Buscar

TrabalhoCorrigido_1421749 (1)

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Formação Pedagógica – História
Gestão Escolar: Teoria e Prática	
OS REFLEXOS DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA NO BRASIL
Samuel Pereira de Souza
202003508462
05/04/2021
INTRODUÇÃO
Em tempos de pandemia a situação escolar dos alunos de classe baixa/baixíssima, encontram-se em situação calamitosa, para tanto, nesse trabalho, buscamos entrevistar 3 escolas no Estado de São Paulo, para utilizar como referência no presente trabalho.
Buscamos olhar pelo olhar dos Professores, como eles identificam essa situação, como estão os alunos e como está sendo a avaliação da aprendizagem dos alunos em relação ao que foi planejado e proposto no início do ano.
Levamos em conta, planejamento anual escolar, plano de aula do Professor, bem como, plano de ensino da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
REFLEXOS NA EDUCAÇÃO
As escolas do Estado de São Paulo, que são situadas em zonas sociais de baixo desenvolvimento, vem sofrendo por diversos motivos.
Entrevistando os Diretores das Escolas do Estado de São Paulo, situadas na Praia Grande, pude perceber que a preocupação maior é com a evasão escolar.
As maiores reclamações foram em relações aos saques que eventualmente as escolas na comunidade sofrem, desde materiais de escritório, até alimentos estocados na cozinha.
Superado, essa parte os Gestores Escolares, falaram que infelizmente a evasão escolar vem aumentando, já que muitos alunos vem a escola, sobretudo para se alimentar e pouco para aprender. 
Relataram ainda, que por mais que seja feito o planejamento anual, o contexto atual da pandemia dificulta a elaboração de um plano estratégico já que a semana muda conforme a categorização do Covid-19.
Tiveram por exemplo o mês de Março/2021, onde foram feitos 3 planejamentos diferentes, antes do fechamento total, em razão do Lockdown decretado pela Prefeitura Municipal.
Professores entrevistados, relataram que, no Estado de São Paulo, com as aulas online, os professores não tem como Planejar as aulas, já que os alunos assistem as aulas dadas exclusivamente pelo Centro de Mídias de São Paulo, que muito embora, atendem a BNCC, mas não possui um contato muito técnico e particular com os alunos.
Ressaltaram no mesmo sentido, que por falta dessa conexão com os alunos, acaba ocorrendo a evasão escolar, e que as aulas online, com Professores que não conhecem a realidade do lugar, tem como a realidade local, acabam frequentemente gerando desinteresse por assistir as aulas.
Outrossim buscando, ainda dar melhor atenção a este aluno, a Secretaria da Educação, cria aulas, resoluções que só existem no papel, fazendo com que os Professores fiquem engessado dentro da sala da aula, em tempos priorizando somente o ensino de Português e Matemática.
 
CONCLUSÃO
Dada essas informações chegamos a conclusão que embora o Gestor Escolar, possa fazer um planejamento coletivo junto a comunidade escolar, essa perde a eficiência em razão da Pandemia, assim, ficando longe de alcançar os resultados esperados.
Conclui-se ainda que, embora os Professores realizem seus planos de aulas pedagógicos, para interagir em sala de aula com o aluno, esses planos fogem a qualquer realidade em razão da Covid-19, ficando ele de modo inerte em realizar uma avaliação escolar para saber se realmente houve um progresso para a aprendizagem do aluno.
Desta forma, temos uma queda grave na evolução da aprendizagem do aluno, bem como, um aumento da defasagem de conhecimento, combinando com um aumento da evasão escolar.
CONCLUSÃO
Com isso, podemos enxergar a cada dia as relações sociedade/mundo atual, vem desempenhado um papel importante no `hoje`, já que a minuto, segundo e hora que se passa, a nossa relação tem sido conflitante com o meio ambiente.
A sociedade está passando a cada vez mais pensar no mundo do amanhã e tentando mudar, ainda que individual, a sua relação com o mundo atual.
E assim os seres buscam deixar sempre um futuro melhor aos seus semelhantes no hoje!

Continue navegando