A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
REGIMES E ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - APOL 1 - TERCEIRA TENTATIVA

Pré-visualização | Página 2 de 4

ISSN 1678-4588. https://doi.org/10.1590/S0011-52581997000200006.
Considerando a contextualização acima e os conteúdos discutidos na Aula 2 da disciplina de Regimes e Organizações Internacionais, assinale a alternativa que apresente, corretamente, de que forma as organizações internacionais estão presentes na teoria de Relações Internacionais:
Nota: 0.0
	
	A
	Nas contribuições sobre estudos migratórios.
	
	B
	Nas contribuições sobre o papel do Estado.
	
	C
	Nas contribuições sobre o papel dos atores nas organizações.
	
	D
	Nas contribuições sobre o desenvolvimento de comércio exterior.
	
	E
	Nas contribuições sobre o papel, origem, dinâmica e o impacto das OIs sobre os Estados.
O debate sobre as organizações internacionais está diretamente ligado com as contribuições teóricas das relações internacionais que estudam o papel, origem, dinâmicas e o impacto das OIs sobre os Estados.
Referência: Rota de Aprendizagem de Regimes e Organizações Internacionais. Aula 2. Tema 1 “Regimes e organizações no contexto das teorias das RI”.
Questão 4/10 - Regimes e Organizações Internacionais
Leia o texto a seguir:
“Quando as teorias da democracia liberal foram transplantadas, por um processo puramente intelectual, a um período e a países cujo estágio de desenvolvimento e cujas necessidades práticas eram tremendamente diferentes dos da Europa ocidental no século dezenove, esterilidade e desilusão foram a sequela inevitável. A razão pode criar a utopia, mas não pode torná-la real. As democracias liberais espalhadas pelo mundo, devido ao acordo de paz de 1919, foram o produto da teoria abstrata, não lançaram raízes no solo e rapidamente murcharam.”
Fonte: CARR, E. H. Vinte Anos de Crise: 1919-1939. Brasília: Editora da UnB e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2001.
Considerando o trecho citado acima e os conteúdos da Aula 2 de Regimes e Organizações Internacionais, examine as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta a respeito da crítica de Edward Carr sobre as ideias liberais:
I. Carr defende que a Liga das Nações seria o suficiente para evitar as guerras.
II. Carr parte do suposto que deveria haver uma diplomacia que auxiliaria o desequilíbrio entre os países.
III. Haveria no pensamento liberal uma grande confiança na segurança coletiva e nos princípios morais universais.
IV. As ideias liberais teriam a crença equivocada em uma harmonia natural entre os Estados devido a seus interesses.
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas a afirmação I está correta.
	
	B
	Apenas a afirmação II está correta.
	
	C
	Apenas a afirmação III está correta.
	
	D
	As afirmações III e IV estão corretas.
No final da década de 1930, Edward Carr publica seu estudo intitulado ‘Vinte anos de Crise’. Para Carr, as ideias liberais, exemplificados pelo discurso de Wilson, se formaram a partir da crença em uma harmonia natural entre Estados devido aos seus interesses. Assim, demonstrando uma confiança demasiada na segurança coletiva e nos princípios morais universais (SOLÓMON, 2016). Carr defendia que a Liga das Nações não era o suficiente para evitar uma guerra, argumentando que também deveria se desenvolver uma diplomacia que mantivesse o equilíbrio de poder e as aspirações das potências dentro do status quo (SOLÓMON, 2016).
Referência: Rota de Aprendizagem de Regimes e Organizações Internacionais. Aula 2. Tema 1 “Regimes e organizações no contexto das teorias das RI”.
	
	E
	Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Questão 5/10 - Regimes e Organizações Internacionais
“O que se percebeu ao longo da história foi um aumento da interdependência entre os Estados, inicialmente motivada por questões comerciais, por isso foi necessário o estabelecimento de normas e diretrizes que permitissem a harmonização das relações e a solução conjunta de problemas comuns, garantindo alguma forma de cooperação. A criação de regimes e OIs foi um desdobramento dessa necessidade prática dos Estados em coexistirem em harmonia em um mundo cada vez mais conectado”.
Fonte: ONUKI, Janina; AGOPYAN, Kelly Komatsu. Organizacoes e Regimes Internacionais. Editora Intersaberes: Curitiba. 2021, pag. 29-31, adaptado.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Regimes e Organizações Internacionais, análise as afirmações abaixo, que discutem a importância política das Organizações Internacionais, e depois assinale a alternativa que indica apenas as corretas:
I. As Organizações Internacionais podem ser consideradas um importante mecanismo de segurança coletiva, fomentando uma maior estabilidade securitária na política internacional.
II. As Organizações Internacionais converteram-se em eficientes instrumentos de integração entre os Estados, sobretudo no âmbito regional.
III. As Organizações Internacionais são instrumentos políticos exclusivos dos Estados Nacionais, limitando o poder de agência de grupos organizados da sociedade civil.
IV. As Organizações Internacionais são de caráter geral e alargado, prejudicando o avanço das iniciativas de cooperação funcional entre Estados.
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
	
	B
	Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	
	D
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
As organizações internacionais possuem diferentes critérios os quais dependem de seus objetivos políticos. Devido a essa diversidade, o papel político exercido pelas OIs pode ter como alvo diferentes temáticas. Por exemplo, as organizações podem tratar do aspecto de: 1) segurança coletiva, seja ela regional ou global; 2) da cooperação funcional, 3) da integração regional e 4) também podem ser criadas a partir de uma sociedade civil organizada (HERZ; HOFFMANN, 2004; HAMANN, 2005). Assim, a afirmação I está correta, uma vez que a ideia basilar do sistema de segurança coletiva é criar mecanismos que agreguem diferentes Estados com o intuito de evitar, ou mitigar, agressões entre os Estados (HERZ; HOFFMANN, 2004). Para que isso ocorra, deve existir uma confiança no funcionamento do sistema de segurança coletiva e ele deve contar com uma participação universal, ou quase universal, dos Estados. Nesse contexto, as OIs são instituições relevantes e fundamentais. A afirmação II está correta porque o papel político das organizações de integração regional, por sua vez, está relacionado com a intensificação e abrangência das relações entre atores de uma mesma região, podendo resultar na criação de novas formas de governança institucionais (HERZ; HOFFMANN, 2004). A afirmação III está incorreta porque as organizações não-governamentais internacionais (ONGIs) não apenas são uma possibilidade como desempenham um papel político importante. Essas organizações são um exemplo de como a sociedade civil pode se organizar no plano internacional. Assim, a sociedade civil global pode ser definida como “um espaço de atuação e pensamento ocupado por iniciativas de cidadãos” (HERZ; HOFFMANN, 2004, p. 217). A sociedade civil global é organizada em variadas formas, como por meio dos movimentos sociais transnacionais, redes políticas globais, comunidades epistêmicas e pelas organizações não-governamentais. As ONGIs possuem diversas áreas de atuação e desempenham diferentes funções. A afirmação IV está incorreta porque a cooperação funcional pode ser definida como uma cooperação em uma área específica sobre questões sociais e econômicas e em diferentes graus de institucionalização, como iniciativas ad hoc ou por organizações internacionais (HERZ; HOFFMANN, 2004). Assim, as OIs auxiliam e promovem, muitas vezes, a cooperação funcional entre os Estados.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 1. Regimes e Organizações Internacionais com a profa. Prof.ª Devlin Biezus. Tema 3: O papel político das Organizações Internacionais.
	
	E
	Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Questão 6/10 - Regimes e Organizações Internacionais
Leia o texto a seguir:
Entre 1947 e 1994, o GATT possuiu oito rodadas de negociação. Essas negociações objetivavam a redução das tarifas comercias, medidas antidumping

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.