Buscar

Prova presencial regular ESTRATÉGIA EMPRESARIAL (Ale)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova presencial regular
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
1 ) O macroambiente é o contexto que envolve a organização externamente, composto por vários segmentos. Em qual segmento está inserida a variável composição da força de trabalho? Assinale a alternativa correta.
A ) Ambiente demográfico.
B ) Ambiente econômico.
C ) Ambiente tecnológico.
D ) Ambiente político/legal.
E ) Ambiente sociocultural.
2 ) Assinale a alternativa que completa a seguinte frase:
Nas empresas, ao se deparar com decisões globais e transformá-las em programas de ação, interpretando a missão e os objetivos fundamentais do negócio, traduzindo-os em meios de ação para transformá-los em execução, o administrador deve possuir uma visão ____________.
A ) operacional e de marketing.
B ) estratégica e mercadológica.
C ) operacional.
D ) estratégica e de produção.
E ) tática.
3 ) Qual ferramenta realiza uma análise do cenário, considerando os ambientes externo e interno de uma empresa, sendo usada como base para a gestão e o planejamento estratégico? Assinale a alternativa correta.
A ) Análise dos concorrentes.
B ) Análise das cinco forças de Porter.
C ) Análise PEST.
D ) Análise do ciclo de vida.
E ) Análise SWOT.
4 ) Como podemos definir indivíduos ou grupos capazes de afetar ou serem afetados pelos resultados estratégicos alcançados e que, portanto, possuem algum tipo de interesse na organização? Assinale a alternativa correta.
A ) Colaboradores.
B ) Acionistas.
C ) Stakeholders.
D ) Sócios majoritários.
E ) Fornecedores.
5 ) O que é decisão estratégica? Assinale a alternativa correta.
A ) Decisão estratégica se refere ao processo de formulação das estratégias e verificação dos recursos disponíveis para a implementação e definição de quais recursos se aplicam mais adequadamente à escolha.
B ) Decisão estratégica diz respeito ao pensamento de como utilizar os meios ou recursos disponíveis a fim de alcançar um resultado favorável.
C ) Decisão estratégica se refere à utilização eficiente de recursos disponíveis, aumentando a produtividade de um indivíduo ou empresa.
D ) Decisão estratégica é o processo de escolha de uma opção em detrimento de outras, sendo a opção escolhida a melhor alternativa para que uma organização atinja algum resultado.
E ) Decisão estratégica é a avaliação de resultados, por meio de uma comparação com o que foi planejado e, se for necessário, resulta em ações corretivas para atingir os objetivos propostos.
6 ) Valor pode ser definido como o montante que as pessoas estão dispostas a pagar pelo produto ou serviço fornecido por uma empresa. Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta o conceito de cadeia de valor.
A ) Ideia de que os recursos internos da organização são os principais fatores de competição.
B ) Conjunto de experiências profissionais, valências e heurísticas dos recursos humanos, tanto na perspectiva do indivíduo como na perspectiva do grupo e da organização.
C ) Conjunto de atividades criadoras de valor, desde fontes de matérias-primas básicas, passando por fornecedores de componentes, até o produto final entregue ao consumidor.
D ) Modelo que diz respeito a saber ser, conviver e agir na empresa, ações que resultam em atitudes desejadas e contribuem para a formação de lideranças e para o fortalecimento da imagem organizacional.
E ) Processos, funções, tecnologias e pessoas que tornam possível a uma empresa entregar produtos e serviços de alta qualidade com velocidade, eficiência e um serviço de elevado nível ao cliente.
7 ) Um conjunto de hipóteses quantitativas e qualitativas sobre características, condições e fatores predominantes no ambiente externo, que podem afetar as estratégias de uma organização e, assim, condicionar seus planos de ação, operações e resultados é o conceito de:
A ) Estratégia empresarial.
B ) Delineamento de uma ideia.
C ) Cenário.
D ) Metas.
E ) Objetivos.
8 ) A formulação de estratégias, as projeções e as seleções estratégicas levam as organizações à realização de seus objetivos. A análise das questões críticas se refere ao estudo da situação atual da organização e à formulação das estratégias adequadas. Assinale a alternativa que apresenta questões críticas para a formulação da estratégia.
A ) Quais são os propósitos e os objetivos da organização? Como estabelecer políticas de apoio à estratégia? Qual rumo a organização está tomando?
B ) Quais são os propósitos e os objetivos da organização? Qual rumo a organização está tomando? O que pode ser feito para alcançar os objetivos organizacionais de forma mais efetiva no futuro? Como criar uma cultura corporativa e clima de trabalho que conduzam à implementação da estratégia de maneira bem-sucedida?
C ) Como desenvolver uma organização capaz de executar a estratégia com sucesso? Que fatores ambientais críticos a organização está enfrentando? O que fazer para associar a estrutura de recompensas à realização dos resultados programados?
D ) Quais são os propósitos e os objetivos da organização? Qual o rumo que a organização está tomando? Que fatores ambientais críticos a organização está enfrentando? O que pode ser feito para alcançar os objetivos organizacionais de forma mais efetiva no futuro?
E ) Como desenvolver orçamentos que direcionam os recursos para atividades internas críticas e para o sucesso estratégico? O que pode ser feito para alcançar os objetivos organizacionais de forma mais efetiva no futuro? O que fazer para associar a estrutura de recompensas à realização dos resultados programados?
9 ) A matriz BCG tem duas dimensões: a primeira é relativa ao crescimento do mercado; a segunda, à participação relativa de mercado. Ela se refere à participação de mercado da empresa em relação à de seu maior concorrente. Assim, assinale a alternativa em que identificamos a representação dos quadrantes da matriz.
A ) Clientes, concorrentes, fornecedores e substitutos.
B ) Vaca leiteira, clientes, concorrentes, estrela.
C ) Ponto de interrogação, pontos fracos, pontos fortes e fornecedores.
D ) Pontos fracos, pontos fortes, oportunidades e ameaças.
E ) Ponto de interrogação, estrela, vaca leiteira e abacaxi.
10 ) Opinião pública favorável às atividades da organização; consumidores contentes e fiéis à marca; chegada de produtos/serviços similares e mais baratos; mudança de hábitos do público-alvo. Tudo isso representa quais fatores não controláveis que precisam ser avaliados pela organização?
A ) Ameaças e oportunidades.
B ) Catalisadores e ofensores.
C ) Ameaças e catalizadores.
D ) Fatores atuais e fatores futuros.
E ) Ofensores e fatores futuros.
11 ) Quais são as atividades-meio da cadeia de valor de uma empresa?
Assinale a alternativa correta.
A ) Infraestrutura empresarial; aquisição de insumos; marketing e vendas; logística interna.
B ) Infraestrutura empresarial; gerenciamento de recursos humanos; desenvolvimento de tecnologias; aquisição de insumos.
C ) Infraestrutura empresarial; logística interna; operações, marketing e vendas.
D ) Infraestrutura empresarial; marketing e vendas; aquisição de insumos; desenvolvimento de tecnologias.
E ) Infraestrutura empresarial; logística interna; gerenciamento de recursos humanos; marketing e vendas.
12 ) Qual a principal competência organizacional da empresa Petrobras?
Assinale a alternativa correta.
A ) Gestão de logística.
B ) Gestão da inovação.
C ) Velocidade de lançamento de novos produtos.
D ) Gestão participativa.
E ) Tecnologia de produção em águas profundas.

Outros materiais