Buscar

APOL 5 - HISTORIA DA FILOSOFIA CONTEMPORANEA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 2/10 - História da Filosofia Contemporânea 
Leia a citação a seguir:
“[...] As relações da Filosofia da Linguagem com a Filosofia em geral são também bastante complexas. Por um longo tempo, muita gente pensou que toda a Filosofia era, na verdade, a Filosofia da Linguagem, porque se pensava que todas as questões filosóficas poderiam ser resolvidas analisando a linguagem. Acredito que muito poucas pessoas ainda pensam assim, mas a Filosofia da Linguagem continua sendo uma parte importante da Filosofia em geral [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  SEARLE, John. Filosofia da Linguagem: uma entrevista com John Searle. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL. v. 5, n. 8, mar. 2007.
A partir da citação acima e dos conteúdos do livro-base História da Filosofia Contemporânea sobre os filósofos estudados no capítulo “Filosofia e linguagem”, relacione corretamente o filósofo ao seu respectivo pensamento.
1. Bertrand Russel
2. Ludwig Wittgenstein
3. Michel Foucault
4. Moritz Schlick
5. Claude Lévi-Strauss
( 1 ) Seus escritos, como a teoria das descrições, possuem um viés empírico, e por meio do pressuposto do atomismo lógico defendeu a formulação de proposições que descrevem os fatos no mundo concreto.
(4 ) Sua produção foi influenciada por Wittgenstein. Para este autor a tarefa da filosofia é tão-somente esclarecer suas asserções e problemáticas, bem como as proposições devem ser possíveis de verificação.
(5  ) Este estudioso recorreu à metodologia estruturalista e considerou o pensamento mítico um modo legítimo de organização do mundo.
(2  ) Esse autor apresentou as proposições elementares para que fosse possível inferir sobre a verdade ou a falsidade, além disso apresentou a noção de jogos linguísticos.
(3  )  Sua produção estudou principalmente as relações de poder e saber, abordando o tema da loucura como fonte de conhecimento.
Agora, selecione a sequência correta:
	
	A
	1,3,5,4,2
	
	B
	1,4,5,2,3
	
	C
	2,1,5,3,2
	
	D
	3,1,4,5,2
	
	E
	2,1,4,3,5
Questão 3/10 - História da Filosofia Contemporânea 
Leia a citação abaixo:
“[...] Por isso nada pode dizer sobre os fundamentos da ética, da estética e da religião. Não que elas não existam ou sejam menos importantes. Ao contrário. Mas estão no campo do inefável, daquilo que não se pode exprimir: deles nada podemos dizer, apenas mostrar [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando: Introdução a Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009.p.205.
A partir da citação acima e dos conteúdos do livro-base História da Filosofia Contemporânea sobre a produção de Ludwig Wittgenstein, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I.   (  ) Wittgenstein considerou que a realidade humana apresenta instâncias que não são as da ciência.
II.  (  ) Para Wittgenstein o místico não é igual ao mundo, pois está para além dele.
III. (  ) Wittgenstein considerou que as ciências naturais podem responder a todos os problemas filosóficos.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – F– V
	
	B
	F– V– F
	
	C
	V– V– V
	
	D
	F– F– V
	
	E
	V– V– F
Questão 6/10 - História da Filosofia Contemporânea
Leia a citação a seguir:
“O objetivo da filosofia é a clarificação lógica dos pensamentos. A filosofia não é uma doutrina, mas uma atividade. Um trabalho filosófico consiste essencialmente em elucidações. O resultado da filosofia não é ‘proposições filosóficas’, mas o esclarecimento de proposições”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus lógico-philosophicus. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1995. p.62-63.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base História da Filosofia Contemporânea referente ao “princípio de uso”, pode-se dizer que para Ludwig Wittgenstein a função da filosofia é...
Nota: 0.0
	
	A
	abrir a visão para o amplo campo de alcance do empirismo.
	
	B
	abrir a visão para o amplo campo de alcance da lógica matemática.
	
	C
	abrir a visão para o amplo campo de alcance da linguagem.
“[...] é a tarefa que o segundo Wittgenstein se compromete a realizar em Investigações filosóficas. Para ele, a filosofia tem como função abrir a visão para o amplo campo de alcance da linguagem. É nesse sentido que ela opera como terapia da linguagem, impedindo que esta, de acordo com os padrões preestabelecidos, se conforme em somente definir os termos de uma proposição elementar. [...]”. (Livro-base p.124).
	
	D
	abrir a visão para o amplo campo de alcance da religião.
	
	E
	abrir a visão para o amplo campo de alcance das ciências naturais.
Questão 10/10 - História da Filosofia Contemporânea
Leia o excerto a seguir:
“Apesar de ser necessário em termos sociais, tal mecanismo se torna na sociedade moderna o principal objetivo racional buscado pelos indivíduos. Assim, a preservação da vida, que era o conteúdo da razão coordenadora entre meios e fins, é substituída por uma autopreservação do indivíduo. Há, portanto, uma redução da razão a um caráter meramente instrumental na perseguição de interesses individuais, uma vez que aquela dimensão de totalidade já não existe. Na base desse mecanismo, localiza-se a ideia do sacrifício. [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PETRY, Franciele Bete. O conceito de razão nos escritos de Max Horkheimer. Cadernos de Filosofia Alemã, n.22, 2013, p. 35.
A partir do excerto acima e dos conteúdos do livro-base História da Filosofia Contemporânea que aborda a filosofia de Max Horkheimer, leia as afirmativas que se seguem.
I. Para Horkheimer a operação da razão instrumental nas instituições humanas determinou que a sociedade moderna tivesse como principal objetivo a ética.
II. Para Horkheimer a razão instrumental é praticada pelo Estado juntamente com o capitalismo exacerbado, de tal forma que cerca o indivíduo estabelecendo, para este, padrões de controle.
III. Para Horkheimer o progresso tecnológico, no contexto do uso da razão instrumental acaba por desumanizar o homem.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	I e III.
	
	C
	II e III.
	
	D
	II.
	
	E
	I.

Continue navegando