Buscar

A1 Antibioticoterapia

Prévia do material em texto

TRABALHO AVALIAÇÃO A1
Antibioticoterapia, Oncologia e Central de Misturas – Prof. Mayara da Costa Chambela
Alunas: Natália Maciel – 20102110 / Lívia Guilherme – 17102180 / Anair Baptista - 17101353
Questão 01:
Um paciente do sexo masculino, 22 anos, com rinite alérgica, começou a apresentar um aumento de peso, e excesso de gordura na região abdominal e face do rosto, estrias cutâneas e fraqueza muscular. Foi verificado que o paciente, fazia uso abusivo de descongestionante nasal à base de dexametasona diariamente com doses que variavam em torno de 0,5 – 0,7 mg durante um período de 5 anos. Após isto, foi solicitado os exames de cortisol plasmático. O resultado do cortisol plasmático obteve 180 nmol/L, resultado considerado muito acima do normal. Juntamente com os exames laboratorias e físicos foi diagnosticado a Síndrome de Cushing, acometida pelo uso excessivo do descongestionante nasal. Foi solicitado após isto um acompanhamento mais rigoroso em pacientes que fazem uso de medicação que contenha glicocorticoide, e também um monitoramento através da determinação do cortisol livre urinário ou cortisol plasmático.
 Diante desse caso, podemos verificar a importância de um acompanhamento, e uma atenção maior sobre os riscos de efeitos colaterais sistêmicos mesmo quando utilizados esteroides nasais, devemos sempre que possível dar preferência aos glicocorticoides de menor biodisponibilidade e sempre orientar ao paciente para respeitar as doses recomendadas no tempo determinado.
QUESTÃO 03:
 No primeiro gráfico podemos observar o percentual de anti-inflamatórios (AINEs) mais dispensados em farmácia dos dois munícipios da pesquisa . Já no segundo o gráfico representa o numero de casos de doenças gastrointestinais e renais em pessoas que fizeram o uso dos anti inflamatórios (AINEs).
O uso de anti-inflamatórios inibe a produção do hormônio conhecido como prostaglandinas, quando ocorre essa inibição ocorre o aumento de ácido gástrico, gerando a gastrite ou ate uma úlcera gástrica. isso ocorre pois o esse hormônio prostaglandina tem diversas funções e uma delas é controlar o ácido clorídrico que é gerado pelas células do estomago.
Referência:
https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-72992001000600018&script=sci_abstract&tlng=pt#:~:text=Relatamos%20o%20caso%20cl%C3%ADnico%20de,um%20per%C3%ADodo%20de%204%20anos.

Continue navegando