A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
Ferramenta D-SFO 2021

Pré-visualização | Página 1 de 4

Após o lançamento do primeiro livro do Norton e Kaplan, A Estratégia em Ação: BalancedScorecard,em1997,elescontinuaramsuaspesquisas,analisandoempresasbemsucedidasquepassaramaaplicaroBSCeencontraramumpadrãoconsistente,ouseja,umaprimoramentodosistemadegestãodaestratégia,apresentadonosegundolivrodadupla.Ospilaresdessanovaestrutura formaram cinco princípios gerenciais que se intitularam como os princípios daorganizaçãofocalizadanaestratégia:
1. Mobilizaramudançapormeiodaliderançaexecutiva.
2. Traduziraestratégiaemtermosoperacionais.
3. Alinharaorganizaçãocomaestratégia.
4. Motivarparatransformaraestratégiaemtarefadetodos.
5. Gerenciarparaconverteraestratégiaemprocessocontínuo.
Objetivo
DeterminaracapacidadedeTransformaracompanhianumaOrganizaçãoOrientadaparaaEstratégia.
“Aviso”
· NãoexisteumafórmulademedircomprecisãoaOrientaçãodaempresaparaaEstratégia.
· No entanto, considerados em conjunto, estas 5 avaliações proporcionam uma ideia do historialdacapacidadedeimplementaçãodaEstratégiadeumaempresa.
Método
· Incluí:
1. Avaliarcadaitemdeacordocomapercepçãoindividual;
2. AvaliaracapacidadedeimplementaçãodaEstratégiadeacordocomaEscaladeEvolução:
	NOTA
	OqueSIGNIFICA
	EXPLICAÇÃO
	1
	Inativo/NãoExiste/NãoImplementado
	Oprincípiooucomponentenãoestãoaplicados
	2
	Pensando
	Oprincípiooucomponentenãoestãononívelmínimodeaplicação,resultadoempequenoounenhumbenefício
	
3
	AvançandoLentamente
/Regular
	Oprincípiooucomponentenãoestãosendototalmenteutilizadose/ounãoestãoalcançandoosresultados
desejados
	4
	Bom/MuitoBom
	Oprincípiooucomponenteestátotalmenteaplicadoe
alcançouasmetasoriginaisàsquaisestáassociado
	5
	Excelente
	O nívelmaisalto esperado deaplicação do princípioou
componente
 (
GESTÃOESTRATÉGICA
EstratégiaeLiderançaEmpresarialDobsonF.Borges
) (
Ferramenta:DIAGNÓSTICODEFOCOESTRATÉGICO:D-SFO
)
Princípio1:TraduziraEstratégiaemTermosOperacionais
A construção de um Mapa Estratégico, ou seja, o detalhamento de poucos objetivos vitais daestratégia, é o primeiro passo para traduzi-la de maneira que todas as pessoas possamcompreendê-la. O processo de construção de um mapa estratégico torna claro as diferentesopiniões e objetivos com os quais cada pessoa envolvida com a formulação da estratégiacontribuiu.Muitoemboraaspessoaspossamconcordarsobreumavisãodefuturoealtonível,esta não pode estar totalmente alinhada. Dessa forma, o ato de identificar os detalhes por detrásdessa visão demanda mais discussões antes que uma visão de futuro, verdadeiramente alinhada,sejaalcançada.
Alcançaraclarezadaestratégiaéumaspectoessencialparatestá-laealcançaravisãodefuturo.Aidentificaçãodetemaseobjetivosestratégicos,indicadoresdedesempenho,metaseplanosdeação devem tornar a estratégia explícita o suficiente de modo que todas as pessoas possamcompreendê-la.Todososindicadoresdedesempenhodevempossuirmetasdefinidas.Osplanosde ação devem estar alinhados aos objetivos estratégicos e, dessa forma, justificados eprovisionados com recursos. Finalmente, um processo que proporcione sua implementação deveserpostoempráticaparaassegurarqueaorganizaçãogerencieaimplementaçãodaestratégiacontinuadamente.
A. A organização tem claramente definidas e por escrito o "Destino" Estratégico que esperaalcançaremumdeterminadoperíododeanos(porexemplo2,3ou5anos)".
	1
Inativo / NãoExiste / NãoImplementado
	2
Pensando(Ruim)
	3
AvançandoLentamente/Razoável
	4
Bom / MuitoBom
	5
Excelente
	
	
	
	 4
	
B. A organização tem claramente definido/desenhado um "caminho", "rota" ou espécie de"desenho"aseguirparaatingirseusobjetivosestratégicos".
[Mapasestratégicosdevemserempregadosparadescreveraestratégiautilizandoumformatopadrão. Isto é, fornecer um modelo comum dentro do qual a estratégia de uma organização possaserdetalhada.Ummapaestratégicodeveilustrarasrelaçõesdecausaeefeitoentreosobjetivosque explicitam a história da estratégia. O mapa estratégico deve tornar explicito: (a) odesenvolvimentodascompetênciasedainfraestruturaeoajustedacultura;(b)osprocessosdenegócio que devem ser executados com os níveis mais elevados de eficiência e eficácia; (c) aproposição única de valor que será entregue ao mercado; e, (d) o alcance dos objetivoseconômicos-financeirosconformearticuladocomosstakeholders].
	1
Inativo / NãoExiste / NãoImplementado
	2
Pensando(Ruim)
	3
AvançandoLentamente/Razoável
	4
Bom / MuitoBom
	5
Excelente
	
	
	
	 4
	
C. Indicadoresbalanceadosasperspectivasfinanceiraenão-financeiras.
[Osobjetivosdomapaestratégico,equilibradosentreperspectivasfinanceirasenãofinanceiras,devemestarsuportadoscomindicadoresdedesempenho.Essesindicadoresdevemserutilizadospara avaliar o alcance dos objetivos estratégicos e influenciar o comportamento das pessoas.Alémdisso,deveexistirummixdeindicadoresoqualdeveincluirindicadoresderesultadoedetendência].
	1
Inativo / NãoExiste / NãoImplementado
	2
Pensando(Ruim)
	3
AvançandoLentamente/Razoável
	4
Bom / MuitoBom
	5
Excelente
	
	
	
	 4
	
D. Metas são estabelecidas para cada indicador nas perspectivas financeiras e não-financeirascoerentementecomavisão.
[Devemexistirmetasdefinidasparacadaumdosindicadoresdedesempenhopertencentesàsperspectivas financeiras e não financeiras. Essas metas devem refletir a velocidade pela qual aestratégiadeveserimplementada–devehavercoerenciaentreelaseoperfeitoentendimento,por parte dos líderes, de que o desempenho não pode ser maximizado imediatamente para todososobjetivos].
	1
Inativo/Não
Existe / NãoImplementado
	2
Pensando(Ruim)
	3
Avançando
Lentamente/Razoável
	4
Bom / MuitoBom
	5
Excelente
	
	
	
	 4
	
E. A organização definiu programas ou iniciativas com as respectivas responsabilidades eorçamentoparaatingirasmetasderivadosdosobjetivosestratégicos.
[As iniciativas estratégicas representam as ações específicas e os recursos necessários queserãoutilizadosparasealcançarosobjetivosestratégicos.Asiniciativasestratégicaspodemsertraduzidasno“como”osresultadosestratégicosserãoconseguidos.Essencialmente,asiniciativas estratégicas devem ser empregadas para eliminar os gaps de desempenho entre asituaçãoatualeasituaçãofutura.Umainiciativaestratégicadeveservistacomoumprojetodaintervenção.Boasiniciativasestratégicasdevempossuir:(a)responsabilidadenonívelexecutivo;
(b)datasclaramentedefinidas(início,términoemarcosdeprogresso);(c)produtosclaramentedefinidos;(d)orçamento;e,(e)alocaçãoderecursos].
	1
Inativo / NãoExiste / NãoImplementado
	2
Pensando(Ruim)
	3
AvançandoLentamente/Razoável
	4
Bom / MuitoBom
	5
Excelente
	
	
	
	 4
	
Princípio2:AlinharaOrganizaçãoemTornodaEstratégiaparaCriarSinergia
Umavezqueaestratégiadaorganizaçãotenhasidotraduzidaemtermosoperacionais,eladeveser desdobrada para as unidades de negócio, unidades de suporte, processos e pessoas, a fim dequeasestratégiaslocais/individuaispossamficaralinhadasesuportaraestratégiacorporativa.Odesdobramentoénecessário,afimdeassegurarsinergiasefetivasentreasunidadesdenegócioe de serviços compartilhados (unidades de suporte). Cada unidade formula uma estratégiaapropriada para seu mercado alvo, à luz de suas circunstâncias específicas – concorrentes,oportunidades de mercado, processos críticos e recursos de investimento – entretanto, essasestratégias locais devem estar visceralmente ligadas aos temas e às prioridades estratégicascorporativas.
É desejável que o desdobramento ocorra também além das fronteiras da organização. Nesse caso,podeserestabelecidocomfornecedorescríticos,clientes,empresasterceiras,dentreoutras.
A. As diversas unidades da companhia são gerenciados usando como exemplo ou referencial aestratégiaglobaldaorganização.
	1
Inativo / NãoExiste / NãoImplementado
	2
Pensando(Ruim)
	3
AvançandoLentamente/Razoável
	4
Bom / MuitoBom
	5
Excelente
	
	
	
	
	 5
B. Existe um plano de comunicação para conscientizar os funcionários e também disponibiliza osprogressosrealizadosnaimplementaçãoeexecuçãodaestratégia.
	1
Inativo / NãoExiste / NãoImplementado
	2
Pensando(Ruim)
	3
AvançandoLentamente/Razoável
	4
Bom / MuitoBom
	5
Excelente
	
	
	
	
	 5
C. A estratégia corporativa é utilizada para

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.