Buscar

pratica 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MARCIL ANTÔNIO ALVES DE BARROS
FISICA EXPERIMENTAL 
PRATICA 8
ELEMENTOS ÔHMICOS E NÃO ÔHMICOS 
1) Defina o que é um elemento ôhmico e o que é um elemento não-ôhmico
Podemos diferenciar elementos ôhmicos e não ôhmicos através da relação gráfica entre tensão e a corrente , ou seja, um resistor é ôhmico quando sua resistência não depende do valor absoluto nem da polaridade da diferença de potencial aplicada e não ôhmico se o valor da resistência depender da tensão aplicada.
Resumidamente resistores ôhmicos são aqueles que obedecem a lei de ohm ,e resistor nao ôhmicos são aqueles que não obedecem a lei de ohm.
A lei de ohm expressa a corrente elétrica em um circuito em função da diferença de potencial entre dois pontos e a resistência do circuito pela fórmula I=V/R
2) Qual a ressalva que os autores geralmente fazem a respeito dessa associação entre a referida equação e a lei de Ohm? O que diz exatamente a lei de Ohm?
A lei de Ohm afirma que a corrente que se estabelece num corpo condutor é proporcional à voltagem aplicada neste corpo. Esta lei não é uma lei fundamental como, por exemplo, a lei de Gauss. Ela descreve apenas o comportamento de uma classe grande de condutores, mas ela não vale para todos os condutores. Esta lei foi encontrada por Georg Simon Ohm e Fora o fato de a lei de Ohm não ser uma lei fundamental, ela tem a particularidade de falar de uma grandeza que, em princípio, não pode ser medida diretamente, a saber, a voltagem aplicada no corpo condutor. A voltagem aplicada no condutor é a integral de linha ⋅ d ∫ C 
∫ E .dl
A equação U = R.i é frequentemente denominada de 1ª  ei de Ohm, mas essa equação é utilizada para definir o conceito de resistência e pode ser também aplicada para materiais não ôhmicos. 
3)Faz diferença ligar de uma forma ou de outra, isto é, o valor da tensão lida pelo voltímetro será diferente se ele for ligado aos terminais do componente ou se for ligado aos terminais da fonte, em circuitos como os da Figura 2? Justifique. 
Não,não faz diferença uma vez que os valores são os mesmos
4) Explique porque a medição da tensão e da corrente sobre um dispositivo é uma forma apropriada para determinar se ele tem um comportamento ôhmico ou não-ôhmico.
Por que dá para observar nitidamente a mudança de valores 
Como num resistor Ôhmico dá para observar quando a sua resistência não depende do valor absoluto nem da polaridade da diferença de potencial aplicada 
5)Classifique os três dispositivos do vídeo em ôhmicos ou não-ôhmicos (considerando a faixa de valores de tensão aplicada a eles). Se baseie nos dados experimentais obtidos a partir do vídeo e em suas análises para justificar sua classificação. 
Diodo= Não ôhmico. Dispositivos não ôhmicos possuem um campo elétrico apontando do lado n para o lado p. Esse campo elétrico interno regula o fluxo de carga de um lado para outro da junção semicondutora, logo o fluxo de carga se move apenas em um sentido, se a fonte for conectada ao dispositivo por sinais opostos a corrente não flui. 
Resistor=ôhmico O filamento de uma lâmpada incandescente, um diodo e surpreendentemente até mesmo o resistor que você compra pela característica de ser um condutor ohmico perde essa característica quando há variações de temperatura e isso ocorre quando uma corrente grande percorre o resistor. Estes dispositivos não apresentam uma relação linear entre corrente e tensão - ou seja, quando você desenha a curva I-V, não aparece uma linha reta. 
Lâmpada= lâmpada incandescente possui comportamento não ôhmico, mas, para voltagens abaixo de 0.15 V, há uma região de ohmicidade onde este elemento possui resistência constante RL = (33 ± 2) Ω. 
Pois ela varia de acordo com o aumento ou diminuição de tensao 
vou dar um exemplo 
Um condutor ôhmico é aquele no qual a corrente elétrica (I) que o atravessa é diretamente proporcional à diferença de potencial (V) aplicada sobre ele [1]. A constante de proporcionalidade entre V e i é chamada de resistência elétrica (R): (Lei de Ohm) A análise do comportamento ôhmico de um elemento resistivo pode ser feita graficamente. Podemos diferenciar elementos ôhmicos e não-ôhmicos através da relação gráfica entre a tensão e a corrente no elemento, como exemplificado na Fig. Em um resistor ôhmico, há uma relação linear entre V e I e o gráfico resultante, chamado de curva característica, é uma reta que passa pela origem. Em um elemento não-ôhmico, a relação existente entre V e I não é linear e a curva observada não é uma reta que passa pela origem. Dentre as causas do comportamento não-ôhmico de alguns condutores estão: (i) a própria natureza elétrica do material, como é o caso dos diodos, e (ii) a ocorrência de reações químicas que alteram a natureza e/ou o comportamento do condutor, como é o caso do ar. 
 
	u(v) 
5 2 u(v)
 
0 0,05 i(A) 0 10 i(A)
Esquerda: exemplo de curva característica de um resistor ôhmico. Direita: exemplo de curva característica de um resistor não ôhmico. 
6)Considerando o seu uso em circuitos eletrônicos, você vê alguma vantagem para o comportamento exibido pelo resistor? 
Sim A grande resistência elétrica dos resistores torna esses componentes capazes de reduzir a passagem da corrente elétrica. 
Resistores são componentes eletrônicos cuja principal função é limitar o fluxo de cargas elétricas por meio da conversão da energia elétrica em energia térmica. Os resistores são geralmente feitos a partir de materiais dielétricos, de grande resistência elétrica. 
7)Explique os resultados exibidos pela lâmpada sabendo que seu funcionamento se baseia no aquecimento do filamento: quanto mais quente o filamento metálico, mais luz a lâmpada emite. 
Na medida que aumenta a faixa de valores do voltímetro /amperímetro a lâmpada aumenta sua luminosidade
A lâmpada incandescente possui em seu interior um pequeno filamento de tungstênio. Quando uma corrente elétrica passa por ele,aquece os átomos que o compõem, gerando luminosidade. Durante esse processo, grande parte da energia elétrica é transformada em calor. Isso pode ser notado pela elevação da temperatura nas proximidades de uma dessas lâmpadas quando acesas. 
8)Você acha que o resistor poderia apresentar um comportamento como o da lâmpada? Justifique. 
Sim pois como mostrado no multimetro/voltimetro na medida que se aument a a fonte de tensao variavel aumenta se tambem proporcionalmente o multimetro/voltimetron assim bem como na lampada 
9)Procure saber como é produzido um diodo de silício e tente explicar o comportamento exibido por esse dispositivo. 
O diodo é construído a partir de materiais semicondutores, como o silício ou o germânio, que são fundidos para criar uma junção PN, sendo que P representa a polaridade positiva e N, a negativa. A polaridade positiva P de um diodo é onde há falta de elétrons, sendo essa região também chamada de lacuna ou buraco 
O diodo semicondutor é um dispositivo eletrônico feito de silício ou germânio que tem como função transformar corrente alternada em corrente contínua.

Continue navegando