Prova 4 resolvida
2 pág.

Prova 4 resolvida

Disciplina:Parasitologia Humana F49 materiais1.217 seguidores
Pré-visualização1 página
Prova 4
1- Por que, ao se fazer o controle da Xenopsylla cheopis (pulga vetora da peste bubônica), deve, também ser realizado a anti-ratização e a desratização? Qual a sequência dessas medidas?

Essas medidas também devem ser tomadas, caso contrario infestações por Xenopsylla voltarão a ocorrer, uma vez que seu hospedeiro natural são roedores, principalmente ratos de esgoto nas cidades. Inicialmente se faz a desratização para eliminar os ratos e em seguida a anti-ratização, para que eles não voltem a ocupar os lugares de onde foram eliminados. Sendo assim a pulga fica sem seu hospedeiro, o que acarreta no seu controle

2- Como você realizaria o controle natural da pediculose “capitis”?

Com trabalhos educativos que ensinem as pessoas sobre o piolho, diminuindo o preconceito que existe em torno dessa questão (vergonha ou receio de assumir a presença do inseto), relacionando-os com higiene pessoal. Uso de piolhicidas e utilização de pente fino mais frequentemente no cabelo das crianças em períodos de infestação (com o intuito de retirada dos ovos postados pelo inseto).
3- Quais são os métodos utilizados para evidenciar a presença de triatomíneos no intradomicílio?

Verificar se há a presença de fezes nas paredes junto as camas (manchas enegrecidas e escorridas), presença de exúvias (mudas de exoesqueleto) nas paredes e frestas. Pulverização de pirisa sobre as paredes e aguardar 15 minutos para verificar o efeito desalojante do piretro e o aparecimento de barbeiros fugindo das frestas. Utilização de caixas de Gomes-Nunez, que tem como objetivo oferecer esconderijo para o barbeiro, onde os mesmos possam ser facilmente localizados.

4- Faça um esquema mostrando o ciclo biológico completo dos culicídeos (mosquito e pernilongos)

Ovo – Larva L1 – Larva L2 – Larva L3 – Larva L4 – Pupa – Adulto

a) Informe o hábito alimentar de cada forma evolutiva, inclusive dos adultos macho e fêmea

Larvas se alimentam de microorganismos e matéria orgânica presente na água.
Pupa não se alimenta.
Adultos macho e fêmea se alimentam de seiva vegetal ou néctar, sendo que a fêmea ainda se alimenta de sangue, por necessitar de proteínas e ferro para o desenvolvimento dos ovos

b) Informe os hábitos em que cada uma das formas evolutivas vive

Larvas vivem na superfície da água;
Pupa flutua sobre a superfície da água;
Adultos saem da pupa, ficam sobre a água até se secarem e se endurecerecem, para assim poderem voar.
c) Responda (uma linha para cada afirmação)

O tipo de metamorfose dos mosquitos: Completa (Holometabolia)

Três principais gêneros de importância em saúde pública: Culex, Aedes, Anopheles
Uma doença transmitida por cada um dos gêneros que você mencionou acima

Culex: Filariose Aedes: Dengue/Febre Amarela Anopheles: Malária

5- O que são moscas sinantrópicas e como elas veiculam patógenos? Dê 1 exemplo

São moscas que vivem em contato com o homem naturalmente e freqüentam lugares propícios a presença de patógenos. Elas veiculam patógenos ao pousarem sobre substratos com alto potencial patogênico (como lixo ou fezes) para se alimentar, e depois ao pousarem sobre o homem ou em algum utensílio utilizado pelo homem (copo, garfo, prato, etc), deixam o patógenos sobre esses utensílios podendo causar doenças ao homem.

6- Faça uma crítica as seguintes afirmações:

a) A melhor maneira de se controlar a população de flebotomíneos (Lutzomyia) em meio urbano é combatendo as formas imaturas com inseticidas de ação residual

Errado. O certo é combater as formas adultas com inseticidas de ação residual como os piretroides, uma vez que as formas imaturas são terrestres, sendo impossível saber especificamente onde elas se encontram.
b) Não existe nenhuma maneira eficaz de se fazer o controle dos flebotomíneos em meio silvestre

Creio que não galera. Tem? No meio silvestre que vai ser mais difícil ainda eliminar as formas imaturas, e as adultas também.