A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
REGIMES E ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - APOL 1 - QUARTA TENTATIVA

Pré-visualização | Página 3 de 4

os conteúdos discutidos na disciplina Regimes e Organizações Internacionais, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, um dos principais objetivos do Estado brasileiro ao pleitear reformas nas instituições das Nações Unidas:
Nota: 10.0
	
	A
	O Brasil tem como objetivo coordenar o Departamento de Operações de Peacekeeping das Nações Unidas.
	
	B
	O Brasil objetiva ter poder de decisão dentro do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas.
	
	C
	O Brasil tem como objetivo alcançar o direito de indicar o Secretário Geral das Nações Unidas.
	
	D
	O Brasil objetiva conseguir uma vaga como membro permanente do Conselho de Segurança.
Você acertou!
As Nações Unidas, na década de 1990, já contavam com 150 Estados-membros. Comparando com os 15 membros que formam o Conselho de Segurança, o Conselho conta com menos de 10% de representação de todos os membros (ONUKI; AGOPYAN, 202
internacional pós-Guerra Fria foi muito diferente daquela no pós-Segunda Guerra, quando os membros permanentes do Conselho de Segurança foram escolhidos, o que resultou no debate do aumento de membros permanentes no Conselho de Segurança. Algumas das potências que argumentam que deveriam ser parte dos membros permanentes do Conselho são a Alemanha e o Japão (ONUKI; AGOPYAN, 2020). Ambos os países saíram como perdedores da Segunda Guerra Mundial, sendo também importantes esferas de influência durante a Guerra Fria. O crescente desenvolvimento econômico desses Estados e suas atuações no sistema internacional são utilizados como justificativas para entrarem como membros permanentes. O Brasil e a Índia também são países que criticam a atual formação do Conselho de Segurança e que também buscam pleitear por sua entrada como membros permanentes. Além das questões dos membros, o poder de veto também é tema de debates entre os Estados-membros. Entre as discussões existentes, está a sugestão de limitar o poder de veto em temáticas pré-determinadas com intuito de evitar a paralização do Conselho (ONUKI; AGOPYAN, 2020).
Referência: Rota de aprendizagem da aula 3. Regimes e Organizações Internacionais com a profa. Prof.ª Devlin Biezus. Tema 5: O Debate sobre as Reformas das Nações Unidas.
	
	E
	O Brasil tem como objetivo conseguir a autorização para a produção de armas nucleares
Questão 7/10 - Regimes e Organizações Internacionais
Leia o texto a seguir:
“Durante a maior parte de sua existência a ONU cumpriu papéis que derivavam diretamente da ordem internacional resultante da Guerra Fria. Entre suas principais funções estava a de constituir um fórum de convivência pública entre duas superpotências. Nele, os EUA e a URSS, diretamente ou por intermédio de seus aliados, protagonizaram a bipolaridade que caracterizou o período, vivendo momentos de rivalidade e confrontação, mas também de cooperação.
A notável expansão das Nações Unidas em organizações setoriais, comissões especializadas, conferências etc.; a universalidade de sua agenda; o constante aumento do número de seus Estados-membros, indicam o quanto a dimensão cooperativa sobreviveu, apesar de tudo, ao caráter polarizado da Guerra Fria.”
Fonte: ALBUQUERQUE, José Augusto Guilhon. A ONU e a nova ordem mundial. Estud. av. [online]. 1995, vol.9, n.25, pp.161-167. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141995000300013&lng=en&nrm=iso>. ISSN 1806-9592. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40141995000300013.
Considerando a contextualização acima e os conteúdos discutidos na Aula 3 da disciplina de Regimes e Organizações Internacionais, assinale a alternativa que apresente a caracterização correta do sistema internacional presente no período da Guerra Fria:
Nota: 0.0
	
	A
	Bipolar.
O período da Guerra Fria foram as primeiras décadas de atuação das Nações Unidas. Se faz importante destacar a atuação da organização durante e após a Guerra Fria pois é possível perceber como foi a atuação das ONU em dois sistemas internacional políticos diferentes, o bipolar e o multipolar.
Referência: Rota de Aprendizagem de Regimes e Organizações Internacionais. Aula 3. Tema 2 “As Nações Unidas durante a Guerra Fria”.
	
	B
	Lateral
	
	C
	Multipolar.
	
	D
	Multilateral
	
	E
	Democrata.
Questão 8/10 - Regimes e Organizações Internacionais
Leia o texto a seguir:
“A teoria de securitização é uma das principais contribuições da Escola de Copenhague, que surgiu em 1985, originalmente chamada de Copenhagen Peace Research Institute (Tanno 2003, p.48). Nesse momento, as escolas europeias acompanhavam o movimento de renovação teórica das Relações Internacionais sobre os conceitos de segurança. Somado a isso, as marcas da II Guerra Mundial permaneciam no dia-a-dia europeu, o que favorecia o processo de criação de uma identidade europeia e a unificação das políticas de defesa e segurança. A Escola, inicialmente liderada por Barry Buzan, Ole Waever e Jaap de Wilde, sustentava o pressuposto segundo o qual ocorreu uma evolução nos estudos de segurança internacional. Segundo eles, três grandes diferenças marcaram a evolução nesses estudos. A primeira está no conceito chave de segurança. Após a II Guerra, estudiosos deixaram de pensar esse conceito apenas como sinônimo de defesa, havendo uma abertura para questões políticas e sociais dentro dos estudos da área. A segunda mudança foi a abordagem de um novo problema: as armas nucleares. Utilizar apenas
meios militares para entender segurança não era suficiente para compreender o uso ou não de armas nucleares.”
Fonte: SILVA, Caroline Cordeiro Viana e PEREIRA, Alexsandro Eugenio. A Teoria de Securitização e a sua aplicação em artigos publicados em periódicos científicos. Revista de Sociologia e Política [online]. 2019, vol.27, n.69 Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-44782019000100204&lng=en&nrm=iso>. Aug 15, 2019. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/1678987319276907.
Considerando a contextualização acima e os conteúdos discutidos na Aula 5 da disciplina de Regimes e Organizações Internacionais, assinale a alternativa que apresente, corretamente, como se dá a segurança estável de acordo com a segunda filosofia identificada por Williams, a partir da preocupação com a justiça e os princípios dos direitos humanos:
Nota: 10.0
	
	A
	A segurança vem da liberdade individual dos indivíduos.
	
	B
	A segurança vem do aumento de poder bélico dos Estados.
	
	C
	A segurança vem da competição armamentista entre os Estados.
	
	D
	A segurança vem do acúmulo de riquezas de um determinado país.
	
	E
	A segurança vem da cooperação e não da habilidade de exercer poder sobre os outros.
Você acertou!
Ao perguntar “o que é segurança?”, Williams (2008, p. 6) identifica duas filosofias diferentes que podem emergir desse conceito. A primeira compreende à segurança como um sinônimo de acumulação de poder. Assim, quanto mais poder um Estado consegue acumular, principalmente poder militar, mais seguro esse Estado seria. Por sua vez, a segunda filosofia desafia esses pressupostos. O segundo entendimento vê a segurança a partir da preocupação com a justiça e os princípios dos direitos humanos. Essa perspectiva parte do princípio de que a segurança é relativa, dependendo da relação que diferentes atores possuem entre si. Nesse sentido, mais armamentos não necessariamente garantiria uma maior segurança para determinado ator (Williams, 2008). Um exemplo que pode ilustrar essas diferentes filosofias é a percepção de ameaça dos Estados Unidos em relação ao Reino Unido e ao Irã. O Reino Unido possui 215 armas nucleares em seu arsenal. Em contrapartida, o Irã ainda não possui armas nucleares desenvolvidas, até o presente momento. Apesar dessa discrepância da quantidade de armas nucleares entre Reino Unido e Irã, os Estados Unidos percebem o Irã como uma ameaça à sua segurança. Esse exemplo demonstra que, de acordo com a segunda filosofia, “uma segurança verdadeira e estável não vem da habilidade de exercer poder sobre os outros,
mas sim da cooperação para alcançar a segurança sem privar os demais atores dela” (Williams,2008,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.