Buscar

RELATORIO ESTAGIO EVANIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATORIO DE ESTÁGIO I
Evania Rodrigues Sales
Orientador Local: Maria Reisglaucia Lobo de oliveira 
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Bacharelado em Serviço Social (SES1014/5) – Estágio I
17/08/2021
INTRODUÇÃO
 Relatório referente a laboração realizadas a observação do estagio supervisionado I, executado no Hospital Municipal Zezé Benevides do Município de Santa Quitéria, o ensejo de grande importância para formação curricular, abrindo espaço para que o acadêmico possa expor a prática do seu aprendizado teórico, assim vivenciando o campo de trabalho do Assistente Social suas ações no âmbito hospitalar. Permitindo o acadêmico o conhecimento do funcionamento do campo de atuação: visitas ás instituições, acompanhamento aos usuários, progamas de pesquisas integrados, política e diretrizes. Fortalecendo o desenvolvimento do perfil profissional baseado na circuntâncias sazonadas diante da vivência do estágio.
2. RELATO E ANALISE DO PROCESSO DE TRABALHO
No decorrer do estágio na instituição Hospital Municipal Zezé Benevides, localizado Rua; João Rodrigues pinto, n°253, centro, Santa Quitéria-CE, uma instituição publica que dispõe de 46 leitos resolutivos da atenção secundaria que assiste a uma população de aproximadamente 43.711 habitantes, e assiste demanda espontânea de outros municípios circunvizinhos, tendo por missão o bem está social da população. 
 Obteve-se a oportunidade de acompanhar e observar a intervenção social, bem como articulação com as demais funções na garantia de direito do usuário quanto da equipe, nesse período pode observar também como o profissional de serviço social faz uso de vários instrumentais técnicos para atender as necessidades das demandas que surge na instituição.
No período de estagio foram realizadas leituras para melhor compreensão do usuário relacionado à saúde e ao próprio serviço social no âmbito da mesma, o código de ética do Assistente social, as atribuições do Assistente social no ambiente hospitalar, e observação da instituição como o todo em ampla escala.
 
2.1 PROCESSOS DE INSERÇÃO E ATIVIDADES REALIZADAS
	O processo de inserção foi realizado através do contato da instituição de estudo com a instituição concedente de estagio.
O estagio tem como referencia a lei 8,6662 de 1993, que regulamenta a profissão; código de ética profissional de 1993, comprometido com a democracia e com acesso universal aos direitos sociais civis e políticos com seus onze princípios a serem seguidos pela categoria profissional assim como os conhecimentos a serem buscados; a Resolução CFESS/CRESS n °533/2008, que regulamenta a supervisão direito de estagio em serviço social e a PNE – politica nacional de estagio instituído pela ABEPSS no ano de 2010, que defende uma educação de qualidade aos futuros assistentes sociais para construir uma analises na realidade social e construir resposta profissionais nos espaços sócio institucionais, garantido assim a direção social do projeto ético politico do serviço social.
 Observou-se durante o estágio as atividades realizadas no contidiano, onde fazia parte as visitas na alas de internamentos,a falicitações das situações que apareciam envolvendo os paciente para que as mesma tivessem resolução, laqueadura tubária, declarações de óbitos, em algumas delas envolvia o beneficio eventual por morte, diversas conjuntura em que o Assitente social é o mediador com a equipe multidiciplinar assim como faz intermediações com outras instituições, garatindo os direitos dos pacientes.
O Estágio Supervisionado permite ao futuro profissional conhecer, analisar e refletir sobre seu ambiente de trabalho. Para tanto, o acadêmico precisa enfrentar a realidade munido das teorias que aprende ao longo do curso, das reflexões que faz a partir da prática que observa, de e xperiências que viveu e que vive enquanto aluno (CORTE; LEMKE, 2015)
2.2 AVALIAÇÕES DO PROCESSO DE SUPERVISÃO
 Observou-se de forma prática a atuação do Assistente social, frente a demanda deste setor de modo enriquecedor no aprendizado do estágiario, fazendo uso dos instrumentais na instituição referida. Proporcionando uma conjuntura de apredizagem diferenciada e propositiva ao acadêmico. Considerando que;
a atividade de supervisão direta do estágio em Serviço Social constitui momento
ímpar no processo ensino-aprendizagem, pois se configura como elemento síntese
na relação teoria-prática, na articulação entre pesquisa e intervenção profissional e
que se consubstancia como exercício teórico-prático, mediante a inserção do aluno
nos diferentes espaços ocupacionais das esferas públicas e privadas, com vistas à
formação profissional, conhecimento da realidade institucional, problematização
teórico-metodológica (CFESS, Res. 533/2008, p.2).
2.2.1 Auto Avaliação
O Estágio Supervisionado foi o momento onde pude conhecer melhor a atuação do Assistente Social na instituição, onde foram vivenciadas experiências gratificantes. O processo de aprendizagem na transmissão, da teoria à pratica, é um processo que deve ser vivenciado de maneira integral, onde o desejo de saber mais deve ser predominante, assim, como a reflexão acerca do exercício da profissão, postura ética comprometimento e afundamentação nas referências do projeto profissional
2.2.2 Avaliação das Condições Institucionais
O Hospital Municipal Zezé Benevides do Munícipio de Santa Quitéria, instituição publica de Urgência/Emergência 24H, Conta com 46 leitos credenciados ao SUS, sendo uma instituição hospitalar de média ponte e está inserido no contexto microrregional da 11° regional norte de Sobral- CE. É uma instituição ampla arejada, limpa com salas climatizada, tendo como objetivo ofertar um serviço humanizado ao usuário. Dispõe de um quadro de profissionais multidisciplinar, qualificados para oferecer um melhor atendimento: Médico plantonista, cirurgião, anestesista, medico auditor, diretor clinico, enfermeiros, bioquímico, farmacêutico nutricionista, psicólogo assistente social, e gestor hospitalar, ainda contam com centros de apoio com estrutura dos seguintes diagnostico: Radiologia Eletrocardiograma e Laboratório de Analise Clinica. 
2.2.3 Avaliação da Dinâmica De Supervisão
 A supervisora de campo Antônia Geliane Mesquita de Sousa, mostrou-se durante o percorrer do estágio sua postura crítica e investigativa dentro do campo de trabalho, sempre atenciosa e esclarecendo dúvidas, buscando a integração do estágiario no ambiente, deste modo contribuindo para o processo de formação profissional.
3 CONCLUSÃO
	. 
Conclui-se o estágio supervionado I por 160 horas no Hospital municipal Zezé Benevides, contemplando a parte didática do curso, sendo o momento na qual o acadêmico, tem experiências concretas no seus embasamentos téoricos de vivencia para seu futuro campo de trabalho e de atuação, no qual proporcionou conhecimentos que auxiliam na identificação dos serviços, como escuta ,entrevistas, visistas, parecer social, acolhimento social ,entre vários outros, preparando-os para atuar e desenvolver os seus aprendizados diante da observação para o fututo profissional.
 
REFERÊNCIAS
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil.
 Brasília, DF, Senado,
1998. Disponível em:
 <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm>.
 Acessado em 16 de outubro de 2014.
CORTE, A. C . D; LEMKE, C. K. O estágio Supervisionado e sua importância para a formação docente frente aos novos desafios de ensinar. Educere, Br asília, v. 31, n. 3, p. 31002-31010, 2015.
 _______. Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a
 promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento
 dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União,
 Brasília, DF, 19 set. 1990a. Seção 1. Disponível em:
 <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm>. Acesso em: 16 de outubro de 2014
 CFESS. Código de Ética do assistente social, 1993. 9. Ed. rev.e atual. Brasília: Conselho
Federal de Serviço Social, 2011.

Continue navegando