Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Tipo de Atividade Avaliativa
 ( X ) AP1 ( ) AP2 
 ( ) AS ( ) AF
	Curso de Psicologia
	Categorização da Disciplina: 
	Disciplina: Neuropsicologia
	Período: 7º e 8º
	Data: 14/04/2021
	
	Professor(a): Carina do Carmo Couto
	Valor: 1,5 pontos
	Aluno(a): YASMIN BATISTA
	
	
Visto prof.
	
Visto coord.
	Nota: __________
Prezado(a) aluno(a)!
Durante a pandemia pelo COVID-19, as maneiras de solucionar problemas se tornaram mais interativas, utilizamos a internet até nas pequenas ações. Umas dessas situações são as avaliações que faremos com a utilização de recursos da Plataforma AULA.
Assim, estabelecemos alguns critérios para facilitar a realização da avaliação que seguem abaixo:
I. Leia atentamente as questões antes de respondê-las. 
II. Interprete devidamente as questões, visto ser esta uma das habilidades exigidas na avaliação.
III. Construa respostas estruturalmente completas e use Língua Portuguesa padrão.
IV. As competências a serem avaliadas por este instrumento são: Analizar um estudo de caso em Neuropsicologia
V. O tempo para a realização desta avaliação é das 19h às 23h59min (Disciplinas do noturno); 9h às 14h (Disciplinas sábado matutino) e 14h às 18h (Disciplina sábado vespertino).
VI. A sua avaliação será apresentada em Word
Estudo de Caso: A doença de Alzheimer
		A doença de Alzheimer (DA) é, de longe, a principal causa de demência. Estimou-se, em 2009, que havia, em todo o mundo, 39 milhões de pessoas com DA e que, até 2030, esse número deveria chegar a 66 milhões (Prince, Pryce, & Ferri, 2011), com um crescimento muito maior nos países em desenvolvimento. Em geral, a DA é pensada como um processo em três etapas: a partir do envelhecimento normal, algumas pessoas passam à etapa do comprometimento cognitivo leve (CCL) e, deste, em sua maior parte, para DA. O CCL, em sua forma mais comum – a amnésica –, é caracterizado por progressivos lapsos de memória, comprovados por avaliação objetiva. Na forma com múltiplos domínios, pode apresentar déficit também em outros domínios cognitivos, mas, diferentemente do que acontece na DA, não há impacto nas atividades do dia a dia (Gauthier et al., 2006). Uma vez que essas atividades estejam comprometidas, são satisfeitos os critérios para a última etapa, ou seja, a DA propriamente dita.
	Após a leitura do Capítulo 27 do livro Neuropsicologia Hoje e assistir um filme de escolha a seguir, faça um estudo de caso identificando as 5 fases do Alzheimer segundo a Neuropsicologia.
Opção 1: Longe Dela
Gordon Pinsent e Julie Christie são um casal que vive feliz junto há mais de 40 anos, quando ela começa a mostrar sinais da doença. Relutante, ele a interna numa clínica, mas uma das regras é que ela não pode receber visitas por um mês. Quando ele finalmente vai vê-la, ela não o reconhece e ainda se afeiçoou por outro paciente. 
Opção 2: Diário de uma Paixão
Um idoso lê todos os dias num diário para uma mulher com Alzheimer a história de amor entre uma jovem rica e um rapaz de família pobre que se conhecem e se apaixonam quando ela passa férias no sul antes da segunda guerra. As diferenças sociais os separam por anos até o reencontro quando ela está prestes a casar com outro.
Opção 3: A Família Savage
Dois irmãos – os ótimos Philip Seymour Hoffman e Laura Linney -, que trilharam caminhos diferentes, ficam sabendo que terão que lidar com a doença do pai, de quem sempre fugiram, que já está num estado avançado do Alzheimer.
Opção 4: Iris
A história de amor entre a escritora Iris Murdoch – Judy Dench e Kate Winslet ambas soberbas – e seu marido em duas épocas distintas, no frescor da juventude e na velhice, quando ela está com Alzheimer.
Opção 5: O Filho da Noiva
O único arrependimento do pai – Hector Altério – é não ter casado na igreja com sua esposa e decide fazer isso antes de morrer. O problema é que a noiva – Norma Aleandro – está com Alzheimer adiantado e a cerimônia tem que ser apressada.
Opção 6: Meu Pai, um Estranho
Gene Hackman é um jovem professor que sonha em casar e mudar para a Califórnia, quando às vésperas de seu casamento, sua mãe morre e ele é obrigado a cuidar de seu pai -Melvyn Douglas -, que está começando a desenvolver Alzheimer, já que sua irmã foi deserdada pelo pai por ter casado com um judeu.
A neuropsicologia indica como as quatro etapas como:
1- Envelhecimento normal;
2- Fase pré-clínica. Nessa fase, não ocorre queixas cognitivas e a avaliação objetiva não detecta alteração no desempenho;
3- Doença prodrômica. Iniciam queixas progressivas sobre a cognição, a mais corriqueira sendo sobre memória. Essas queixas apresentam correspondência na avaliação objetiva. Ainda não há impacto na funcionalidade;
4- Demência da DA. Passagem para esta fase é definida pelo aparecimento de dificuldades na funcionalidade. A partir daqui a doença progredirá de forma grave e abrupta.
O filme “Diário de uma paixão” mostra a personagem principal, Allie Hamilton, quem já sofre com a doença e está internada em um asilo de idosos por conta de sua demência. O filme não retrata, porém, o desenvolvimento da doença, onde seria possível apontar as fases de desenvolvimento do Alzheimer. É mostrado apenas a idosa já apresentando as funcionalidades cognitivas completamente comprometidas, com pequenos e pouco duradouros lapsos de memória.
O filme conta a história narrada por um senhor, também interno desse asilo, de dois jovens que se amavam, mas que, por conta da família da jovem, não podiam continuar juntos. Quando teve de ir para a Guerra, o rapaz escreveu uma carta por dia durante um ano, mas que foram interceptadas pela mãe da moça para que ambos continuassem separados. Algum tempo depois, noiva de outro homem, a moça vai para a cidade natal para rever o rapaz por quem sempre fora apaixonada e se reencontram. Lá, decide que quer passar o resto de sua vida com seu primeiro amor, Noah. 
Em alguns momentos, a idosa se reconhece na história e reconhece também Noah, por quem sempre foi apaixonada, e, durantes esses lapsos de memória, se emociona. Porém, não duram muito tempo. Há uma cena onde Allie se abraça com Noah e, segundos depois, entra em crise por ter um estranho abraçado em si. 
O diário fora escrito pela própria Allie, quando começou a perceber que estava se esquecendo e indicou a Noah que o lesse sempre para ela, pois assim ela se lembraria dele e da história dos dois. De fato, é visível que sempre que entrava em contato com fortes sentimentos e emoções, Allie conseguia ter acesso a algumas das memórias que estavam escritas no diário.
Missão: Construir, com excelência, o conhecimento e o saber, por meio do ensino, pesquisa e extensão, formando indivíduos e profissionais capazes de promover a transformação e o desenvolvimento do contexto em que estão inseridos.
Visão: Ser referência em educação de qualidade e serviços prestados buscando, com base em princípios éticos e humanísticos, a integração entre comunidade e Instituição.