Buscar

LINHA DE TEMPO HISTÓRIA DAS POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL - Maria Júlia

Prévia do material em texto

LINHA DE TEMPO – HISTÓRIA DAS POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL
1924 - São Paulo é bombardeada. Os tenentes querem reformar o país.
1930 - Getúlio Vargas toma posse como Presidente, centralizando e uniformizando as estruturas de Saúde.
1932 - São Paulo se arma para combater Vargas, exigindo a Constituição prometida. SP se rende e Vargas promete Constituinte para 1934.
1932 - Vargas cria o Instituto de Aposentadorias e Pensões (IAP) nos Marítimos. Uma fração do seu salário é descontada para terem direito a assistência médica, aposentadorias e pensões.
1935 - Aliança Libertadora Nacional inicia um levante para tirar Vargas do poder.
1942 - Serviço Especial de Saúde Pública combate a malária e financia a borracha. Tem comportamento preventivo em lugares onde não chegava a Saúde Pública.
1937 - Vargas declara Estado de Sítio, cancelamento das eleições presidenciais, o fechamento do Congresso e inicia o Estado Novo.
1942 - Brasil luta ao lado das nações democráticas na Segunda Guerra Mundial.
1945 - Vargas é deposto. General Dutra é o novo Presidente. Luis Carlos Prestes é o novo Senador de São Paulo.
1953 - Ministério da Saúde é aberto por Vargas para fortalecer as ações em Saúde Pública/Medicina Preventiva, aproximando a Medicina com as condições sociais do povo.
1956 - Juscelino Kubitschek é o novo Presidente.
1950 - Influência dos EUA leva o Brasil a adotar o mesmo Sistema de Atenção à Saúde, focado em grades hospitais com médicos de todas as especialidades e grande quantidade de equipamentos. Vargas é Presidente novamente.
1966 - Medicina de grupo (empresas particulares que prestam serviços médicos aos funcionários das empresas que as contratam) é criada a partir da insatisfação das empresas com atendimento médico oferecido. Objetivo das empresas: ter melhor seleção da mão de obra e funcionários que faltem menos.
1966 - Governo unifica todo o sistema previdenciário, criando o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), concentrando todas as contribuições previdenciárias do Brasil e gerindo todas as aposentadorias, pensões e assistências médicas dos trabalhadores do Brasil.
1968 - Governo Federal, através do INPS, criou linhas de financiamento para que a iniciativa privada construa hospitais particulares (que atendem os trabalhadores inscritos na Previdência Social) para ampliar o número de leitos hospitalares.
1964 - Militares tomam o poder e General Castelo Branco é o novo presidente.
1978 - Movimento Popular de Saúde participa de experiências de Saúde centradas na Atenção Básica, buscando uma alternativa à assistência hospitalar.
1980 - Sistema Previdenciário está tecnicamente falido. Medidas de diminuição de gastos e benefícios e o aumento das contribuições são tomadas.
1986 - Movimentos Sociais, trabalhadores da Saúde e gestores participam da 8ª Conferência Nacional de Saúde querendo um Sistema Único de Saúde público, de qualidade, com equidade e controlado pela sociedade.
1978 - Governo Federal cria o Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social (SINPAS), que reúne todos os órgãos de assistência médica (INAMPS) e de aposentadoria é pensões (INPS). A administração dos recursos financeiros do Sistema passa a ser controlada pelo IAPAS.
1988 - O Sistema Único de Saúde (SUS) é instituído como direito na Constituição Federal, tendo como princípios a universalidade, a integralidade e a equidade.
1994 - Ministério da Saúde lança o Programa Saúde da Família, que presta assistência domiciliar à população.
1995 - Governo estuda a tranferência da gestão de serviços públicos para entidades privadas sem fins lucrativos (OSS).
1990 - É aprovada a regulamentação do SUS com as leis 8080 e 8142.
1900 - Atendimento filantrópico nos Hospitais mantidos pelas Igrejas. Epidemias graves.
1903 - Dr. Oswaldo Cruz é nomeado Diretor. Iniciando a produção de vacinas, campanhas, quarentenas e saneamento.
1904 - Revolta contra a vacina obrigatória de Varíola. Porém, foi derrotada.
1917 - Greves operárias no Rio de Janeiro e São Paulo.
2006 - Pacto Pela Saúde, em que são pactuadas: metas (medidas e acompanhadas a partir de indicadores de Saúde), prioridades e mecanismos de apoio.
 
 
 
1918 - Gripe espanhola mata milhares de pessoas no Brasil.
1919 - Grevistas fazem acordo com os patrões e voltam a trabalhar.
1922 - Os tenentes se revoltam e tomam o Forte de Copacabana.
1923 - Dep. Eloy Chaves regulamenta as Caixas de Aposentadoria e Pensões, promove a assistência médica aos trabalhadores e a aposentadoria.

Continue navegando