Buscar

APOL 3 - Introdução à Educação Física

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Introdução à Educação Física
Atente para a afirmação: 
“Essa má formação do profissional na Licenciatura é a grande responsável por ter deixado a Educação Física, ainda hoje, cercada de preconceitos. Logicamente, não podemos generalizar nem cometer injustiças, pois muitos profissionais sempre estiveram comprometidos com a Educação Física e sempre buscaram discuti-la, estudá-la e questioná-la, provando à sociedade que o profissional tem algo a oferecer, conquistando o devido valor e respeito à área”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GHILARDI, R. Formação profissional em Educação Física: a relação teoria e prática. Motriz, Rio Claro, v. 4, n. 1, jun.1998. p.4. 
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Mercado de trabalho em Educação Física: reestruturação produtiva, relações de trabalho e intervenção profissional sobre a formação na universidade brasileira, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Desde o início do ensino superior no Brasil, a ampla influência política e econômica dos Estados Unidos também foi sentida no modelo educacional.
	
	B
	Pensadores e filósofos de Oxford estruturaram a universidade brasileira, em função da forte influência da coroa britânica sobre o império português.
	
	C
	Com a vinda da corte portuguesa, vieram junto os intelectuais das universidades lusitanas visando implantar cursos das ciências humanas.
	
	D
	A universidade brasileira tem uma tradição franco-napoleônica em sua origem, em um modelo profissionalizante, de caráter prático e imediatista.
Você acertou!
Comentário: “[...] não podemos nos esquecer que a Universidade brasileira traz, em sua origem, a tradição franco-napoleônica que se definia pelo modelo profissionalizante de ensino superior, de caráter prático e imediatista. A título de explicação, temos que a origem do ensino superior brasileiro está íntima e historicamente relacionada com a vinda da corte portuguesa para o Brasil em 1808. Com a ruptura das relações entre os dois países e com o resto da Europa, a elite brasileira não pôde mais enviar seus filhos para se graduarem além-mar, vendo-se obrigada a criar aqui instituições para esse fim. Surgem nesse período, e sob influência do modelo franco-napoleônico, as primeiras escolas de medicina, engenharia e direito [...]” (texto-base Mercado de trabalho em Educação Física..., 41)
	
	E
	O ensino superior no Brasil começou sem ajuda externa e foi somente depois da Proclamação da República que houve o intercâmbio com outros países.
Questão 2/5 - Introdução à Educação Física
Leia a passagem de texto a seguir:
“A opção epistêmico-metodológica da pergunta sobre o movimento da corporeidade concreta das pessoas, em suas múltiplas relações no mundo, precisa ser eixo orientador e organizador das produções de saber que circulam em nossos periódicos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAMPAIO, Tânia Mara Vieira. Desafios e perspectivas para a divulgação da pesquisa em Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 36, n. 4, p. 733-739, 2014. p. 735.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do texto-base A identidade epistemológica da Educação Física nos periódicos científicos dos estratos superiores do Qualis-CAPES sobre o ponto de vista da matriz pedagógica em relação à epistemologia da Educação Física, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	A matriz defende que a Educação Física deve considerar como mais importante os trabalhos de intervenção prática na cultura de movimento.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque: “Com isto, além de um critério de demarcação, a área teria uma hierarquia de prioridades de pesquisas, tornando trabalhos de intervenção prática na cultura de movimento as mais importantes na Educação Física.” (Texto-base A identidade epistemológica da Educação Física nos periódicos científicos dos estratos superiores do Qualis-CAPES, p. 111).
	
	B
	A matriz pedagógica defende que o movimento humano seja o objeto epistemológico da Educação Física.
	
	C
	Todo movimento humano, incluindo o peristaltismo (fisiologia) ou expressões faciais (semiótica), é objeto da Educação Física, segundo a matriz pedagógica.
	
	D
	Os métodos científicos, com delineamentos experimentais, devem ser priorizados em comparação com métodos relacionados à aplicabilidade, segundo a matriz pedagógica.
	
	E
	Para matriz pedagógica a Educação Física, o seu objeto é um conjunto que abrange a motricidade humana, a cinesiologia e o movimento humano.
Questão 3/5 - Introdução à Educação Física
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A partir da promoção de jogos, exercícios físicos, atividades recreativas e competições atléticas organizou-se um conjunto de conhecimentos imprescindíveis para o exercício da ocupação, ofício, profissão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA NETO, Samuel; ALEGRE, Atilio de Nardi; HUNGER, Dagmar; PEREIRA, Juliana Martins. A formação do profissional de Educação Física no Brasil: uma história sob a perspectiva da legislação federal no século XX. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 25, n. 2, p. 113-128, jan. 2004. p. 114.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base História da Educação Física: algumas pontuações sobre as razões para conceber a disciplina e as finalidades iniciais da Educação Física no Brasil, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A Educação Física foi concebida para controle de obesidade da população brasileira, uma preocupação presente até os dias atuais.
	
	B
	A eugenia era a preocupação dos militares com a forma física para o combate, sendo a motivação para o início da Educação Física formal.
	
	C
	A urbanização e o aumento do tempo de lazer demandaram a formação em Educação Física para o trabalho com recreação.
	
	D
	Foram os vínculos com as instituições militares e a classe médica que determinaram a concepção da Educação Física no Brasil.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque: “No século XX, a Educação Física esteve estreitamente vinculada às instituições militares e à classe médica. Esses vínculos foram determinantes, tanto no que diz respeito à concepção da disciplina e suas finalidades quanto ao seu campo de atuação e à forma de ser ensinada” (texto-base História da Educação Física: algumas pontuações, p. 247).
	
	E
	A relevância das competições esportivas internacionais e os interesses políticos a elas relacionados mobilizaram a concepção da Educação Física.
Questão 4/5 - Introdução à Educação Física
Leia a passagem de texto: 
“O que vem acontecendo nos últimos anos é que a forma como vem sendo conduzida a avaliação da Capes pode ter dificultado a produção de conhecimento em Educação Física direcionada para a criatividade e inovação”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHLEWSKI, Camila; SILVA, Priscilla Maia da; SORIANO, Jeane Barcelos. A influência do sistema de avaliação Qualis na produção de conhecimento científico: algumas reflexões sobre a Educação Física. Motriz, v. 17, n. 1, p. 104-116, 2011. p. 112. 
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base A identidade epistemológica da Educação Física nos periódicos científicos dos estratos superiores do Qualis-CAPES sobre as palavras/campos semânticos encontrados nos periódicos da área da Educação Física, analise as afirmativas: 
I. Tiveram maior frequência “esporte”, “medicina”, “ciência” e “reabilitação” nos resultados obtidos a partir das palavras que compõem os periódicos da área da Educação Física.
II. Entre as ciências médicas, destacam-se os termos “medicina”, “aspectos relacionados à neurociência”, “rehabilitation” (reabilitação) e “cardiology” (cardiologia).
III. Houve um grande número de publicações com o termo “Educação Física”, sendo a frequência de aparições dessa área de conhecimento e intervenção seguida por “pedagogia”.
IV. Explica-se a apariçãode “nutrição” e “psicologia” nos títulos dos periódicos, considerando que essas subáreas fazem parte da Área 21 na classificação Qualis-CAPES. 
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II
Você acertou!
Comentário: As afirmativas I e II são verdadeiras. Conforme o texto-base: “Partindo para uma análise do sentido das Palavras/Campos Semânticos, é possível concluir que algumas delas apresentaram maior frequência que as demais, o que indica que possuem um papel dominante nos estratos superiores, como o ‘Esporte’ (n=30), a ‘Medicina’ (n=25), a ‘Ciência’ (n=16), os ‘Aspectos relacionados a Neurociência’ (n=14) e a ‘Reabilitação’ (n=14). [...] se analisarmos que 10 dos 25 principais Campos Semânticos possuem relação com as Ciências Médicas; são eles: ‘Medicina’ (n=25), ‘Aspectos relacionados a Neurociência’ (n=14), ‘Cardiology’ (n=11), ‘Rehabilitation’ (n=14) [...]” (texto-base A identidade epistemológica..., p. 117). Já as alternativas III e IV são falsas, já que: “O mesmo vale para áreas de conhecimento de intervenção como a ‘Nutrição’ (n=11), a ‘Fisioterapia’ (n=8) e a ‘Psicologia’ (n=6). A presença do Campo Semântico relacionado a ‘Fisioterapia’ no Qualis é relativamente compreensível, já que ela divide espaço com a Educação Física, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional na área 21. Todavia, a presença da ‘Nutrição’ e da ‘Psicologia’, nas atuais proporções, não se justificam nos estratos superiores do Qualis Educação Física, já que o próprio termo ‘Educação Física/Physical Education’ (n=1), em clara desproporção, é referenciada apenas uma vez” (p. 117,118).
	
	B
	I e III
	
	C
	I, II e III
	
	D
	II e IV
	
	E
	III e IV
Questão 5/5 - Introdução à Educação Física
Considere o extrato de texto: 
“No final da década de 1970 e início de 1980, novas mudanças importantes ocorrem na área. Um movimento de intelectuais [...] faz uma crítica ao paradigma da aptidão física e desportiva que vinha sendo a marca registrada da área naqueles anos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: EUSSE, Karen L. G.; ALMEIDA, Felipe Quintão; BRACHT, Valter. Cultura corporal e expresiones motrices: sobre a Educação Física no Brasil e na Colômbia. Movimento, v. 23, n. 2, p. 689-700, abr./jun. 2017. p. 690. 
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base História da Educação Física: algumas pontuações sobre o que é esperado da Educação Física escolar, analise as seguintes proposições: 
I. Os objetivos da Educação Física escolar são os objetivos do esporte, da dança, da ginástica e da luta profissionais.  
PORQUE 
II. A Educação Física incorpora em seus conteúdos essas produções da cultura corporal.
Nota: 20.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Você acertou!
Comentário: Embora a Educação Física de fato incorpore em seus conteúdos o esporte, a dança, a ginástica e as lutas, como também o jogo (texto-base História da Educação Física..., p. 254), tornando a asserção II verdadeira, o texto-base esclarece: “É fundamental, também, que se faça uma clara distinção entre os objetivos da Educação Física escolar e os objetivos do esporte, da dança, da ginástica e da luta profissionais, pois, embora seja uma referência, o profissionalismo não pode ser a meta almejada pela escola. A Educação Física escolar deve possibilitar oportunidades a todos os alunos para que desenvolvam suas potencialidades, de forma democrática e não seletiva, visando seu aprimoramento como seres humanos” (p. 255).
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.

Outros materiais