Buscar

Prática 3 - IEC - 2021.1

Prévia do material em texto

CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 3a AULA PRÁTICA – 2021/1
Disciplina: Instrumentação para o Ensino de Ciências
Professora Drª. Anatalia Kutianski Gonzalez Vieira
Nome: Drielle Rocha Leite	Polo: Nova Friburgo	
ATIVIDADE 1 – SISTEMA LOCOMOTOR
MATERIAL
- Osso de galinha (pode ser usado) - Pote com tampa
- Vinagre - Água quente
OBJETIVO
Analisar a importância do cálcio e da cartilagem nos ossos.
ATIVIDADE PROPOSTA
· Retire a carne até obter apenas o osso com a cartilagem.
· Ferva uma quantidade suficiente de água para cobrir o osso, desligue o fogo e deixe o osso por 2h na água. Repita esse processo mais 2 vezes.
· Tire o osso da água e coloque-o no pote com vinagre cobrindo todo o osso. Depois, tampe o pote e coloque-o na geladeira até completar mais ou menos 5 dias. Passados os dias, abra o pote, pegue o osso e observe o que aconteceu com ele.
OBS.: Se você perceber que não teve muita alteração, troque o vinagre e deixe por mais 1-2 dias.
Link com o vídeo da prática (até o minuto 4:10): https://youtu.be/4w4dim8Wl1c
Descreva em até 15 linhas o que você observou relacionando com o sistema locomotor.
Para a realização da atividade foi utilizado o vídeo disponibilizado como base. Após passar as duas semanas do experimento podemos observar que o osso da galinha, que estava imerso no vinagre, ficou completamente flexível, isso aconteceu pois o ácido acético (substância presente no vinagre) removeu uma parte do material intercelular do osso, direcionando o cálcio para o vinagre. O experimento demonstra que o cálcio presente nos ossos é responsável por sua coagulação sanguínea, formação óssea e pelo mecanismo de contração muscular. Já a cartilagem não foi afetada pela presença do vinagre, explicando o motivo do osso ter ficado com aspecto de borracha.
ATIVIDADE 2 – ALIMENTAÇÃO E ANÁLISE DE RÓTULO
Cada vez mais as pessoas se preocupam com a saúde tentando manter um equilíbrio entre atividade física e alimentação e, quando se pensa em alimentação, a análise de rótulos deve estar presente para se ter o conhecimento da composição dos alimentos.
Ao analisar os rótulos de diferentes alimentos, temos acesso aos nutrientes e químicas ali presentes, e também, a quantidade de micro e macronutrientes quando se tem como objetivo melhorar o funcionamento da digestão, o ganho de massa muscular, energia e outros.
Assim, escolha 2 rótulos de alimentos, que você tenha na sua casa, e faça uma análise em até 15 linhas.
A lata de sardinha apresenta um valor energético de 67kcal em 60g, já a torrada apresenta 92kcal em 30g, esse cálculo é feito com base na quantidade de gorduras, proteínas e carboidratos presentes no alimento; a sardinha tem 0g de carboidratos, enquanto a torrada tem 16g, cada grama de carboidrato fornece cerca de 4kcal; em relação às proteínas a sardinha apresenta 12g e a torrada 3g, uma grama de proteína equivale a 4kcal; já nas gorduras totais a sardinha apresenta 2,2g das quais 0,6g são as gorduras saturadas, 0g de gorduras trans, 0,3g de gorduras monoinsaturadas e 1,3g de gorduras poli-insaturadas, enquanto a torrada apresenta 1,8g de gorduras totais, das quais 0,9g são de gorduras saturadas e 0g de gorduras trans (cada grama de gordura fornece 9kcal); a sardinha apresenta 0g de fribras alimentares e a torrada 0,7g, as fibras alimentares são micronutrientes; em relação ao sódio, que é outro micronutriente presente em nossos alimentos que deve ser consumido de forma moderada, a sardinha apresenta 104mg e a torrada apresenta 177mg. Além desses, a sardinha também apresenta componentes adicionais, como: o Ômega3 (3.550mg), o EPA (80mg), o DHA (390mg), o colesterol (39mg), que são gorduras; e o cálcio (299mg) que é um micronutriente responsável pela manutenção e crescimento dos ossos.
Para auxiliar na realização desta prática, acesse os links para complementar o seu estudo.
Live	oferecida	por	mim	junto	com	uma	nutricionista: https://youtu.be/W7YdcRjpdhg
Documentário “Muito além do peso”: https://muitoalemdopeso.com.br/
 (
Prática
 
3 -
 
Instrumentação para
 
o
 
Ensino de
 
Ciências
 
1
/3
)

Continue navegando