Buscar

Relatório do Vila Vicentina

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE TERAPIA OCUPACIONAL
DESENVOLVIMENTO HUMANO E OCUPAÇÃO III
 RELATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E OCUPAÇÃO III
 - VISITA AO VILA VICENTINA JÚLIA FREIRE
JOÃO PESSOA-PB
 2019
RELATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E OCUPAÇÃO III
 - VISITA AO VILA VICENTINA JÚLIA FREIRE
No dia 17 de agosto, ocorreu a primeira visita de reconhecimento do espaço ao Vila Vicentina Júlia Freire é uma instituição de longa permanência para idosos sem fins lucrativos e que funciona no bairro da Torre, em João Pessoa-PB que dispõe de um grande espaço para acomodar os idosos e uma equipe que cuida desde da saúde, bem- estar do idoso à manutenção do espaço. Possui quatro alas que os idosos são divididos por gênero: duas delas são leitos onde ficam os idosos acamando que são mais comprometidos e precisam de uma atenção e cuidado maior, devido a falta de autonomia; as outras duas são os quartos individuais. Além disso dispõe de espaços como pátio, refeitório, biblioteca, onde os idosos realizam algumas atividades de vida diária.
No processo de reconhecimento do território foi possível analisar as demandas do local e criar vínculos com alguns idosos que estavam nos ambientes externos. através dessa aproximação alguns deles expressaram a sua proximidade com a música e que ao cantarmos juntos foi notável o significado da atividade nos idosos, alguns emocionados e outros cantando junto ao grupo de alunos. Ao se aproximar de um dos idosos descobrimos que ele têm deficiência visual e conseguimos conversar com ele sobre a sua vida antes de ir morar na Instituição de longa permanência, através desse diálogo nota-se que tem a cognição preservada, pois falava com clareza da sua vida profissional e pessoal, que veio a levar muitos dos grupos se emocionarem com seus relatos.
Com isso, ao observar e se conectar com os idosos foi possível entender um pouco do cotidiano e contexto que eles estão inseridos,ou seja, como é sua rotina, seus interesses. Sendo assim, por meio do vínculo criado com os idosos e observação da instituição foi viável reconhecer demandas que o lugar apresenta,para então construir e pensar em quais intervenções seriam propostas diante das necessidades e preferências grupo de idosos .
Na segunda visita levamos as intervenções previamente planejada e ao chegar no Vila Vicentina delegamos entre o grupo quem iria ficar responsável por cada parte das três atividade planejadas para intervenção. Logo após organizamos o pátio para a execução da atividade em círculo, convidamos os idosos para o pátio para participarem das intervenções.
 Ao iniciar as atividades para auxiliar na interação e causar uma relação de conexão entre os idosos e os estudante que propuseram a atividade de apresentação que estimulava a cognição dos idosos, a apresentação ocorria com a combinação do nome da pessoa a um gesto e todo grupo reproduzia. Sendo assim, através dessa atividade proporcionou várias sensações no grupo, principalmente quando uma das idosas em vez de falar seu nome falou um sentimento positivo e todos se emocionaram.
A segunda atividade era “ Complete a música” que estimulava o resgate de memórias e a participação social através de músicas dos anos 60,70 e 80. No decorrer da atividade muitos idosos cantaram, dançaram entre sí e com o grupo de alunos, as músicas que mais fizeram sucesso foram as de forró das antigas que causa uma animação contagiante no pátio. Na última atividade proposta ocorreu um bingo adaptado que os números foram substituídos por objetos,animais, frutas e teve a participação de quase todos os idosos, alguns tiveram ajuda dos alunos por apresentar algumas limitações devido ao processo de envelhecimento. Mas todos foram super participativos e animados para ganhar os prêmios.
Portanto, a visita ao Vila Vicentina foi um divisor de águas e uma aproximação de um pouco do que é atuar como Terapeuta Ocupacional com idosos e o reconhecimento dos próprios idosos a acerca das atividades propostas foi extremamente gratificante e confirmador que estou no caminho certo. Sendo assim, apesar de todas as dificuldades e sofrimentos que os idosos enfrentam nessa fase da vida o Villa Vicentina é um lugar acolhedor que dispõe de um cuidado voltado para o idoso, ainda que possua suas limitações por ser uma instituição que vive de doações e possui vínculo com a prefeitura,universidade e faculdades de João Pessoa.

Continue navegando