Buscar

ALFABETIZAÇÃO E LETRAME

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha Avaliativa
Acadêmico(a): 
Curso: Segunda Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Alfabetização e Letramento
Com base no texto indicativo você deve elaborar uma redação, de duas a cinco páginas, no modelo resenha.
	
Texto:
A ONG Caminhos da Esperança (Organização Não Governamental), situada na periferia de Fortaleza, tem por objetivo colaborar com o estado na formação de cidadãos letrados. Para isso, ela organiza ciclos de debate para entender a história da comunidade e das pessoas que ali vivem. Além disso, essa ONG busca recursos governamentais e não governamentais e oferece à população ensino noturno para quem não teve acesso à escola na época devida.
Porém, como a mão de obra é escassa, ela contrata monitores que não têm graduação nas áreas de educação. Tais monitores, apesar da metodologia de envolvimento com a comunidade, desconhecem e não participam de formação específica na área de alfabetização e letramento. Dona Olga, a professora, utiliza uma velha cartilha nas suas aulas. Os alunos, mesmo motivados, não conseguem obter êxito na escrita e na leitura.
1) Considerando a situação dessa ONG, descreva os empecilhos que podem ocorrer na prática pedagógica da professora. Essa descrição pode ser apresentada em forma de tópicos comentados.
2) Descreva quais comportamentos da ONG estão adequados ao processo de alfabetização e letramento.
. 
A alfabetização é a base para uma educação construtiva, o qual ajuda as pessoas a desenvolver a leitura, a escrita, a comunicação, as ideias e os pensamentos, o letramento utiliza a escrita para resolver problemas do dia a dia, facilitando assim suas práticas sociais podendo produzir gêneros textuais.
O sujeito alfabetizado sabe ler e escrever, porém pode estar pouco habituado a usar essas habilidades no seu cotidiano. Já o indivíduo letrado, possui domínio da leitura e da escrita nas mais diversas situações e práticas sociais.
Aprender a ler e a escrever é, acima de qualquer coisa, uma oportunidade que uma pessoa tem para se sentir um pouco mais cidadã, e por este motivo, é fundamental Para um país, procurar dar condições para que a maior parte da população possa ser alfabetizada da melhor forma possível.
A ONG Caminho da Esperança (Organização Não Governamental), situada na periferia de Fortaleza, tem por objetivo colaborar com o estado na formação de cidadãos letrados. Para isso, ela organiza ciclos de debate para entender a história da comunidade e das pessoas que ali vivem.
 Porém, como a mão de obra é escassa, ela contrata monitores que não têm graduação nas áreas de educação. Tais monitores, apesar da metodologia de envolvimento com a comunidade, desconhecem e não participam de formação específica na área de alfabetização e letramento.
Quando um professor não tem qualificação adequada, específica que é o caso de uma das professoras da ONG, por mais que ele se dedique os alunos não vão obter êxito no aprendizado. 
Estudo realizado pelo Instituto Paulo Montenegro e pela ONG Ação Educativa aponta que apenas 16% dos profissionais de educação no Brasil têm alto nível de alfabetismo. A maior proporção foi entre aqueles considerados com nível intermediário de alfabetismo, correspondendo a 40% dos profissionais entrevistados. 
“Vivemos em um país com baixo índice de educação e que apresenta um conjunto de professores mal preparados. Muitos deles não têm a formação necessária e atuam de maneira esporádica”, aponta o professor José Luís Monteiro da Conceição, em trabalho sobre o efeito do despreparo dos professores na aprendizagem dos estudantes. 
Segundo Conceição, a dificuldade dos alunos durante o processo de ensino e aprendizagem é causada em grande parte pela falta de capacitação dos profissionais de educação.
Investir na formação continuada de professores é essencial para a construção do conhecimento dos alunos. Isso porque, apesar de o fato de os estudantes terem bastante acesso a conteúdo por meio da internet e dos livros, a escola ainda é a principal fonte de aprendizado. Por isso, os professores devem ser manter atualizados para atender as necessidades de aprendizagem dos alunos. Quando falamos em formação continuada de professores, estamos nos referindo a cursos complementares, que ajudam aos educadores a adquirir novos conhecimentos para que eles consigam desempenhar melhor seu papel dentro da escola e da sala de aula.
O conceito de formação continuada entrou em vigor no país em 1996, quando foi implementada a lei de Diretrizes e Bases da Educação. Fazer cursos de atualização é um direito dos professores de todos os tipos de estabelecimento de ensino, desde aqueles que lecionam em escolas infantis até profissionais que dão aulas em faculdades e universidades.
A formação continuada é uma forma de manter a qualidade do ensino e por isso ela é necessária para quem deseja cumprir com maestria sua função de educador.
Os ciclos de debate para entender a historia da comunidade em que vivem os alunos que frequentam a ONG Caminho da Esperança é de suma importância, pois através destas informações o professor consegue fazer um diagnostico dos saberes destes alunos.
 A avaliação diagnóstica deve ser utilizada para:
Identificar dificuldades individuais dos estudantes;
Analisar o desenvolvimento do grupo;
Propor um plano de intervenções pedagógicas adequadas às necessidades de uma determinada turma.
É importante destacar que a avaliação nunca é um fim em si mesmo. Seu objetivo não é simplesmente classificar o aluno, mas mostrar as necessidades dos estudantes e direcionar as intervenções do educador. 
Nesse sentido, o nome diagnóstico é bastante apropriado. Ele não só aponta o problema, mas indica qual é o tipo de "remédio" que o professor precisa utilizar para sanar possíveis lacunas e criar condições propícias à aprendizagem.
As avaliações diagnósticas servem para embasar o planejamento e todo o trabalho escolar.
Aprender a ler e a escrever é acima de qualquer coisa, uma oportunidade que uma pessoa tem para se sentir um pouco mais cidadã. Um cidadão devidamente alfabetizado apresenta melhores condições de procurar informações, além de também reunir condições para procurar por mais conhecimento.
Outro ponto importante para um cidadão devidamente alfabetizado é que ele também é capaz de escrever, o que pode ser muito útil na hora de procurar emprego, bem como também na hora de se expressar, o que indica, entre outras coisas, que este cidadão é capaz concatenar ideias e transmiti-las por meio da escrita.
Portanto, quando procuramos definir qual é a importância da alfabetização para os brasileiros, acabamos esbarrando no que podemos entender como o ponto essencial para um povo que deseja ser grande e capaz de escolher corretamente os rumos para o futuro, já que é por meio da escrita e da leitura que se formam melhores cidadãos.
Segundo Magda Soares (2003),“Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno.” Para tanto, cuidados serão necessários ao conduzir a alfabetização.

Outros materiais