa iniciativa poderia não se limitar apenas a dar caronas somente a amigos e conhecidos, mas como estender essa possibilidade a alguém desconhecido, incentivando assim o desenvolvimento de empatia espontânea nas pessoas e tornando a sociedade, de fato, mais humana. Porém muitos não entendem essa questão por achar que alguns aplicativos não tenham muita segurança tanto das informações dos usuários quanto dos motoristas.
	Impacto ambiental causado pelo excesso de veículos automotivos
	Com a conscientização ambiental que vem ocorrendo nas últimas décadas, a indústria automobilística investiu bastante para reduzir a emissão de gases poluentes emitidos por veículos, mas ainda causa diversos impactos ecológicos e também na saúde dos habitantes de grandes áreas urbanas, principalmente com carros antigos. Por isso e essencial que os carros passem por vistorias periodicamente e que se invista cada vez mais em tecnologias para diminuir os impactos ambientais.
	Estimular a indústria automobilística em períodos de crise
	A indústria automobilística gera milhares de empregos no Brasil e vem sofrendo uma crise que se prolonga há alguns anos. A redução de impostos como IPI para estimular a produção, evitar demissões e dar competitividade as empresas foi bastante utilizada pelo governo e deveria retornar para que pudessem evitar a saída de grandes montadoras.
Através dos desafios se consegue criar propostas para a expansão do carsharing. Uma das propostas seria a criação de campanhas atrativas ou clube de descontos, com o objetivo de atrair mais usuários para que experimentem os benefícios dessa modalidade de economia.
DESENVOLVIMENTO
O compartilhamento de veículos é uma das formas que vem ganhando cada vez mais espaço.
Com isso crescem os desafios, porém com melhorias podemos diminuir os desafios e conseguir mais adeptos ao carsharing.
	MELHORIAS
	JUSTIFICATIVAS
	Foco na mobilidade sustentável
	Uma melhoria que poderia ser empregada pelas empresas de carsharing é o foco em mobilidade sustentável por meio de veículos movidos a eletricidade. O tema ESG tem se tornado popular principalmente dentre os consumidores mais jovens, e seria um foco a longo prazo pensando que logo menos tais jovens serão condutores. Além do mais, o tema ESG pode ter uma grande exploração midiática.
	Parceria com aplicativos
	As empresas locadoras de veículos podem firmar parcerias com apps de transporte privado como Uber e 99 a fim de facilitar que os motoristas possam trabalhar com mais de um veículo alugado, ou até mesmo, investir no carsharing e ter sua própria frota de carros. A isenção de determinados impostos aplicados na compra de veículos poderia tornar essa ideia mais agradável para as empresas.
	Redução dos custos e aumento da frota
	Empresas de locação de carros tradicional possuem frota própria, veículos sem uso por muito tempo, a fim de reduzir custos de aquisição de veículos, manutenção, depreciação dos mesmos, impostos e seguro, com a frota compartilhada por meio de tecnologia, aumentara as opções para locação de carros, tendo mais carros a disposição dos usuários e a empresa reduzira o número de veículos.
Redução de custo, satisfação dos colaboradores, aumento da eficiência da reservae uso dos carros, aumento da produtividade.
	Condições mais acessíveis para o usuário
	Apesar da comodidade e de menor burocracia, as empresas que atuam com carsharing cobram mais caro que as locadoras convencionais. Por exemplo, enquanto a diária de um modelo automático de uma locadora convencional custaria R$ 100 reais, na empresa Turbi custaria R$ 240 reais, a melhoria seria preços mais acessíveis para concorrer no mercado.
E a maioria das empresas ainda solicita que o motorista devolva o carro no mesmo local onde o alugou, como melhoria e atratividade poderia devolver em qualquer ponto de aluguel da empresa.
	Menor taxa de repasse para a empresa ou app responsável
	Tal melhoria seria cabível àquelas empresas de carsharing que funcionam através de aplicativos, onde o motorista não tem o compromisso de alugar os veículos diretamente da empresa em questão, tais como Uber, 99 táxi e afins. A ideia aqui (justificativa) é a de baixar os valores das taxas que os motoristas repassam às empresas referentes as corridas feitas com passageiros, no intuito de que assim, passem a ser mais atraentes e chamem a atenção de mais motoristas para tais plataformas, de forma que o carsharing seja ainda mais utilizado.
Fora as investidas em relação ao valor de repasse que os aplicativos pagam a seus motoristas credenciados em suas respectivas plataformas, o que também reflete na tarifa final cobrada do cliente e todas as outras indicações de melhorias anteriormente mencionadas, para a uma maior atração de novos adeptos poderiam se criar campanhas de indicações, de forma a endossar descontos aos novos usuários de tais plataformas e onde os antigos usuários (que atraísse um certo público através de indicações), pudessem se beneficiar de um clube de descontos, caso haja empresas parceiras, por exemplo academias de musculação e artes marciais, redes de fast food e etc...ou mesmo, na pior das hipóteses vouchers de desconto na próxima utilização da plataforma em questão ou mesmo valores em dinheiro como forma de recompensa pelo trabalho de divulgação/ indicação para terceiros.
Fora essa campanha, a empresa em questão certamente deve investir mais pesado no teu setor de propaganda e marketing e divulgar no máximo de veículos possíveis a sua marca e rede de benefícios, caso os tenham, afinal a propaganda é a alma de qualquer negócio!
CONCLUSÃO
No sistema de carsharing, existe o modelo "roundtrip", onde o usuário retira o carro em um local e quando terminar, deixa no mesmo local no qual retirou. E o modelo "one way", onde o cliente pode pegar o automóvel em qualquer lugar combinado com a empresa ou o dono do automóvel. Essa última prática ajudaria a expansão do carsharing no Brasil.
Com a difusão do carsharing no Brasil, muitas empresas e pessoas físicas terão facilidades em se locomover e trabalhar com aplicativos de transporte, pois o custo de financiar um carro próprio fica cada vez mais inviável, ainda mais no cenário atual.
Além disso, o serviço se tornará algo mais popular e essencial conforme for se popularizando, trazendo novas empresas para o ramo, assim gerando empregos.
E também auxiliará na diminuição do trânsito caótico das grandes cidades, contribuindo também para a qualidade de vida dos habitantes como um todo.
Consumo compartilhado de veículos traz vantagens econômicas, estruturais, ambientais e financeiras.
Melhoria no trânsito, maior fluidez, menos estresse, maior mobilidade urbana impactando na qualidade de vida das pessoas, reduz a poluição do ar com a diminuição de emissão de poluentes, minimiza espaços para guardar carros, renda extra e maior opções de transporte.
REFERÊNCIAS
ZAZCAR – Consumo colaborativo por meio de compartilhamento de veículos. Disponível em: https://pesquisa.espm.br/wp-content/uploads/2020/08/zazcar.pdf. Acesso em 14/03/2021.
Economia compartilhada: o consumo nunca mais será o mesmo. Disponível em: https://www.ticketlog.com.br/blog/carros-compartilhados-o-que-falta-para-serem-uma-realidade-no-brasil/ Acesso em 14/03/2021.
Carsharing: desafios e oportunidades. Disponível em: https://fleetmagazine.pt/2014/09/30/carsharing-desafios-e-oportunidades/ Acesso em 18/03/2021 e 20/05/2021.
Car sharing: um caminho sem volta. Disponível em:
https://joycar.com.br/blog/carsharing/1/car-sharing-um-caminho-sem-volta. Acesso em 01/06/2021.

Continue navegando