Buscar

SEMIOLOGIA DE BOCA E ANEXOS

Prévia do material em texto

SEMIOLOGIA DE BOCA E ANEXOS – Renata Rodrigues
2
SEMIOLOGIA DE BOCA E ANEXOS
1. ANATOMIA E FISIOLOGIA
· LIMITES DA CAVIDADE BUCAL;
A cavidade oral situa-se anteriormente na face, abaixo da cavidade nasal. Ela é limitada por um teto, um assoalho e paredes laterais. Anteriormente ela se abre na face através da fissura oral, enquanto posteriormente a cavidade oral se comunica com a faringe, especificamente com a orofaringe através de uma passagem estreita chamada de istmo orofaríngeo. O istmo orofaríngeo é cercado pelo palato mole e arcos palatoglosso.
· DENTES:
2 dentições: decídua (entre 6 meses a 1 ano e meio) – totalizando 20 dentes e a permanente(início aos 5 e término dos 18 a 21 anos) – totalizando 16 dentes em cada arcada.
· GLÂNDULAS SALIVARES 
Funções da saliva: lubrificação, proteção física, limpeza mecânica dos dentes, ação antibacteriana, higiene bucal e manutenção da saúde bucal. Podem ser classificadas de acordo com a função: serosas, mucosas e mistas.
· PARÓTIDA, SUBMANDIBULAR e SUBLINGUAL=maiores, pares e simétricas. 
Parótida= + desenvolvida, secreção mucosa, fica abaixo e a frente da orelha externa, liga-se a cavidade bucal pelo ducto parotídeo.
Submandibular=ducto submandibular, secreção mucosserosa, - ducto submandibular no triangulo submandibular ao lado do frenulo da língua.
Sublingual= situado no soalho da boca, ducto sublingual de 20 a 30, secreção mucosserosa.
· LABIAIS, PALATINAS, LINGUAIS E DAS BOCHECHAS = menores (450 a 750), espalhadas pela boca.
· ARTICULAÇÃO TEMPORO MANDIBULAR (ATM)
ATM é uma articulação sinovial, móvel, situada entre a cabeça e a mandíbula e a porção escamosa do osso temporal. Danos no posicionamento da articulação pode levar a disfunção ou incoordenação mecânica da ATM.
· MUSCULOS DA MASTIGAÇÃO
· Levantadores da mandíbula: masseter, temporal, pterigóideo medial.
· Abaixador da mandíbula: digastrico, protusão (pterigódeo lateral) e retrusão da mandíbula (temporal);
· Lateralidade: pterigóideos lateral e medial.
2. ANAMNESE
Sintomas: Dor, limitação da abertura bucal, disfunção da ATM, halitose, xerostomia, sangramento gengival, ulcerações aftosas recorrentes, úlceras que não cicatrizam, nódulos, vesículas, bolhas, manchas e placas.
· DOR: mais comum de origem dentária (cárie, alterações pulpares e tecidos de suporte dos dentes).
· ABCESSSOS: formação de pus porções periapical e periodontal do dente e osso adjacente, dor aguda, pulsátil, continua e intensa, sendo de início localizada e depois é referida a distância.
· OSTEOMIELITE: Localizado nos espaços medulares ou nas superfícies corticais do osso. Na maioria dos casos é uma infecção dentária que se dissemina pelos espaços medulares do osso, provocando necrose. Dor intensa, febre, linfadenopatia regional, mobilidade, e sensibilidade dolorosa dos dentes acometidos.
· TRISMO: Limitação da abertura bucal temporário ou permanente podendo ter causa intra ou extra ATM. Causas: disfunção da ATM, fratura, sinovite traumática, artrite, osteoartrite, anquilose, hematomas, infecções agudas
· HALITOSE: odor desagradável que requer exame adequado não só na região bucal, mas sistema respiratório e digestório, pele e mucosas. Pode ser também de origem metabólica ou psicogênica e 90% dos casos está relacionado com higiene bucal deficiente (resíduos alimentares, placa bacteriana, depósitos de tártaro, doenças gengivais e periodontais (gengivite ulcerativa necrosante).
· XEROSTOMIA (boca seca – doenças das glândulas salivares, diabetes, radiação de cabeça e pescoço, síndrome de Sjogren, quimioterapia e uso de alguns medicamentos.
· SANGRAMENTO GENGIVAL - anemia e leucemias podem ser investigadas
· ÚLCERAS, NODULOS, VESÍCULAS.
3. EXAME FÍSICO
a) Região extrabucal
Palpação: Linfonodos superficiais, Músculos da mastigação (palpação bidigital ou digital – origem, extensão e inserção), exame da ATM (palpação lateral bidigital ou digital 1 cm a frente do trágus e palpação posterior com a polpa do dedo mínimo posicionada no interior da entrada do conduto auditivo) e exame glandular ( simetria, coloração, sialodenites agudas ou crônicas e neoplasias).
b) Região intrabucal
· Lábios: palpados – coloração, forma, textura, flexibilidade, presença de lesões. Achados: palidez, cianose, escurecimento e aumentos de espessura e largura.
· Língua e soalho: Abrir a boca, deixar a língua em repouso, analisar tamanho, ponta e bordas. Colocar a língua para fora e com a ajuda de uma gaze tracionar para se analisar porção lateral base e dorso, puxando a ponta para cima e inspecionando o triangulo submandibular.
· Bochechas/sulco vestibular: principais estruturas – carúncula (onde desemboca a parótica), linha alba associada o nível de oclusão dos dentes, grânulos de Fordyce, pigmentações melânicas.
· Palato: paciente inclina a cabeça para trás e abri a boca sob iluminação adequada. Ulcerações, candidíase, neoplasias, fenda palatina, mudança de coloração (cor amarelada – ingestão de caroteno, vermelho escura – associado ao tabagismo).
· Dentes: cárie, alterações de desenvolvimento (número – anodontia, supranumerários; tamanho (macro e microdontia), forma (geminação, fusão, raízes acessórias) e estrutura (fluorose, amelogenese, dentinogenese), hipoplasia do esmalte, dentes de hutchinson)
· Glândulas salivares: em processos inflamatórios as glândulas e obstrução do ducto salivar faz com que se tornem-se intumescidas e dolorosas
· Saliva
· Gengivas: cor, consistência, forma, desenvolvimento, lesões. Hipertrofia, gengivite.
· ATM: avaliar abertura, sinais de tumefação e desvio de articulação.
4. EXAMES COMPLEMENTARES
· Radiografia, ultrassonografia, Tomografia, Ressonância (tecidos moles), cintilografia (ATM – grau de inflamação e desalinhamento), exames citológicos e biomodelos ou impressão 3D (arcada dentária).
5. DOENÇAS
A) ALTERAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO
· AGNATIA = ausência de mandíbula ou uma das maxilas.
· MICROAGNATA = mandíbula pequena, hipoplasia da mandíbula.
· MACROAGNATA= mandíbula grande, maxila grande.
· LÁBIO DUPLO= dobra excessiva do lado mucoso.
· QUILOSQUISE (FENDA LABIAL OU LÁBIO LEPORINO) = mais frequente no lábio superior dos homens; uni ou bilateral, provoca: disfagia, regurgitação pelas fossas nasais, distúrbio de fonação e alterações psicológicas.
· PEUTZ-JEGHERS: manchas pigmentadas na face, lábios, cavidade bucal, mãos e pés associados a pólipos intestinais
· RENDU-OSLER-WEBER: congênita, numerosas áreas de teleangectasia na pele e mucosas, com repetições hemorrágicas de difícil controloe.
B) ALTERAÇÕES NA LINGUA
· MICROGLOSSIA (língua pequena, dificuldade de falar e alimentar
· ANGILOGLOSSIA (fusão entre a língua e o soalho)
· LÍNGUA BÍFIDA
· LINGUA FISSURADA OU ESCROTAL (numerosos e pequenos sulcos)
· LINGUA PILOSA 
· LINGUA GEOGRÁFICA
· LINGUA SABURROSA
C) ALTERAÇÕES NA DENTIÇÃO
· MICRODONTIA, MACRODONTIA
· AMELOGENES = ausência de esmalte gerando sensibilidade.
· HIPOPLASIA DE ESMALTE
· DENTES DE HUTCHINSON = incisivos com formato de chave de fendas.
D) ALTERAÇÕES NAS GLANDULAS SALIVARES
· AGENESIA DAS GLANDULAS SALIVARES
· AUSENCIA DE 1 OU + DUCTOS DAS GLANDULAS SALIVARES
E) ALTERAÇÕES NA MUCOSA BUCAL, LÁBIOS E GENGIVAS
· LEUCOPLASIA DA MUCOSA BUCAL = placa ou mancha branca não raspável, que pode ser caracterizada clínica ou histopatologicamente, sendo indicado biopsia e exame histopatológico já que se trata de uma lesão potencialmente maligna.
· CANDIDÍASE BUCAL=infecção fúngica, causas predisponentes: leucemia, diabetes, uso de antibiótico
· LÍQUEN PLANO= doença autoimune muco cutânea, maioria dos pacientes são mulheres de meia idade e pode se manifestar em outros locais.
· PARACOCCIDIODOMICOSE=micose crônica, que pode acometer todas as vísceras, ulceras vegantes, de bordas irregulares, indolores, fundo avermelhado, com granulações finas e pontilhados hemorrágicos. Comprometimento respiratório, também se encontrando lesões na região retal, pele.
· AFTAS
· HERPES
· GENGIVITE ULCERONECROSANTE AGUDA=inflamação aguda da gengiva.
· QUEILITE ANGULAR: amolecimento das fendas labiais, pode serdecorrente de hipovitaminose B.
· ANGIOEDEMA OU EDEMA DE QUINCKE LABIAL
· GRANULOMA PIOGENICO=processo inflamatório com dor, decorrente de trauma ou infecção.
· NEOPLASIAS
· MUCOCELE: cisto de retenção salivar, parte interna do lábio.
· RANULA: cisto de retenção salivar que ocorre no soalho bucal
f) PARATIREOIDITE (caxumba) – infecção viral aguda, causando tumefação da glândula salivar.

Continue navegando