Buscar

Lipidios Questões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questionário de Lipídios 
Questão 1
A propriedade físico-química dos ácidos graxos insaturados e saturados depende do numero de instauração e de carbonos na cadeia de hidrocarboneto, resultando em pontos de fusão e solubilidade diferentes. Nos os ácidos graxos saturados, quanto maior o número de carbonos na cadeia de hidrocarbonetos, maior o seu o ponto de fusão e menor solubilidade, característica das gorduras. Já quando apresenta maior numero de insaturações, menor o ponto de fusão, sendo insaturados. Essas propriedades bioquímicas conferem a dinâmica de formação dos óleos e gorduras e seus estados em temperatura ambiente. 
Questão 2
Os ácidos graxos são formados basicamente de ácidos carboxílicos e hidrocarbonetos variando de 4 á 36 átomos de carbono. Ademais, existe ácidos graxos que podem ser saturados (sem duplas ligações), monoinsaturados ( com 1 dupla ligação ) ou poli saturados ( com uma ou mais duplas ligações). Essa presença ou não de duplas ligações tem grande influência nas propriedades dos óleos e gorduras. Dessa forma, a principal diferença entre óleos e gorduras está relacionada com o conteúdo de ácidos graxos saturados ou insaturados, ou seja, os óleos tem predominância de ácidos graxos insaturados em comparação às gorduras, que tem predominância de ácidos graxos saturados. 
Questão 3
Apesar de serem congregados lipídicos participantes na constituição da estrutura da membrana plasmática e realizar diversas funções, elas diferem quanto à sua estrutura química. 
Nesse contexto, os Glicerofosfolipídios são formados por uma molécula de glicerol unida por ligações ésteres a dois ácidos graxos e a um grupamento fosfato, que contém uma porção variável X para forma os diferentes Glicerofosfolipídios. Além disso, podem apresentar cargas positivas, negativas ou neutras nesse ponto, alterando as propriedades da superfície das membranas na fixação da mesma. Ela se configura como um agregado anfifílico em decorrência da porção polar e apolar na estrutura química. Ademais, eles são degradados por fosfolipase, na qual transforma em vários agentes fisiológicos cruciais para o organismo oriundos da quebra em vários pontos do 4,5 bifosfato de Fosfatidilinositol. 
Já os Esfingolipídios são moléculas compostas por uma molécula de esfingosina (N- acetil) unidas por ligações ésteres com um ácido graxo e outro radical, sendo, carboidratos ou fosfocolina. Só a esfingosina e o ácido graxo forma-se a molécula de ceramida. Nesse sentido, o esfingolipídio apresenta três subclasses;
· A Esfingomielina que é presente na bainha de mielina possuem fosfocolina presente na ceramida.
· O glicoesfingolipidio que pode se dividir em Cerebrosídios ( 1 carboidrato ligado á ceramida ) e Globosídios ( 2 ou mais carboidratos ligado a ceramida ), presente no sistema ABO.
· Os Gangliosídios possuem oligossacarídeos polares naceramida, na qual o ultimo monossacarídeo ( beta - D- galactose) está ligado ao ácido siálico.
O esfingolipídio é degradado nos lisossomos, liberando ceramida e os carboidratos, uma vez que defeitos nas vias de degradação levam a sérias consequências á saúde, como exemplo; á doença de Tay Saky.
Questão 4
A importância dos lipídios na constituição da membrana plasmática (mosaico fluído) que é uma estrutura composta por uma dupla camada de fosfolipídios que apresenta uma região hidrofílica (extracelular) e uma região hidrofóbica (intracelular) da membrana, além de proteínas inseridas que podem ser intrínsecas ou periféricas. E também glicocálice e o colesterol, presente nas células animais, na qual confere maior grau de rigidez à membrana. Os lipídios atuam garantindo a estrutura da membrana e fornecendo fluidez e facilitando os transportes passivos; enquanto as proteínas estão relacionadas com as principais funções desempenhadas por essa estrutura celular. Entre as principais funções biológicas dos lipídios e das proteínas que integram a membrana, podemos citar;
· Definir os limites da célula.
· Garantir proteção das estruturas da célula.
· Permitir que as diferenças entre o meio externo e o meio intracelular sejam mantidos.
· Selecionar o que entra e o que sai da célula. Em virtude da capacidade de selecionar essas substâncias, possuindo permeabilidade seletiva.
· Conseguir captar sinais externos.
Outra função crucial, é atuação juntamente com as proteínas na formação de lipoproteínas, que são partículas globulares que transportam triacilglicerois, fosfolipídios e colesterol no plasma sanguíneo. 
Questão 1 - Quais são as alterações que o tamanho da cadeia e o número de insaturações promovem nos ácidos graxos, levando-se em consideração os aspectos bioquímicos?
Questão 2 - Quais as diferenças bioquímicas entre gorduras e óleos?
Questão 3 - Quais as diferenças bioquímicas existentes entre os glicerofospolipídeos e esfingolipídeos?
Questão 4 - Qual a importância biológica dos lipídeos para a constituição das membranas celulares?

Outros materiais