Buscar

Síndromes Hemorrágicas na Gravidez

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Síndromes Hemorrágicas na Gravidez
1. O que é Abortamento?
Aborto é o processo de eliminação do produto da concepção, com peso menor ou igual a 500 gramas, no período anterior a 22ª semana de gestação. A sua Ocorrência no mundo é significativa, em torno de quarenta milhões de abortos por ano, implicando em graves riscos à saúde da mulher.
Segundo a idade gestacional, o abortamento pode ser classificado como precoce quando ocorre até a 13ª semana e tardio no período entre a 13ª e a 22ª semanas. Quando se considera a intenção do aborto, esse pode ser: espontâneo sem a ação intencional de interrupção da gravidez ou aborto induzido (provocado) com utilização de manobras mecânicas ou químicas que visem a interrupção da gravidez indesejada. O Código Penal brasileiro só permite tal procedimento diante de violência sexual ou risco de morte para a gestante. O aborto terapêutico é realizado com indicação médica e legal.
2. O que é gravidez ectópica?
Corresponde à implantação e desenvolvimento do ovo embrionário fora da cavidade uterina. Pode ocorrer na cavidade abdominal, nas tubas uterinas ou até mesmo nos ovários e é responsável por um fenômeno hemorrágico no primeiro trimestre de gestação. O diagnóstico precoce e a rápida assistência à gestante são essenciais para a sua evolução, que, frequentemente, se manifesta como quadro abdominal agudo acompanhado de falência circulatória, necessitando de medidas precisas e urgentes.
3. O que é placenta prévia?
É a implantação da placenta, inteira ou parcialmente, no segmento inferior do útero a partir da 22ª semana. Essa implantação pode ser classificada em total (quando a placenta recobre toda a área do orifício interno do colo do útero), parcial (quando a placenta recobre parcialmente o orifício cervical uterino) e marginal (quando a margem da placenta atinge a borda do orifício interno sem ultrapassá-lo.
4. O que é o descolamento prematuro da placenta?
O descolamento prematuro da placenta (DPP), também denominado abruptio placentae, consiste na separação repentina da placenta normalmente inserida no corpo uterino após a 22ª semana de gestação, sendo uma importante causa da hemorragia na segunda metade da gestação. O DPP é uma situação grave que atinge de 0,5 a 3,0% das gestações, contribuindo para o aumento da morbidade e da mortalidade materna e correspondendo a mais de 25% dos óbitos perinatais.

Outros materiais