A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
Avaliação 01084_70 - EAD

Pré-visualização | Página 3 de 5

situação marque a alternativa que indica o valor da despesa com a folha de pagamento:​​​​​​​
· 91.904,00
Nesta questão devemos considerar o total de salários e horas extras e a partir deste total aplicar os percentuais de 20% e 8%, que são de responsabilidade da empresa. O INSS (11%) e o IR retido na fonte são pagos pelo empregado, portanto não fazem parte do custo da folha de pagamento para o empregador.  
5. O Sistema “S” é composto por entidades privadas que prestam serviços de interesse público e são fomentadas pelo Estado através de contribuição parafiscal compulsória paga por empresas nacionais. Inicialmente, foram criadas 4 entidades vinculadas ao setor da indústria e comércio, cujos objetivos relacionavam-se à educação e integração social dos trabalhadores de tais setores (SENAI, SESI, SESC, SENAC). Com a constituição Federal de 88, houve a criação de outras entidades paraestatais que compõem o “Sistema S” não vinculados, porém, ao sistema indústria e comércio que são: SEBRAE, SENAR, SEST, SENAT e SESCOOP. Com base nestas informações, identifique a alternativa correta, relacionando o serviço com o objetivo destas entidades: 
· O SESC – Serviço Social do Comércio tem por objetivo planejar e executar direta ou indiretamente, medidas que contribuam para o bem-estar social e a melhoria do padrão de vida dos comerciários e suas famílias, e, bem assim, para o aperfeiçoamento moral e cívico da coletividade.
1. Em relação ao auxílio-doença, é correto fazer a seguinte afirmação:
· O empregado que se afastar por mais de seis meses não terá direito a férias.
2. O salário-maternidade é um benefício concedido aos segurados que acabaram de ter um filho. É um importante benefício que objetiva auxiliar a família durante os primeiros meses de vida da criança. Em relação a este benefício, é INCORRETO afirmar que:
· Mães adotivas não são elegíveis ao salário-maternidade.
3. Em relação ao auxílio-reclusão:
· O auxílio-reclusão é um benefício devido aos dependentes de segurados que foram condenados em regime fechado e em alguns casos de regime semiaberto
4. O seguro-desemprego está previsto na Constituição Federal, Artigo 7º, em casos de desemprego involuntário. É um dos mais populares e importantes benefícios sociais. Em relação a ele, assinale a alternativa correta.
· Em relação ao seguro-desemprego formal, para que o segurado tenha direito a receber cinco parcelas desse benefício, deve comprovar vínculo empregatício junto a uma pessoa jurídica por, pelo menos, 24 meses.
5. A pensão por morte é um benefício pago aos dependentes do segurado do INSS que falecer ou, em caso de desaparecimento, tiver sua morte presumida declarada judicialmente. Em relação a este benefício, é correto fazer a seguinte afirmação:
· Se o óbito ocorrer depois de vertidas 18 contribuições mensais pelo segurado e pelo menos dois anos após o início do casamento ou da união estável, e o cônjuge tiver menos de 21 anos, a duração do benefício será de três anos.
1. Quais encargos incidirão sobre o adicional por periculosidade?
· INSS, FGTS e IRRF.
 
2. Observe as afirmativas abaixo, verifique qual é a correta e escolha a adequada:
I - Os 15 primeiros dias de afastamento por acidente de trabalho terão encargos de INSS, IRRF e FGTS.
II - O período de afastamento decorrente do afastamento previdenciário, por acidente de trabalho, terá encargos de INSS, IRRF e FGTS.
III - A complementação até o valor do salário, do empregado afastado por acidente de trabalho, receberá apenas encargo de IRRF.
· I e III estão corretas.
3. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) foi um projeto criado pelo Governo Federal e instituído pela Lei nº 4.923/65. Sobre o CAGED, é correto fazer a seguinte informação:
· As empresas e instituições equiparadas a empresas, regidas pela CLT, ficarão obrigadas a informar no CAGED toda e qualquer movimentação no quadro de funcionários.
4. Não são obrigações do empregador:
· Conceder reajuste salarial anual de acordo com a inflação do ano anterior.
5. O que é RAT?
· O percentual que mede o risco da atividade econômica.
1. No Brasil, no que diz respeito tanto à contabilidade quanto às partes tributária, trabalhista e previdenciária, diversas mudanças nas organizações vêm ocorrendo nos últimos anos. Algumas delas estão relacionadas com as próprias práticas das empresas, outras são impostas pelo governo. Observa-se que o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social), imposto pelo governo, é uma dessas práticas que modificou vários aspectos. Entre as alternativas a seguir, qual pode ser considerada uma mudança crucial desse processo?​​​​​​​
· O e-Social visa integrar processos, permitindo a modernização do ambiente empresarial brasileiro.
2. O e-Social pode ser considerado um sistema inovador porque, em alguns casos, as informações de origem tributária, trabalhista e previdenciária acabavam sendo enviadas por meio eletrônico, porém de forma separada, gerando dificuldade em seu cruzamento. Outro problema eram as informações geradas em meio físico, o que dificultava também a sua guarda por parte dos responsáveis. Isso ocorria porque, algumas vezes, o processo de guarda dos documentos é muito longo. Com base nessa afirmação, questiona-se qual é o prazo comum para o arquivamento das informações relacionadas com recursos humanos e como ficarão com a adoção do e-Social? Assinale a alternativa correta.
· O prazo é de 30 anos e agora ficarão sob guarda digital domínio público, de forma segura e sem custo para o empresário.
3. A implementação do e-Social tem várias funções. Assim, pode-se dizer que o e-Social é um instrumento que unifica a prestação de informações destinadas à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas das empresas. Adicionalmente, o e-Social tem como finalidade a padronização dos processos, sua transmissão, validação, armazenamento e distribuição em ambiente nacional. Entre as alternativas a seguir, qual pode também ser entendida como um dos objetivos do e-Social?​​​​​​​
· Ser um sistema para a escrituração digital, contendo informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.
4. As informações unificadas pelo e-Social oferecem vantagens para vários públicos. O primeiro deles é o governo, já que o projeto do sistema faz parte da modernização do ambiente empresarial do Brasil visando, entre outras questões, a elaboração e o envio de informações para o Fisco. Assim, seria mais fácil a questão do cruzamento e da verificação das informações. Adicionalmente, para as empresas os processos também seriam facilitados, evitando retrabalhos e até multas. O trabalhador também teria vantagens. Assinale a alternativa que contém uma dessas vantagens.​​​​​​
· Mais transparência em relação aos direitos trabalhistas e previdenciários, bem como informações de contratos de trabalho.
5. A implementação do e-Social é um processo que vem ocorrendo desde 2014 com a promulgação do Decreto n.º 8.373/2014. Inicialmente, para a implementação do e-Social, foram criados uma grande força-tarefa e um Comitê Diretivo próprio com o envolvimento de diversas instituições com premissas próprias, uma vez que seria necessário a integração de diferentes sistemas que antes atuavam de forma isolada. Qual dos objetivos a seguir pode ser associado corretamente ao Comitê do e-Social?​​​​​​​
· Promover a integração com os demais módulos do sistema.
1. Todo empregado, urbano, rural, inclusive doméstico, tem direito ao descanso semanal remunerado (DSR), de 24 (vinte e quatro) horas consecutivas, preferencialmente aos domingos e nos limites das exigências técnicas das empresas, nos feriados civis e religiosos, de acordo com a tradição local. Diz o artigo 67 da CLT que será assegurado a todo empregado descanso semanal de 24 (vinte e quatro) horas consecutivas, o qual, salvo motivo de conveniência pública ou necessidade imperiosa do serviço, deverá coincidir com o domingo, no todo ou em parte (CLT, 2018). Qual a obrigação do empregador em relação ao DSR?
· O empregador é obrigado

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.