A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
17 pág.
trilha_pedagogica

Pré-visualização | Página 1 de 1

Ana Paula Gasperi e Rosimeri Costa de Souza
GESTÃO ESCOLAR
1- Pandemia e o ensino EAD;
2- Comportamento dos Gestores;
3- Medidas de prevenção.
Gestão Educacional
Esta Trilha pedagógica, objetivou conhecer a compreensão da equipe gestora com relação a pandemia. Pois, com sua chegada, um número significativo de escolas em todo o mundo suspenderam suas atividades presenciais. Assim, gestores e professores, atores-chaves no processo educacional, tiveram que atuar em um contexto de singularidade ao mesmo tempo. Para isto, alternativas foram adotadas para reduzir as perdas educacionais e preservar o direito de aprender. Contudo, o referencial teórico baseia-se em uma pesquisa bibliográfica, tendo como base principal de pesquisa a gestão escolar.
Para o período da Pandemia
	De acordo com as Organizações Mundiais de Saúde, um surto causado pelo novo corona vírus se tornou uma Emergência de Saúde Pública de grande importância. Não só nacional, mais como internacional. Segundo vários comentários, os sintomas mais comuns da COVID-19, assim popularmente conhecida, são: febre, cansaço, tosse seca, dores no corpo, congestão nasal, entre outros. Porém, existe uma possibilidade pequena de algumas pessoas não sentirem os sintomas, sendo classificadas como assintomáticas. Mais, isto não inibe a chance delas contaminarem outras. 
A chegada da Covid-19, trouxe um grande impacto em várias áreas, principalmente na educação. Fazendo com que os professores modificassem suas maneiras de ensino. Sendo implantado nas escolas, o ensino a distância, medida está, tomada as presas por conta do fechamento das instituições. 
 
O fechamento das escolas se tratou de uma medida preventiva. No entanto, isso não significou que as escolas pararam suas atividades, diante de um mundo que já estava habituado com a cybercultura, as instituições de ensino tiveram que reconhecer as tecnologias como um aliado de ensino quando os encontros pedagógicos tiveram que acontecer remotamente. (FREIRE, 2020, pág. 04)
[...] professores alfabetizadores tiveram que interromper esse processo de alfabetizar de forma presencial. Com o isolamento social e as escolas fechadas, em meio às incertezas com relação à educação escolar, nesse cenário criou-se o chamado Ensino Remoto Emergencial (ERE), como alternativa para dar continuidade às aulas suspensas em razão da pandemia. (LUIZ, 2020, pág. 22)
 
Pandemia. Alfabetização e Letramento. Gestor
O planejamento para volta as aulas de maneira presencial, foi elaborada através dos cuidados que o educadores terão que ter, para prevenir a contaminação pelo corona vírus
Cuidados elaboras pela Gestão escolar juntamente com a Secretaria de Saúde:
Uso obrigatório de mascaras;
Utilização do Álcool em Gel;
Monitoramento da temperatura corporal;
Distanciamento.
Esses métodos de proteção, vão fazer com que a contaminação pelo novo corona vírus, seja de baixa chance. Assim, deixando não somente os profissionais da educação seguros, mais como todos os que utilizam a área escolar. 
Referente aos alunos do berçário, o uso de mascara não é aconselhável, até porque se trata de bebes. Neste caso, os gestores compreende e exigem, que os cuidados das professoras responsável por tal turma tenha um cuidado redobrado.
Os recusos para esse método é de acesso fácil:
Mascara;
Álcool;
Distanciamento;
Lavar bem as mão com água e sabão.
	Mesmo em tempos de pandemia onde quase tudo está sendo realizado de forma remota, é possível realizar a avaliação de forma que os alunos não sejam prejudicados. Como as aulas voltaram de maneira reduzida, onde em uma semana vem uma certa quantidade de alunos para realizarem as aulas presenciais. A outra realiza de forma remota, revessando com o decorre da semanas. Assim, as avaliações são realizadas conforme aula presencial de cada turma.
14
Freire, Juliana Gonçalves Freire. O ENSINO REMOTO E O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA, 2020: Disponível em: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/artigo-5639ac7a6482313439436f4e809a2599a12136a8-segundo_arquivo.pdf. Acesso em: 10/06/2021
 
Chérolet, Brenda Chérolet. PEDADOGOS SUPERAM DESAFIOS PARA DAREM AULAS, 2020: Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/carreira/pedagogos-superam-desafios-para-dar-aulas-durante-a-pandemia. Acesso em: 10/06/2021
 
Luiz, Silvania Sousa Felipe Luiz. ALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIA: REALIDADES E DESAFIOS, 2020: Disponível em:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/19167/1/SSFL08012021.pdf. Acesso em: 10/06/2021
 
Peres, Maria Regina Peres. NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR E DE SALA DE AULA EM TEMPOS DE PANDEMIA, 2020: Disponível em:
file:///C:/Users/Notebook%20Trainer/Downloads/246089-179286-1-PB.pdf. Acesso em: 10/06/2021
Filho, Paulo de Sá Filho. O GESTOR ESCOLAR E A GESTÃO DO CONHECIMENTO: Como construir o conhecimento em uma equipe? Disponível em: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2021/01/O-GESTOR-ESCOLAR-E-A-GEST%C3%83O-DO-CONHECIMENTO-1-%C3%A0-13.pdf. Acesso em: 10/06/2021
 
Moraes; Carvalho e Brito, Ivonalda Brito de Almeida Morais; Genyvana Criscya Garcia Carvalho e Maria do Carmo Amaral Brito. OS DESAFIOS DA GESTÃO EDUCACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19. Disponível em: https://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/349/316. Acesso em: 10/06/2021

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.