A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
PROVA1 GESTAO QUALIDADE SERV.HOSPITALAR

Pré-visualização | Página 1 de 2

1-Para os resíduos destinados à reciclagem ou à reutilização, a identificação deve ser feita nos recipientes e nos abrigos de guarda de recipientes, por meio da utilização do código de cores, suas respectivas nomeações e dos símbolos indicados para cada tipo de material reciclável. Considerando a classificação dos resíduos por cores de embalagem, assinale a alternativa CORRETA:
A)Resíduos perigosos são ordenados em embalagens de cor vermelha.
B)Resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde são armazenados na embalagem de cor branca.
C)Os resíduos radioativos são acondicionados em embalagem de cor marrom.
D)Os vidros são acomodados em embalagens de cor azul.
2-Nossa Constituição estabelece que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. O direito universal à saúde, garantido pela Constituição, reflete uma conquista da sociedade que ocorreu graças a um processo histórico de lutas e movimentos sociais. As políticas públicas são desenvolvidas pelo Estado para assegurar o direito à cidadania, e são constituídas por um conjunto de planos, programas, ações e atividades que integram uma rede regionalizada e hierarquizada, constituindo um sistema único. Sobre os princípios do SUS, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Princípios Doutrinários.
II- Princípios Organizativos.
( II ) Hierarquização.
( I ) Integralidade.
( II ) Descentralização.
( II ) Participação Social.
( I ) Equidade.
( I ) Universalidade.
(II ) Regionalização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BASSINELLO, Greice. Saúde Coletiva, São Paulo: Pearson, 2014.
A)II - I - I - II - II - I - II.
B)II - I - II - II - I - I - II.
C)I - II - I - II - I - II - I.
D)I - II - II - I - II - II - I.
3-Para fazer frente ao serviço de atendimento à saúde pública, objetivando melhor atendimento aos usuários, existem os serviços de assistência direta ao paciente, que estão divididos em setores. Considerando o contexto apresentado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A assistência ambulatorial é entendida como o atendimento realizado ao usuário sem a necessidade de internação hospitalar.
( V ) O pronto-socorro é o local dos atendimentos que são classificados como urgência e emergência.
( F ) A unidade de internação atende pacientes que necessitam de procedimentos cirúrgicos e necessariamente deve estar equipada com salas cirúrgicas, e ter sala de apoio, tais como de recuperação e de equipamentos.
( F ) O centro cirúrgico está representado por unidades hospitalares, que são utilizadas em situações de atendimentos de pacientes em estado grave ou de risco, em que o quadro apresenta necessidade de monitoramento de assistência médica ininterrupta.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)V - V - F - F.
B)F - V - F - V.
C)F - F - V - V.
D)V - F - V - V.
4-Doenças inesperadas acontecem para muitas pessoas, e estas devem procurar atendimento em hospitais para a cura das enfermidades, assim como os serviços de assistência direta ao paciente que se concentram em diversos locais. De acordo com os serviços que fazem parte do grupo de assistência direta, assinale a alternativa CORRETA:
A)Tomografia computatorizada, radiologia, ressonância magnética e ultrassonografia.
B)Unidade de tratamento intensivo, centro cirúrgico e obstétrico.
C)Serviços de análises clínicas, diagnóstico por imagem e banco de sangue.
D)Serviço hospitalar, material esterilizado e serviços médicos.
5-Muitas situações em um ambiente de saúde pode gerar graves problemas, principalmente algum tipo de contágio nas pessoas que estão em atendimento. Sobre as críticas na integração das práticas de saúde, assinale a alternativa CORRETA:
A)Pode-se considerar que as práticas de infração são observadas sem critérios de avaliação.
B)Uma das maiores críticas é que as pessoas possuem um atendimento que não abrange todo o sistema hospitalar.
C)As críticas quanto ao atendimento fortalecem que a interação, que é bem praticada pelos atendentes aos clientes no ambiente hospitalar.
D)Uma das maiores críticas é que o foco é no atendimento geral e não na pessoa.
6-Na década de 1990, o foco da hotelaria hospitalar esteve ligado à estrutura física da instituição de saúde. Já nos anos 2000, foram introduzidos novos softwares e tecnologia, e a maior parte dos programas de acreditação começou a ser implementada, acelerando a profissionalização dos serviços de hotelaria. Atualmente, a valorização do ambiente está em evidência, assim como o foco das atenções sobre as pessoas (BOERGER, 2017). Considerando a evolução da hotelaria hospitalar nos anos 2000, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BOERGER Marcelo. Hotelaria Hospitalar: implantação e gestão. Curitiba: Intersaberes, 2017.
A)Os avanços tecnológicos são significativos para os hospitais.
B)Os quartos sofrem modificações e ganham novas acomodações para uma hospedagem mais confortável, moderna e acolhedora.
C)A arquitetura exerce um importante papel na hotelaria hospitalar, oferecendo um novo cenário de hospedagem e infraestrutura nos serviços de saúde, e o profissional hoteleiro é fundamental nesse cenário.
D)São feitos investimentos em equipamentos de ponta, como também em programas gerenciais hospitalares.
7-O Sistema Único de Saúde é composto por diferentes partes, que têm a finalidade de promover a saúde e melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. É um sistema público, organizado e orientado, disponível para qualquer tipo de pessoa. A constituição certifica que a saúde é um direto de todos e um dever do Estado. Contudo, por décadas, o sistema de saúde atravessou mecanismos evolutivos cujos atributos foram assinalados pelas tendências políticas e econômicas, cada uma de seu tempo. Sobre os fatos que marcaram o Sistema Único de Saúde em nosso país, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O indivíduo que tinha influência nas questões sociais e econômicas recebia assistência em casos de epidemias e endemias. Não era tida como principal prioridade a política de saúde.
(F ) As normas adotadas na política de saúde regulamentaram e definiram as ações e estabeleceram os critérios e diretrizes ao Sistema Único de Saúde.
(V ) Houve evolução na política de saúde simultaneamente com a política econômica e social do país, baseada no capitalismo nacional e motivada pelo capitalismo internacional.
( V ) Baseada na medicina curativa e lucrativa, a assistência de saúde foi desenvolvida com base na previdência social.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)F - V - F - F.
B)V - F - V - V.
C)F - F - V - V.
D)V - F - V - F.
8-No Brasil, existem áreas endêmicas. A título de exemplo, pode ser citada a febre amarela, comum na Amazônia. No período de infestação da doença, as pessoas que viajam para tal região precisam ser vacinadas. A dengue é outro exemplo de endemia, pois são registrados focos da doença em um espaço limitado, ou seja, ela não se espalha por toda uma região, ocorre apenas onde há incidência do mosquito transmissor da doença. Sobre o tipo de situações de doenças, classifique V para a sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Uma doença é considerada uma epidemia quando há número de casos acima do esperado em diversas localidades.
( V ) A endemia é uma doença localizada em um espaço limitado denominado faixa endêmica. Isso quer dizer que endemia é uma doença que se manifesta apenas numa determinada região, de causa local.
( F ) Uma doença é considerada uma endemia quando há número de casos acima do esperado em diversas localidades.
( F ) A epidemia é uma doença localizada em um espaço limitado denominado faixa epidêmica. Isso quer dizer que epidemia é uma doença que se manifesta apenas numa determinada região,