Buscar

AVALIAÇÃO INTERVENÇÕES NUTRICIONAIS NAS DOENÇAS DO IDOSO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO – INTERVENÇÕES NUTRICIONAIS NAS DOENÇAS DO IDOSO
1) Segundo o Estatuto do Idoso no Brasil, os indivíduos com faixa etária igual ou superior a 60 anos, de ambos os sexos, sem distinção de cor, raça e ideologia são considerados:
· Idosos
· Crianças
· Jovens
· Adolescentes
2) Complete a assertiva a seguir:
A população idosa brasileira tem aumentado consideravelmente e representa atualmente cerca de 10% da população total – em 1980 essa proporção era de 6%. O processo de envelhecimento no Brasil tem sido mais acelerado do que em outros países, resultado da rápida mudança tanto da taxa de fecundidade quanto da expectativa de vida. De fato, enquanto a população a partir dos 60 anos aumenta 87,4% entre 2010 e 2030 e 198,2% entre 2010 e 2050, a proporção da população de até 14 anos diminui 33,4% de 2010 a 2030 e 48,6% de ______________. A população em idade ativa (de 15 a 59 anos) também decresce nas projeções realizadas, 0,2% de 2010 a 2030 e 11,4% de:
· 2060 a 2070
· 2050 a 2060
· 2010 a 2050
· 2070 a 2080
3) O envelhecimento das populações se apresenta atualmente como um fenômeno:
· municipal
· estadual
· nacional
· mundial
4) Segundo Roach, com o avanço da idade e da fragilidade, o idoso possui maior risco de apresentar problemas nutricionais, pois o envelhecimento diminui a capacidade de ingerir, digerir, absorver, e metabolizar os:
· nutrientes do alimento
· organismo
· gorduras
· sangue
5) Complete a afirmativa abaixo:
“A _________ como causa de mortes em idosos começou a ser considerada recentemente, além disso, foi demonstrado que a sazonalidade também aumenta a concentração de óbitos”.
· nutrição
· desnutrição
· bulimia
· anorexia
6) Mesmo considerando que a medida de peso isolada não é um bom indicador do estado nutricional para a população idosa, esta medida é útil, pois permite verificar a velocidade de perda de peso no decorrer do:
· intervenção
· cirurgia
· tratamento
· plano de ação
7) O IMC é um bom indicador do estado nutricional do idoso e consiste em uma medida secundária obtida através de duas medidas primárias: peso (kg) dividido pela estatura (m) ao quadrado. O IMC quando se apresenta com valores superiores às faixas de normalidade representa um aumento no risco de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes, enquanto um valor inferior à estas faixas associam-se positivamente com doenças infecciosas e:
· fome
· ansiedade
· estresse
· depressão
8) Especialmente nos países ocidentais, vem crescendo o número de idosos que sofrem de condições crônicas e verifica-se que as DCNT são responsáveis pelas principais causas de:
· morte
· saúde
· doença
· internação
9) Complete a afirmativa abaixo:
“No ano de _____, 30% da população brasileira declarou ter pelo menos uma DCNT. A proporção destas doenças aumenta com a idade: 75,5% entre os idosos em contraste com 9,3% na faixa etária de 0 a 14 anos, sendo que as DCNT mais prevalentes são a hipertensão arterial, diabetes, e as cardiopatias”.
· 2009
· 2003
· 2005
· 2007
10) A educação nutricional na população idosa é mais difícil, pois nesta fase da vida, estes indivíduos já têm seus hábitos alimentares arraigados, o que pode dificultar a aceitação de mudanças. Pode-se afirmar que o texto é:
· Verdadeiro
· Falso

Continue navegando