Buscar

Atividade de pesquisa-prática final (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução ao Empreendedorismo
Aluno (a): JOABE SILVA DE JESUS
Data: 09/ 06 / 2021.
Atividade de pesquisa/prática 
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Atividade completa vale 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta.
· Ao terminar, grave o arquivo com o nome Atividade de pesquisa prática.
· Envio o arquivo pelo sistema.
EMPREENDEDORISMO
Demonstre o seu aprendizado fazendo uma introdução sobre Empreendedorismo.
Empreendedorismo é a “atitude de quem, por iniciativa própria, realiza ações ou idealiza novos métodos com o objetivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer atividades de organização e administração
Cite e explique as características que um empreendedor deve ter.
As principais características que um empreendedor deve ter, são: 
· Iniciativa: Empreendedores não podem ter medo de investir em um projeto ou atividade, deve-se tomar iniciativa para se ter sucesso.
· Persistência: A persistência é uma das principais características que um empreendedor deve ter, por que erros, obstáculos sempre vão aparecer, sendo assim é necessário persistência para chegar até o objetivo. 
· Ter um planejamento: O empreendedor precisa estar atento para analisar e monitorar constantemente os seus resultados. Isso vai dar munição para correções e melhorias.
· Autoconfiança: O empreendedor precisa passar credibilidade para os seus clientes e fornecedores. A melhor forma de conquistar isso é tendo conhecimento profundo do negócio para extrair todas as informações necessárias e demonstrar que você sabe o que está fazendo diante de algum risco ou na tomada de uma decisão estratégica.
· Liderança: A figura do chefe é abordada em diferentes conteúdos sobre o mundo corporativo, são livros, palestras, filmes e tantos outros. Isso não é por acaso, afinal de contas o líder tem um papel chave no desenvolvimento de uma empresa ou projeto. Para desenvolver a liderança, é importante saber se colocar no lugar do outro, motivando e confiando no trabalho dos demais.
Quais são os objetivos de um empreendedor
A função principal de um empreendedor é a de abrir uma empresa com o objetivo de desenvolvê-la e gerar lucros – mas não é só isso. De fato, vemos que cada vez mais o empreendedor moderno precisa saber como resolver problemas, lidar com desafios e criar soluções eficazes.
Cite e explique os tipos de empreendedores
· Informal: Este tipo de empreendedor ganha dinheiro porque precisa sobreviver. Ele está muito ligado a necessidades. Apesar de ter pouca visão de longo prazo e querer atender à necessidade imediata, aos poucos vai crescendo e se desenvolvendo. O empreendedor deste perfil trabalha para garantir o suficiente para viver, tem um risco relativamente baixo. Ainda não conseguiu dar a virada e pensar nos próximos passos que o levarão ao crescimento.
· Cooperado: Este tipo costuma empreender ligado a cooperativas, como artesãos, por exemplo. Para ele o trabalho em equipe é fundamental. Sua meta é crescer até poder se desligar e se tornar independente. Empreende de maneira muito intuitiva e geralmente dispõem de poucos recursos. Por outro também possui um baixo risco.
· Individual: Este é o empreendedor informal que se formalizou e começa a estruturar de fato um negócio. Por mais que esteja formalizado, ele ainda não tem a noção do seu potencial de crescimento. Este perfil ainda está muito ligado à necessidade de sobrevivência e geralmente trabalha sozinho ou com mais um funcionário apenas.
· Franqueado: Muitos desconsideram o franqueado como disruptivo, mas a iniciativa de comandar o negócio e torná-lo lucrativo rapidamente deve ser levada em conta e é um grande desafio. Geralmente, procuram uma renda mensal média e o retorno do investimento certo.
· Social: O tipo de empreendedor social também é altruísta. A vontade de fazer algo bom pelo mundo aliada a ganhar dinheiro move este empreendedor. Este perfil tem crescido muito com as startups e entre os jovens que, ainda na faculdade, têm aberto o próprio negócio para resolver problemas que a área pública não consegue. Para este perfil, a cooperação e o engajamento são primordiais e, se o objetivo é mudar o mundo e inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo, nada melhor do que compartilhar com todo mundo.
· Corporativo: É o clássico intraempreendedor, ou seja, o empregado que empreende novos projetos na empresa que trabalha. O grande desafio das empresas hoje é aumentar a quantidade de pessoas com esse perfil nos seus quadros. Seu principal objetivo é crescer na carreira e se tornar independente tanto financeiramente quanto tecnicamente.
· Publico: O empreendedor público é uma variação do corporativo em posições de autarquias e órgãos governamentais. Existem muitos funcionários públicos preocupados em utilizar melhor recursos e inovar nos serviços básicos. Sua motivação está ligada ao fato de conseguir provar que seu trabalho é nobre e tem valor para a sociedade.
· Conhecimento: Este tipo de empreendedor usa um profundo conhecimento em determinada área para conseguir faturar. Esse conhecimento pode ter sido adquirido na universidade ou ser nato, o que é bastante comum. Eles tornam o conhecimento um ativo para capitalizar, empreender e fazer acontecer. Para eles a realização profissional e reconhecimento são muito importantes.
· Negócio próprio: Este é o mais comum e costuma abrir um negócio próprio por estilo de vida ou porque pensa grande. E o que mais se aproxima do visionário que normalmente é confundido como sinônimo de empreendedor. Também é o único tipo que possui subdivisões: o empreendedor nato, o serial e o “normal”. O empreendedor nato costuma ser tido como genial, com trajetória de negócio exemplar, que ninguém sabe como, quando você virou de lado ele já tem um milhão de dólares a partir de um negócio de garagem.
Quais os fatores que intervêm no processo empreendedor
Existem diversos fatores que influenciam positivamente ou negativamente no processo empreendedor, sendo eles: Fatores Pessoais, Fatores Externos, Ambientais, Fatores Sociais e Organizacionais.
Conheça as características de cada um desses fatores:
Fatores Pessoais
- Realização pessoal
- Assumir riscos
- Educação
- Valores pessoais
- Experiência
- Empreendedor
- Líder
O fator pessoal influencia quando uma pessoa não está satisfeita no seu trabalho atual e procura uma área nova para atuar que possibilite aplicar suas ideias. Mesmo sabendo que isso é um risco, o empreendedor está disposto a assumir em nome de sua realização pessoal e profissional.
Fatores Sociológicos
- Equipes
- Família
- Networking
- Modelos de pessoas de sucesso
- Influência dos pais
Fatores Ambiente
- Oportunidade
- Competição
- Clientes
- Fornecedores
- Investidores
- Bancos
- Advogados
- Recursos incubadoras
- Políticas públicas
- Criatividade
Fatores Organizacionais
- Equipe
- Estrutura
- Estratégia
- Cultura
- Produtos
Cite tipos de inovação
Dentro do empreendedorismo existe 8 tipos mais comuns de inovação sendo elas: Inovação em modelo de negócio (Inovar o modelo de negócio é promover mudanças no modo de gerar receita para a empresa e também no modelo de operação); Inovação de processo (O foco neste tipo de Inovação é a aceleração da produtividade, através da implementação de métodos ligados aos processos operacionais); Inovação organizacional (métodos novos que possam ampliar a competitividade da empresa); Inovação em marketing (mudanças ligadas ao produto ou ao serviço oferecido pela empresa. Mudança no design do produto, reposicionamento no mercado, segmentação de clientes, estratégias de comunicação); Inovação em produto (empenha-se em oferecer um novo produto a seu cliente ou realizar melhorias significativas aqueles que já oferece no mercado, com o objetivo de agregar ainda mais valor ao seu público-alvo e atender suas expectativas e necessidades com maior assertividade); Inovação em serviços (oferta de um novo serviço no mercado, ou à implementaçãode melhorias e transformações em determinados tipos de serviços que a empresa já oferece em seu segmento); Inovação incremental (tem como objetivo realizar pequenas e contínuas melhorias, que são praticamente imperceptíveis aos clientes); Inovação radical (mudanças drásticas e é capaz de quebrar paradigmas no segmento em que a empresa desenvolva suas atividades, e até mesmo de modificar o modelo de negócios no qual a organização atua). 
Conclusão
Concluo que o empreendedorismo está presente em quase tudo que fazemos, desde quando acordamos até a hora que vamos dormir, a vida é um repleto planejamento, com o empreendedorismo podemos criar e colocar em prática tudo que nos cerca. Deste modo acredito que o empreendedorismo nos torna pessoas mais criativa e competitiva. 
Atividade de pesquisa prática final

Outros materiais