Buscar

prova do pai civil 3 a 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 Na hipótese descrita pelo enunciado, a cessação da incapacidade civil de Gustavo se deu em julho de 2010 ao iniciar o exercício de emprego público efetivo, conforme artigo 5º, parágrafo único, inciso III.
A principal forma de cessar a incapacidade civil se dá ao alcançar a maioridade civil, entretanto, há outras formas de se garantir a mesma sem ser necessariamente pela idade.
Conforme disposto no Artigo 5º, parágrafo único do Código Civil, para aqueles com idade inferior a 18 anos, é possível cessar a incapacidade:
I - Pela concessão dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento público, independentemente de homologação judicial, ou por sentença do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver dezesseis anos completos;
II - Pelo casamento;
III - pelo exercício de emprego público efetivo;
IV - Pela colação de grau em curso de ensino superior;
V - Pelo estabelecimento civil ou comercial, ou pela existência de relação de emprego, desde que, em função deles, o menor com dezesseis anos completos tenha economia própria
2- A Lei de Registros Públicos, a princípio, proíbe a mudança ou alteração tanto do prenome como do sobrenome, entretanto, é admitida sua modificação nos casos previstos em lei, ou quando sua permanência oferece lesão a direito ou prejuízo ao próprio portador ou a terceiros.
 O caput do artigo 58 da lei de Registros Públicos prevê a hipótese de modificação do pronome por apelido público notório abrindo brecha na imutabilidade da alteração do prenome, passando assim a ser relativo, cabendo ao juiz avaliar o caso concreto, como foi o caso do e presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.
3- Interdição judicial é denominado pelo ato judicial no qual se declara a incapacidade de uma pessoa para a prática de determinados atos da vida civil. O pródigo é aquele que desperdiça, esfacela seu patrimônio de modo incontrolável, desordenadamente gerando problema de manutenção da própria vida e familiar. Sendo a definição de pródigo o indivíduo que gasta de forma desordenada seu patrimônio, a defesa que sobre ele recai, restringe-se apenas à questão patrimonial, restando plena liberdade ao sujeito para que ordene sua vida em todos os outros âmbitos. 
à questão patrimonial, restando plena liberdade ao sujeito para que ordene sua vida em todos os outros âmbitos. 
4- O código civil de 2002 preservou no que foi possível a estrutura do código de 1916, os pontos de alteração vão da parte social até parte estrutural, na parte estrutural, houve significativas modificações nos livros do código civil.
O atual código civil (2002) abrange sua parte geral igualmente ao Código de 1916, com os três livros clássicos: das pessoas, dos bens e dos fatos jurídicos, porém, em sua parte especial, ele foi alterado para: das obrigações, da empresa (antigo direito comercial), das coisas, da família e da sucessão.
5- A capacidade civil é a aptidão para adquirir direitos e exercer por si, atos da vida civil. Existem duas espécies de capacidade: a capacidade de direito e a capacidade de fato ou de exercício.
A capacidade de direito é possibilidade que toda pessoa tem de ser sujeito de Direito, está capacidade é reconhecida a todo ser humano, sem qualquer distinção, é característica inerente ao ser humano, e ninguém se priva dessa capacidade pelo ordenamento jurídico, e se inicia com o nascimento com vida.
A capacidade de fato ou também denominada como capacidade de exercício é a aptidão para exercer, por si só, os atos da vida civil. Se tal capacidade é limitada, o indivíduo tem capacidade de direito, como todo ser humano, mas sua capacidade de exercício é moderada, assim, quem não é plenamente capaz, necessita de outra pessoa para exteriorizar sua vontade no campo jurídico, por isso são chamados de "incapazes". Existem dois tipos de incapacidade a absoluta e a relativa.

Outros materiais