Buscar

Aap3 - Cultura Corporal do Movimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aap3 - Cultura Corporal do Movimento
1)
Os jogos e brincadeiras devem fazer parte do cotidiano das crianças da educação infantil. Através deles, a criança pode estimular o desenvolvimento do seu raciocínio lógico, da cooperação, criatividade, coordenação, imaginação e socialização. Através do jogo pode-se oportunizar aos alunos aprenderem a respeitar regras, discutir, inventar, criar e transformar o mundo onde estão inseridos. Isso porque o jogo constitui-se em uma atividade organizada por um sistema de regras, na qual se pode ganhar ou perder.
HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1980.
 
Desta forma, levando em consideração a brincadeira e o jogo como sendo uma ferramenta extremamente importante para a interação social, tendo em vista que por meio deles a criança aprende sobre ela mesma, sobre o outro e sobre o mundo ao seu redor, analise as afirmativas a seguir:
I - A brincadeira constitui um incentivo ao desenvolvimento de novas habilidades e à busca de novas explicações, pois, para as crianças, é sempre mais agradável trabalhar sobre situações imaginárias e hipotéticas, seguindo determinadas regras.
II - Nos jogos, a criança começa a estabelecer e entender regras constituídas por si e/ ou pelo grupo. Desse modo, estará elaborando e resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de entender pontos de vista diferentes do seu ou de fazer-se entender e de coordenar o seu ponto de vista com o do outro.
III – Tanto os jogos quanto as brincadeiras apresentam regras pré-definidas que devem ser respeitadas rigorosamente para o bom desenvolvimento da atividade, isto faz com que ambos tenham características extremamente semelhantes.
IV -  O jogo se apresenta como uma atividade de natureza voluntária, tendo um fim em si mesmo e com regras obrigatórias, porém podendo ser combinadas previamente.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a) I, II e III, apenas.
b) I e IV, apenas.
c) II, III e IV, apenas.
d) II e IV, apenas.
e) I, II e IV, apenas. (CORRETA)
2)
Alguns estudiosos definem a brincadeira e os jogos, porém não há um consenso com relação a estes significados. O que se apresenta por diferenciação é com relação às brincadeiras apresentarem um caráter mais flexíveis em suas regras (quando elas existem) e também na maioria das vezes não há um vencedor como nos jogos, os participantes continuam a atividade enquanto existir motivação. O jogo ainda se apresenta como uma atividade de natureza voluntária, tendo um fim em si mesmo e com regras obrigatórias, porém podendo ser combinadas previamente.
 
HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1980.
 
Sendo assim, analise as afirmativas a seguir:
I - A criança também usa os jogos e as brincadeiras como forma de linguagem para expressar o que tem certa dificuldade para comunicar-se em palavras. Aproveita esse universo que a deixa mais à vontade para realmente se expressar.
II - A vivência nos jogos e brincadeiras proporciona além dos momentos de prazer, situações que propiciam diversas manifestações de sentimentos. Vale ressaltar que algo que favorece essa exteriorização de sentimentos é o fato de que a participação nestas atividades lúdicas é voluntária, o que também oportuniza a iniciativa dos participantes.
III - Alguns estudiosos definem a brincadeira e os jogos, porém não há um consenso com relação a estes significados. Entretanto, dentre as características principais que envolvem as duas atividades podemos citar o fato de ambas possuírem regras fixas, que devem ser seguidas a risca para o bom desenvolvimento da atividade e haver sempre um vencedor.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas. (CORRETA)
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
3)
A Cultura Corporal do Movimento Humano (CCMH) abrange todas Práticas Corporais do Movimento (PCM), que por sua vez é composta por todas as Atividades Físicas. Como existem muitas opções de atividades físicas, buscam-se alternativas para classificá-las e agrupá-las. Optou-se pelo agrupamento baseado nas unidades temáticas da Educação Física, proposto na discussão da Base Nacional Comum Curricular, que divide as Atividades Físicas em jogos e brincadeiras, esportes, danças, lutas, ginásticas e práticas corporais de aventura. Nessa forma de agrupar, conforme características próprias, é possível que existam diversas práticas que se enquadram em mais de uma unidade temática. Além disso, existem diversas características semelhantes dentre os seis grupos. O profissional de Educação Física tem disponível diversas opções de atividade física para utilizar e indicar a seus alunos, clientes, pacientes ou atletas, portanto conhecendo bem suas principais características, sua utilização se torna melhor orientada.
 
KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
 
Sendo assim, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
(   ) As brincadeiras fazem parte do tempo livre do universo infantil. As crianças usam o faz-de-conta e as situações imaginárias para simular alguns acontecimentos da vida real.
(   ) Dentre as mais diversas variáveis, existem algumas características que as modalidades esportivas têm em comum, como é o caso da institucionalização. Esta inclusive é uma das principais semelhanças em relação aos jogos.
(   ) As crianças usam as brincadeiras para aprenderem, para se divertirem, para se comunicarem e também para passar o tempo.
(   ) Dentre os principais atributos dos jogos e brincadeiras, podem ser destacados a expressão de sentimentos e ideias, a sensação de prazer e a diversão, facilitados pelo caráter lúdico e não sério, a imaginação e o faz-de-conta, a flexibilidade das regras e a espontaneidade na participação. Estas peculiaridades precisam ser levadas em conta durante o planejamento de qualquer atividade na área.
Agora assinale a alternativa CORRETA, que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a) V – F – V – V(CORRETA)
b) V – F – F – V
c) F – V – V – F
d) V – V – V – V
e) F – F – F – V
4)
A Cultura Corporal do Movimento Humano (CCMH) abrange todas Práticas Corporais do Movimento (PCM), que por sua vez é composta por todas as Atividades Físicas. Como existem muitas opções de atividades físicas, buscam-se alternativas para classificá-las e agrupá-las. Optou-se pelo agrupamento baseado nas unidades temáticas da Educação Física, proposto na discussão da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018, s/p), que divide as Atividades Físicas em jogos e brincadeiras, esportes, danças, lutas, ginásticas e práticas corporais de aventura.
 
Sendo assim, analise as afirmativas a seguir e assinale V para Verdadeiro ou F para Falso:
 
(   ) No esporte, as características mais importantes são: Desde que nasce, a criança já brinca para conhecer seu corpo, suas possibilidades e com ele conhecer todo mundo ao seu redor / simulação do mundo real para aprender através de processos de imitação da realidade.
(   ) Os jogos e brincadeiras são atividades competitivas institucionalizadas que envolvem esforço físico vigoroso ou o uso de habilidades motoras relativamente complexas, por indivíduos, cuja participação é motivada por uma combinação de fatores intrínsecos e extrínsecos.
(   ) Dançar é realizar movimentos ritmados, na maioria das vezes acompanhados por música. Estes movimentos podem ser livremente improvisados, ou com determinados movimentos pré-definidos conforme o estilo da música, ou ainda, com coreografias completas ensaiadas previamente.
(   ) As lutas são práticas corporais onde se enfrentam dois ou mais competidores que tentam vencer seus oponentes principalmente através de submissão, retirada de determinada área, nocaute ou realizando uma maior pontuação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta:
Alternativas:
a) V - V - V - V.
b) V - V - V - F.
c) F - V - V - F.
d) F - F - V - V. (CORRETA)
e) F - F - F - V.

Continue navegando