Buscar

RESUMO DE SAE II BI - RAFAELA SILVA PEIXOTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Semestre – 2021.1
	Semestre: 4°
	Turno: NOTURNO
	Data: 13/04/2021
	Disciplina: SAE
	
	Professor(a): Milleidy Cezar Peixoto
	
	Aluno(a): Rafaela Silva Peixoto
RESUMO
O trabalho da equipe de enfermagem consiste em prestar uma assistência capaz de compreender os problemas dos pacientes, desenvolver um planejamento para solucioná-los e garantir que os mesmos tenham acesso a educação em saúde. Para que o processo do cuidar seja desenvolvido da melhor maneira ele deve ser embasado em conhecimentos científico e desta forma, criou-se a Resolução COFEN 358/2009, conhecida como Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE).
A Sistematização da Assistência de Enfermagem é a união de métodos e instrumentos que auxiliam no desenvolvimento crítico do enfermeiro, bem como na sua autonomia, para que ele possa desenvolver o seu trabalho. O Processo de Enfermagem é o instrumento metodológico que vai orientar como esse cuidado será direcionado e ele está dividido em 5 etapas: I – Coleta de Dados de Enfermagem, II – Diagnóstico de Enfermagem, III – Planejamento de Enfermagem, IV – Implementação e V – Avaliação de Enfermagem. 
Em síntese, as etapas do Processo de Enfermagem permitem coletar e registrar os dados dos pacientes (I), analisar estes dados de forma crítica e clínica (II), criar intervenções a fim de solucionar os problemas (III), executar as ações do planejamento (IV) e investigar os resultados para saber o que tem dado certo ou não (V). 
Outro fator importante no que se refere a SAE é que sem ela não seria possível realizar as anotações e as evoluções de enfermagem com responsabilidade, uma vez que a mesma padroniza a linguagem dos registros através do NANDA-I, NIC e NOC.

Outros materiais