A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Justa Causa

Pré-visualização | Página 1 de 1

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
TECNÓLOGO GESTÃO FINANCEIRA
ADMINISTRAÇÃO DE DADOS (ADEMÁRIO ARAUJO)
RESUMO SOBRE JUSTA CAUSA
SALVADOR-BA
2021
Todas as circunstâncias que autorizam a demissão de um empregado por justa causa, estão descritas no Artigo 482, da CLT.
É necessário que o empregador comprove que umas das situações aconteceram de fato para que seja autorizada a demissão por justa causa.
1° Ato de Improbidade: Falta que consiste em acabar com a confiança que o patrão tinha no trabalhador.
Exemplo de Improbidade: João trabalha aos sábados, e nesse sábado o time favorito dele, vai jogar na hora do serviço, aí João que não queria perder o jogo e nem faltar no serviço, conseguiu um atestado falso, e foi ao jogo.
Nesse caso, além de causar prejuízo ao patrimônio do empregador, foi quebrada a confiança entre trabalhador e empregado.
2° Ato de Desídia: Consiste em realizar as funções profissionais de maneira desleixada, preguiçosa ou desinteressada. Ela também ocorre nos frequentes atrasos de chagada no trabalho, má vontade e desinteresse claro na realização do trabalho.
Obs: É importante lembrar que esses fatos devem ocorrer de maneira repetitiva, ou seja, se o empregador chegar atrasado apenas uma vez ou não entregar um projeto no dia combinado. Não será enquadrado como desídia.
Exemplo de Desídia: O empregado não falta, porém, não faz nada produtivo na empresa, está lá apenas para cumprir horário.
3° Ato de Indisciplina: Ocorre quando um trabalhador, descumpre uma regra geral da empresa, que é direcionada de forma impessoal para todos os empregados.
Exemplo de Indisciplina: Funcionário que tem “mania” de ir trabalhar sem uniforme, usar celular em local proibido e comer em espaços não permitidos pela empresa.
4° Ato de Insubordinação: Ocorre quando um trabalhador, descumpre uma ordem em especial, dada especificamente para que o empregado execute determinada tarefa.
Exemplo de Insubordinação: Se o chefe orienta que uma tarefa seja feita de um modo ou entregue em um determinado prazo, e o empregado desobedece.
5° Ato de Abandono de emprego: Ocorre quando um funcionário simplesmente some do trabalho sem dar qualquer justificativa.
Obs: Caso ele não apresente uma justificativa para as suas faltas, além de descontar as ausências no salário, o empregador pode demitir o empregado por justa causa. As ausências precisam ser por mais de 30 dias corridos 
Referências
BARROS, L. Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Demissão por Justa Causa. Tangerino, 2019. Disponivel em: <https://blog.tangerino.com.br/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-uma-demissao-por-justa-causa/>. Acesso em: 13 jul. 2021.