Buscar

Exercício fixação 03 - História, Filosofia e Sociologia da Educação - FAEL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO: Como princípio de democracia, Freire propõe uma educação com base no diálogo, desprovida de opressão e violência. Isso reflete em muitos aspectos o momento histórico vivido - Regime Militar. Ele critica a educação tradicional, chamando-a de “educação bancária”, ou seja, os alunos são méritos depositários do saber. De acordo com a concepção freireana, ninguém educa ninguém e ninguém se educa sozinho, pois a educação é um ato de amor e de comunhão entre os homens. Considerando os estudos de Paulo Freire e seu modo de pensar a educação, analise as asserções a seguir:
I-Na concepção de Paulo Freire, professor e aluno são entendidos como sujeitos ativos do conhecimento.
II-Na concepção freireanao professor é aquele que coordena os debates e consegue adaptar o encaminhamento da aula conforme as necessidades e características do grupo, permitindo que o aluno participe ativamente.
III-Para Freire, por meio de grupos de discussões, conversas e entrevistas são selecionadas “palavras geradoras” (provenientes do cotidiano dos alunos) para engatilhar o estudo da língua portuguesa e demais disciplinas. É correto o que se afirma em:
RESPOSTA: Todas as alternativas.
QUESTÃO: Para melhoria na educação brasileira, são inúmeros os pontos a serem pensados. Além de todas as questões políticas e burocráticas, precisamos considerar que, em uma sociedade de informação, as metodologias e formas de aprender precisam ser reavaliadas. Gadotti (2000), pautado nas ideias de Jacques Delore (1998), faz uma reflexão sobre a educação do futuro. O autor aponta alguns princípios que devemos seguir para caminhar na educação do século XXI: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntos; aprender a ser. Considerando estes quatro pilares, analise as asserções a seguir sobre os princípios destes e, assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( )Aprender a fazer tem como princípio: competência para enfrentar situações. Trabalho em equipe. Vai além da qualificação profissional (lembrando que muitos dos afazeres hoje são substituídos por máquinas).
( )Aprender a conhecer tem como princípio: competência para enfrentar situações. Trabalho em equipe. Vai além da qualificação profissional (lembrando que muitos dos afazeres hoje são substituídos por máquinas).
( )Aprender a viver juntos tem como princípio: viver em conjunto. Administrar conflitos. Participar de projetos comuns.
( )Aprender a fazer tem como princípio: aprender a compreender, a pensar. Reinventar o pensar e reinventar o futuro. É mais do que aprender a aprender.
( )Aprender a ser tem como princípio: desenvolvimento pleno do ser humano: criatividade, espiritualidade, inteligência, iniciativa, pensamento autônomo e crítico, entre outros fatores. Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
RESPOSTA: V F V F V.
QUESTÃO: No desenvolvimento de seus estudos, Paulo Freire acreditava que a própria nomenclatura utilizada no ambiente escolar era uma forma de dominação e opressão, por isso, em seu método de alfabetização de adultos, sugeriu uma mudança de nomes. Considerando esta mudança, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que NÃO corresponde a nova nomenclatura proposta por Freire:
RESPOSTA: O Programa é chamado de Situações emergenciais.
QUESTÃO: “Emilia Ferreiro (apud NOVA ESCOLA, 1995) utiliza-se das teorias de Piaget e as transfere para o estudo do processo de alfabetização de crianças, chegando a conclusão de que uma criança pode ser alfabetizada espontaneamente, desde que esteja em um ambiente estimulador e propício.” (Livro da Disciplina, FAEL, 2014). Para ela, a alfabetização pode acontecer dentro de quatro fases: pré-silábica, silábica, silábico-alfabética e alfabética. De acordo com estas quatro fases, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( )Na fase pré-silábica a criança tem sua própria interpretação da letra e atribui um valor silábico associado ao seu pré-conhecimento.
( )Na fase silábica a criança tem sua própria interpretação da letra e atribui um valor silábico.
( )A fase silábico-alfabética oscila entre a fase silábica e alfabética. Faz sílabas completas com mais frequência.
( )Na fase silábico-alfabética a criança não relaciona a fala com a escrita. Escreve a letra que lhe soou mais “simpática”.
( )A fase alfabética caracteriza-se pelo não domínio do valor das letras e das sílabas. Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
RESPOSTA: F V V F F.
QUESTÃO: Em 1848, Marx e Engels, lançaram O manifesto comunista e publicaram, trinta anos depois, os escritos de O capital. Em linhas gerais, a teoria marxista acredita que a sociedade é formada por duas classes principais: a dominante e a dominada. De acordo com esta divisão da sociedade, analise as asserções a seguir:
I-A classe dominante seria aquela formada pela burguesia, aquela que detém o poder e o capital (a riqueza).
II-A classe dominada seria formada pela grande massa de trabalhadores que vendem a sua mão de obra por um mísero salário.
III-Esta divisão de classes na sociedade ocorria apenas para estudos, pois independente da classe ocupada pelos cidadãos, todos viviam em harmonia, tendo divisão igualitária de bens e recursos materiais. É correto o que se afirma em:
RESPOSTA: I e II.
QUESTÃO: Na Pedagogia Histórico-Crítica, surge um método de aprendizagem pautado em cinco passos: prática social, problematização, instrumentalização, catarse e prática social. Todos estes passos pretendem alcançar os objetivos a que se propõe a educação histórico-crítica e, neste caminho, Saviani (2008) define que a tarefa dessa proposta pedagógica implica em três itens. Considerando esta classificação de Saviani, analise as asserções a seguir:
I-Provimento das formas mais desenvolvidas em que se expressa o saber objetivo produzido historicamente, reconhecendo as condições de sua produção e compreendendo as suas principais manifestações, bem como as tendências atuais de transformação.
II-Conversão do saber objetivo em saber escolar, de modo que se torne assimilável pelos alunos no espaço e tempo escolares.
III-Identificação de meios necessários para que os alunos não apenas assimilem o saber objetivo enquanto resultado, mas aprendam o processo de sua produção, bem como as tendências de sua transformação. É correto o que se afirma em:
RESPOSTA: II.
QUESTÃO: (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA – CONCURSO PÚBLICO EDITAL nº 1/2016 - DOCENTES) “A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine” (DURKHEIM, Émile. Educação e sociedade apud PILETTI e PRAXEDES. Sociologia da educação – do positivismo aos estudos culturais, 2010, p. 28).
Marque a alternativa CORRETA:
RESPOSTA: Durkheim defendia que a educação é o processo pelo qual as regras sociais e morais são perpetuadas de geração para geração, configurando suas características fundamentais: ser coercitiva e exterior ao indivíduo.
QUESTÃO: Um dos processos derivados do colonialismo foi a desterritorialização e reterritorialização da cultura africana a partir do escravismo, ou seja, o fluxo cultural derivado da escravização de africanos para o continente americano. Ao falarmos de desterritorialização e reterritorialização da cultura africana no Brasil, devemos levar em consideração alguns fatores. Considerando estes fatores, analise as asserções a seguir:
I-Devemos considerar que os grupos africanos que foram forçosamente trazidos da África para a América, a partir do século XIX, tiveram suas culturas constituídas antes do contato com os europeus.
II-É imprescindível conhecer a história e a cultura dos povos africanos não apenas a partir de sua inserção no sistema colonial, mas, sobretudo, a partir da reconfiguraçãode elementos estruturantes das culturas dos povos africanos na diáspora, considerando suas permanências e transformações a partir das interações que se instauraram no período colonial.
III-A tese da existência de uma matriz cultural africana que se diversifica de acordo com os contextos históricos, geográficos e econômicos do continente africano, pode ser aplicada para outros contextos que receberam um contingente significativo de africanos escravizados, ou seja, também na América é possível verificar uma (re) elaboração da matriz cultural africana. É correto o que se afirma em:
RESPOSTA: Todas as alternativas.
QUESTÃO: Para o Construtivismo, o saber, como o próprio nome diz, é construído pelo aluno mediante formulação de hipóteses e a resolução do problema. O aluno socializa-se, busca, investiga e a “socialização da criança é ao mesmo tempo o processo de sua individualização, de formação de sua personalidade” (ARIAS; YERA, 1996, p. 11)”, (apud Livro da Disciplina, FAEL, 2014). Considerando este contexto sobre o Construtivismo, analise as sentenças a seguir e assinale V se for verdadeira e F se for falsa:
( )Nesta perspectiva, o papel do professor é de transmitir o conhecimento.
( )No Construtivismo a avaliação é construída ao longo das aulas, por isso as provas não fazem parte de sua proposta inicial.
( )Nesta perspectiva a prova tem um peso maior do que as aplicadas na Escola Tradicional.
( )No Construtivismo a avaliação deve ser realizada por uma pessoa de fora do cotidiano de sala de aula (uma coordenadora, por exemplo, como já acontecia na Escola Tradicional).
( )Nesta perspectiva, o papel do professor não é de transmitir o conhecimento, mas estimular o aluno a ir em busca de sua autonomia intelectual. Ele é um “instigador”. Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
RESPOSTA: F V F F V.
QUESTÃO: Em pleno período do Regime Militar, surge, um novo pensamento educacional: a Pedagogia Histórico-Crítica. Podemos assinalar seu marco teórico em 1979. Esta prática é assim chamada por seu principal representante, por motivos simples: histórico por se tratar de um pensamento que acredita que a educação tem o poder de interferir na sociedade e pode ser agente de transformação da história; e crítica por se tratar de uma perspectiva consciente de sua ação educacional na sociedade. Considerando este contexto, assinale a alternativa que apresenta o nome do principal representante desta Pedagogia:
RESPOSTA: Dermeval Saviani.

Continue navegando