Buscar

ATIVIDADE V

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE V
Jander Farias da Silva
jander.farias9@gmail.com
1)  . Quais os principais problemas enfrentados pelos franciscanos logo que chegaram a Santarém?
Segundo os autores, D. Amando Bahlmann, Frei Capistrano Niggemeyer e o Irmão Frei Camilo Lauer, foram os primeiros franciscanos Alemães a chegar a Santarém, em 1907, com a missão de tomar posse da Prelazia, criar a Custódia de São Benedito da Amazônia e alavancar os trabalhos apostólicos na região do Baixo Amazonas. Mal sabiam eles dos infinitos desafios que tinham que enfrentar em um lugar distante de tudo, com sérios problemas de infraestrutura e, sobretudo com o clima bem distinto do padrão europeu. Aqui elencamos somente os principais problemas enfrentados pelos franciscanos logo que chegaram a Santarém: a). Não havia sacerdotes suficientes para fazer os trabalhos necessários para uma prelazia funcionar. A congregação dos Agostinianos, que contribuía com Dom Frederico Costa, pediu que fosse transferida para Belém assim que os franciscanos chegaram, pois os padres daquela congregação já estavam muito velhos, o que foi devidamente respeitado por Dom Amando; b) Não havia prédios adequados para o funcionamento da Cúria Prelatícia; c) A temperatura ambiente beirava a faixa dos 40o. D. Amando relata que de 1910 a 1915 foram perdidas 8 vidas de religioso e religiosas como consequência do calor e da febre amarela. Vários religiosos tiveram que pedir transferência para não sucumbirem ao calor; d) A região não somente precisava de muita fé em Deus, como também de elementos básicos como saúde e educação. A população era, em sua grande maioria, analfabeta; e) Havia o problema do catolicismo popular que poderia desencadear uma revolução popular; f) A igreja por sua vez tinha que cumprir o papel de reguladora social, por compromisso com o governo republicano; g) E por fim, a pior das condições: não havia recursos financeiros para fazer tudo isso.
2). Com base na parte final do texto, descreva a importância da atuação das escolas católicas e dos franciscanos para a consolidação do sistema de ensino santareno.
As escolas católicas representam uma importância significativa da Igreja católica e dos franciscanos para a consolidação do sistema de ensino santareno, pois Quando iniciaram as atividades educacionais foram os próprios religiosos que assumiram a responsabilidade no magistério e conforme foi crescendo o número de profissionais formados o encargo de ensinar foi sendo compartilhado.
A missão dos religiosos facilitou o reordenamento educacional no início do século XX na região. Com a política educacional em efervescência no país, por meio da criação do Ministério da Educação e a consequente universalização do ensino básico, garantidos pela Constituição de 1934, o Estado e municípios não tiveram dificuldades em arregimentar mão de obra para suas escolas, pois boa parte desses profissionais já estava no mercado de trabalho fruto da formação das escolas confessionais mantidas pelos franciscanos. Com a escassez de recursos nas décadas de 1950 e 1960, para manter as escolas, a Igreja Católica iniciou um processo de convênio com a administração pública e, aos poucos, a instituição começou a repassar as atividades educacionais e contratação de pessoal para o Estado e municípios. Das dezenas de escolas construídas e mantidas por Dom Amando Bahlmann, nos vários municípios desde 1910, restam até a presente data, apenas duas escolas que são mantidas por doações e mensalidades: a Escola
Santa Clara e Escola Dom Amando em Santarém, o restante são todas conveniadas ou simplesmente doadas para o Estado, como foi o caso da Escola São Francisco do município de Óbidos. Pesquisar sobre atividade franciscana no Brasil não é tarefa fácil. Não é raro os estudiosos constatarem a quão grandiosa foi a contribuição franciscana para constituição do Brasil e também não é rara a reclamação do pouco registro dessa história o que torna difícil a sua comprovação científica. Para colher algo relevante de seus trabalhos é necessário recorrera fontes secundárias.
Com uma dose de sorte, boa parte desta pesquisa foi retirada do livro de memórias de D. A simplicidade do ato de sagração demonstra que o mais importante pare ele era o serviço que o cargo exigia e não o prestígio que a cátedra representava.
Sem dúvidas há que fazer reverência ao grande esforço de Dom Amando e de todos os missionários que trabalharam no Baixo Amazonas com o objetivo de melhorar os aspectos culturais por intermédio da educação.

Outros materiais