Buscar

Estudo dirigido - Vitaminas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Bruna Luiza Gomes Lopes da Silva
Biomedicina 2020.3
Turma N4
Estudo dirigido: Vitaminas e Coenzimas
1) Defina Vitaminas. Qual a sua classificação?
Vitaminas são compostos orgânicos indispensáveis para o organismo que não podem ser sintetizados por humanos e, portanto, devem ser obtidos pela alimentação.
Elas podem ser classificadas de acordo com sua solubilidade em água:
Hidrossolúveis: são solúveis em água, e em excesso são excretadas na urina; atuam como precursores de coenzimas de reações bioquímicas do organismo; são armazenadas em pequenas quantidades; raramente são tóxicas.
Lipossolúveis: são insolúveis em água; são absorvidas com a gordura da dieta; não são facilmente excretadas na urina; quantidades significativas são armazenadas no tecido adiposo e no fígado; em excesso podem causar toxicidade.
2) Dentro das classes exemplique-as pelo menos duas, citando também algumas patologias desenvolvidas pela sua deficiência no organismo.
Hidrossolúveis: vitaminas do complexo B e vitamina C.
· Vitamina B1 (tiamina): sua deficiência pode causar beribéri, doença que tem como sintomas: perda de apetite, fraqueza, dor nos membros, falta de ar, disfunção neurológica, entre outros.
· Vitamina B9 (ácido fólico): sua deficiência pode causar anemia e defeitos de tubo neural na embriogênese, e por esse motivo sua suplementação é recomendada para gestantes.
· Vitamina B12 (cobalamina): sua deficiência pode causar anemia perniciosa, anemia e acidose metilmalônica.
· Vitamina C (ácido ascórbico): sua deficiência pode causar escorbuto, doença que tem como sintomas gengivas inchadas e sangrando e hemorragias subdérmicas.
Lipossolúveis: vitaminas A, D, E e K.
· Vitamina A: sua deficiência pode causar cegueira noturna, lesões da córnea, lesões de vias respiratórias e digestivas.
· Vitamina D: sua deficiência pode causar raquitismo em crianças, uma doença que retarda o crescimento e deforma o esqueleto, e em adultos pode causar osteomalácia, doença que deixa os ossos moles e tortos.
· Vitamina E: sua deficiência pode causar a inibição de produção de espermatozoides, ou seja, infertilidade, e lesões musculares e nervosas, que são raras.
· Vitamina K: sua deficiência pode causar hemorragias subdérmicas, tendo vista que essa vitamina atua na coagulação sanguínea. 
3) Qual a função das vitaminas na catálise enzimática?
Algumas vitaminas, como as do complexo B e a K podem atuar na catálise enzimática pois originam coenzimas para enzimas, condicionando suas atividades. As coenzimas podem ser classificadas entre transportadoras de hidrogênio e transportadoras de grupos químicos.
4) Que outras funções poderiam ser exercidas pelas vitaminas além do auxílio na catalise enzimática?
As vitaminas são indispensáveis para o organismo por conta de suas funções, entre as quais:
· Vitamina C: atua como antioxidante, protegendo as células dos radicais livres, substâncias que provocam o envelhecimento celular e o surgimento do câncer. Além disso, ela facilita a absorção do ferro da dieta no intestino. 
· Vitamina A: são essenciais para a visão, crescimento, reprodução e manutenção dos tecidos epiteliais. 
· Vitamina D: mantém os níveis plasmáticos adequados de cálcio, aumentando a captação desse pelo intestino, minimizando a perda pelo rim e estimulando a reabsorção óssea quando necessário. 
· Vitamina K: é necessária para a síntese hepática da protrombina, proteína essencial para a coagulação sanguínea. Também é responsável por prevenir hemorragias.

Outros materiais