Buscar

Oclusão NORMAL NA DENTIÇÃO MISTA

Prévia do material em texto

Oclusão NORMAL NA DENTIÇÃO MISTA
*A transição da dentição decídua para a dentição permanente estende-se por um período prolongado do desenvolvimento infantil, aproximadamente dos 6 aos 12 anos de idade. A dentição mista é um período rico em eventos biológicos, incluindo a troca da dentição, o crescimento facial e as alterações dimensionais dos arcos dentários, trata-se de uma fase de transformação que permite a realização da maior parte dos procedimentos ortodônticos interceptativos.
- O que é normal na dentição mista?
*Nós temos dentes de sucessão e dentes adicionais ou suplementares.
*Os dentes de sucessão: Incisivos, caninos e pré-molares
*Dentes adicionais ou suplementares: Molares
*A dentição mista vai ser dividida em 3 grandes momentos:
1 – Período transitório: Nós teremos erupção dos primeiros molares permanentes a esfoliação dos incisivos decíduos e erupção dos incisivos permanentes. Tem a duração aproximadamente de 2 anos, vai iniciar ou com a erupção do 1º M permanente ou dos Incisivos permanentes. 
Aos 6 anos de idade temos a erupção dos 1 Molares inferiores e superiores, incisivos centrais inferiores. Ou nós teremos a erupção dos incisivos centrais inferiores e 1 Molares inferiores e superiores.
*O espaço é garantido graças ao crescimento, a região do túber da maxila é uma região de centro de crescimento, então lá teremos apenas aposição óssea e que a região do ramo da mandíbula é uma região que vai ta acontecendo remodelação óssea, então vai existir reabsorção óssea na região anterior e aposição na região posterior, o que vai fazer com que o corpo da mandíbula acabe crescendo e garantindo espaço para a erupção desses primeiros molares permanentes.
*Já no sentido ântero-posterior o que vai determinar o posicionamento desses molares é o relacionamento dentário ou relacionamento que essas estruturas esqueléticas apresentam naquele momento da erupção daqueles dentes. Do ponto de vista dentário o que vai determinar o posicionamento desses molares é o padrão do relacionamento terminal dos segundos molares decíduos. 
*A face distal dos segundos molares decíduos vai servir de guia de erupção para os primeiros molares permanentes então por isso que esse relacionamento das faces distais dos segundos molares decíduos ele é tão importante para a erupção dos primeiros molares permanentes, porque uma vez que esse segundo molar tiver mal posicionado o primeiro molar permanente também será mal posicionado.
*Do ponto de vista esquelético o que vai determinar o posicionamento desses molares é o correto posicionamento da maxila com relação à mandíbula.
*Com a erupção desse primeiro molar permanente nós teremos o segundo levante fisiológico da oclusão.
*Erupção dos incisivos permanentes – se esfoliam os incisivos decíduos e erupcionam os incisivos permanentes. Por volta dos 6 anos de idade erupcionam os ICI e aos 7 anos erupcionam os ICS seguidos dos ILI seguidos dos ILS. 
- Características de normalidade nesse período:
*O segundo levante fisiológico da oclusão;
*Aumento do comprimento do arco, vai aparecer um dente a mais (1 MP) e os Incisivos estarão mais vestibularizados;
*Teremos incisivos alinhados ou levemente apinhados.
2 – Período intertransitório:
*Se situa entre dois períodos de transição
*Duração de 2 anos 
*Inclinação para vestibular e para labial exagerada dos incisivos 
*Vamos observar também uma inclinação para distal exagerada
*Diastemas entre os incisivos em forma de leque
*Desproporção entre arcadas 
-Fase do patinho feio: Os caninos em sua via de erupção vão estar com as coroas muito próximas das raízes dos IL, o que faz com que a coroa dos IL se posicionem muito para distal. 
- Características de normalidade:
*Não vai observar grandes alterações 
*Não existe perda e nem esfoliação de dente
*Vai ter um mau posicionamento grande na região anterior do arco
*Radiograficamente dá pra ver uma grande reabsorção dos dentes decíduos e um maior potencial de desenvolvimento dos dentes permanentes.
2 – período transitório:
*Caracterizado pela esfoliação dos molares e caninos decíduos e erupção de caninos permanentes e PM e 2M permanentes.
*Duração de 2 anos 
* Entre 9 – 10 – 11 anos 
*Vamos ter a erupção do CI, do 1 PMI e do 1 PMS seguido do 2 PMI e 2 PMS e o último dente do arco a erupcionar será o canino superior 
*Como vai existir espaço para a erupção de caninos permanentes e pré-molares?
-Espaço livre de Nance (Lee Way Space): Diferença entre a soma dos diâmetros mésio-distais dos caninos e molares decíduos em relação a caninos e molares permanentes. 
*Maior diferença presente entre o volume mesio distal do 2 molar decíduo e 2 PM
*Com a erupção dos segundos molares permanentes no final do segundo período transitório da dentição mista vamos ter o terceiro, e último, levante fisiológico da oclusão. Mandíbula – Após todos os dentes inferiores / Maxila – Após todos os dentes inferiores. 
- Características de normalidade:
*Nós teremos uma possível diminuição do perímetro do arco, porque o primeiro molar permanente tende a migrar para a mesial, o comprimento do arco aumenta novamente porque aparece o segundo molar.
*A relação dos molares deve ser uma relação semelhante a relação de degrau-mesial
*Vai acontecer o terceiro e ultimo levante fisiológico da oclusão
*Nós devemos nos deparar com incisivos relativamente alinhados 
*Molares e pré-molares também devem estar alinhados
- Uma mudança na seqüência de erupção é o sinal mais certo de alteração no desenvolvimento normal que um retardo ou aceleração generalizada.

Continue navegando