Buscar

Desonestidade Acadêmica, Plágio e ética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Referência bibliográfica da obra resenhada: INNARELLI, Patrícia Brecht; SANCHEZ, Otavio Próspero. Desonestidade Acadêmica, Plágio e ética. São Paulo: GVexecutivo, 2012.
Apresentação do autor e da obra: Desonestidade, ausência de honestidade e falta de sinceridade com o próximo. Algo que atualmente embora pareça não existir no meio acadêmico, ainda é pouco discutido para a grande quantidade de plágios que ocorre diariamente. O texto “Desonestidade acadêmica, plágio e Ética” dos autores Otavio Prospero Sanchz e Patricia Brecht Innarelli, publicado pela GVexecutivo no ano de 2012, fala abertamente e com detalhes sobre esse tema pouco abordado, mas muito importante. Mudar uma palavra, uma pontuação e se apropriar de um texto que não é seu, é plágio e considerado crime. 
Síntese da Obra: No início do texto os autores abordam sobre a cópia de trechos literários e os desafios que permanecem no meio educacional, que não são poucos. A facilidade que encontram hoje em dia para fazer um plagio através das tecnologias é muito grande. Um conjunto de atitudes desonestas, o texto cita algumas fraudes que muitos já fizeram e não consideram como uma atitude ruim por falta de informação ou por muita das vezes terem a certeza de que não serão punidos por tal atitude. Se auto beneficiar de trabalho realizado por outra pessoa, que encontrou e achou interessante na internet é considerado um plagio, falsificar qualquer tipo de texto, artigo é uma pratica desonesta que deve ser extinta o quanto antes. Como os autores mesmo citam, não é um engano e sim uma atitude, se apropriar de ideias de uma forma inadequada, sem que haja a referência. 
Com o aumento dessa pratica o assunto passou a ser discutido em universidades e pela sociedade, de acordo com o texto e com isso evoluções sobre o tema se tornaram mais visíveis. Quantos profissionais já não se formaram realizando tal praticas? Esse é um dos motivos pelo qual o tema deve ser mais falado e discutido. 
Apreciação crítica do aluno sobre a obra: Um texto que tem muito a agregar não somente na vida do estudante como da sociedade por completo. Entender a importância da desonestidade no meio acadêmico é estar ciente que a formação do profissional deve estar principalmente ligada a honestidade e sinceridade mesmo quando se trata de um trabalho acadêmico.

Continue navegando