Buscar

Anemia Falciforme

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Anemia Falciforme
A hemoglobina é uma proteína que contém ferro; presente nos glóbulos vermelhos; permite transporte de oxigênio pelo sistema circulatório. 
➩ Hemoglobinas sem alterações: HbA, HbA2, HbFetal.
➩ Hemoglobinas estruturais (patológicas): HbS, HbC, HbE
O que é hemoglobina variante?
✓ São aquelas originadas por simples substituições de aminoácidos, resultantes de mudanças nas sequencias de nucleotídeos (DNA). Alterações estruturais, com consequências nas atividades físico-químicas de molécula, dependem da extensão do processo mutacional e dos locais em que esses ocorrem.
✓ Doença autossômica recessiva de distribuição mundial, é uma hemoglobinopatia causada por uma mutação pontual no gene da globina β, que promove a substituição do ácido glutâmico pela valina no 6º códon da cadeia polipeptídica (HBB; β6 GAG→GTG; glu6→val6), levando à formação de uma hemoglobina anormal (HbS).
 Origem: regiões distintas do continente africano e partes da Ásia. 
Fluxo da HbS: imigrações estrangeiras e correntes migratórias internas. 
*Qualquer pessoa, independentemente da cor de pele podem ter anemia falciforme*.
Anemia Falciforme
É a anemia hereditária causada pelas células falciformes decorrentes de mutação genética. Caracteriza-se por um conjunto de sinais e sintomas provocados pela deformação de milhões de hemácias contendo HbS induzidas pela desoxigenação.
✓ Herda de um dos pais o gene para HbS e do outro o gene para HbA.
 
● Nem todos os glóbulos vermelhos assumem formato de foice. As células com formato de foice se tornam mais numerosas quando as pessoas têm infecções ou baixos níveis de oxigênio no sangue. 
● A célula em formato de foice (drepanócito) é menos maleável, mais frágil e com um menor tempo de vida, rompe com facilidade por serem mais rígidas. Elas perdem a elasticidade e a capacidade de movimentação e por isso, podem fechar os vasos sanguíneos criando uma espécie de engarrafamento dificultando a circulação do sangue (vaso-oclusão), provocando lesões nos diversos órgãos do corpo, pois o sangue e oxigênio não está sendo circulado adequadamente. (isquemia tecidual). 
● O processo de vaso-oclusão é resultado de um complexo cenário envolvendo interações de diferentes tipos celulares, incluindo células falcizadas, reticulócitos (hemácias imaturas), células endoteliais, leucócitos, plaquetas, além de citocinas e fatores teciduais
● Além da vaso-oclusão, os indivíduos falciformes apresentam intensa hemólise: os eritrócitos permanecem na circulação de dois a vinte e um dias, devido as baixas concentrações de hemoglobina, aumento do número de reticulócitos e aumento da concentração de marcadores de hemólise, como lactato desidrogenase (LDH) e bilirrubinas. Essa hemólise crônica tem importante papel na biodisponibilidade do NO (oxido nítrico), que está envolvido nos processos de vasodilatação, inibição da ativação e agregação plaquetária e também na diminuição da expressão de moléculas de adesão.
➙ Se o paciente falciforme estiver devidamente oxigenado (acabou de receber uma transfusão sanguínea) as hemácias podem aparecer na estrutura normal (pois está oxigenada). A deformação da hemácia se dá pela perca de oxigênio. Porém, chega um momento que ela não vai mais voltar a forma normal (formato bicôncavo) e romperá (hemólise).
➙ Em relação ao diagnostico precoce, é realizado teste do pezinho, que tem como objetivo identificar distúrbios e doenças no bebê em tempo oportuno, para intervir de forma adequada, garantindo tratamento e acompanhamento continuo às pessoas com diagnostico positivo, com vistas a reduzir a morbimortalidade e melhorar a qualidade de vida. Ou quando já é adulto utiliza um exame especial de sangue, chamado eletroforese.
● Em pessoas com traço falciforme, as hemácias não são frágeis e não se rompem facilmente. O traço falciforme não causa crises dolorosas, mas, em casos raros, as pessoas podem morrer subitamente enquanto fazem exercícios muito extenuantes que causam desidratação intensa, como durante treinamento militar ou atlético. 
Predominância na população afrodescendente
➩ A anemia falciforme é uma doença considerada pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública em nosso país, em razão da grande incidência que tem sobre a população negra, parda e mestiça. Essa patologia é de origem genética, e se o pai ou mãe possuírem traços falciformes, o filho pode herdar a doença. 
➩ A prevalência da anemia falciforme na população negra e mestiça dá-se por conta de uma mutação genética que surgiu no continente africano, trazida ao Brasil no período da escravidão. A anemia falciforme é uma doença genética caracterizada pela presença de glóbulos vermelhos endurecidos, em forma de foice e com pouco tempo de vida no sangue das pessoas acometidas. Isso acontece em razão de alterações que ocorrem em uma ou mais cadeias que formam a hemoglobina: pigmento responsável pela cor vermelha dessas células, e que propicia o transporte de oxigênio. As pessoas com anemia falciforme propriamente ditam são aquelas que receberam os genes para essa doença de ambos os pais. Elas apresentam quadro mais sério do que aquelas que têm traço falciforme, ou seja: as que receberam tal herança somente do pai ou da mãe. 
➩ Em virtude da conformação das hemoglobinas e suas hemácias, a oxigenação dos tecidos corporais nessas pessoas não é satisfatória, e a passagem do sangue pelos vasos pode ser dificultada, em razão da pouca flexibilidade dessas células alteradas. Assim, o paciente geralmente apresenta pele e olhos amarelados, sente dores pelo corpo (principalmente nas articulações), têm seus pés e mãos doloridos e inchados, maior tendência a infecções, e a pele pode apresentar ulcerações.
➩ A anemia falciforme afeta quase exclusivamente pessoas negras. Cerca de 10% dos negros nos Estados Unidos têm uma cópia do gene da anemia falciforme (isto é, eles têm o traço falciforme). Pessoas com traço falciforme não desenvolvem anemia falciforme, mas têm risco mais elevado de certas complicações, como sangue na urina. Cerca de 0,3% dos negros têm duas cópias do gene. Essas pessoas desenvolvem a doença.
Proteínas globulares 
➤ Possuem estrutura espacial mais complexa e são esféricas. Geralmente são solúveis em meio aquoso. 
➤ As cadeias de aminoácidos se voltam sobre elas mesmas, formando um conjunto compacto que tem forma esferoide ou elipsoide, em que os três eixos da molécula tendem a ser de tamanhos similares. Em geral, são proteínas de grande atividade funcional São exemplos de proteínas globulares as proteínas ativas, como as enzimas, e as transportadoras, como a hemoglobina;
➤ Formadas por tipos de estrutura quaternária: cadeias alfa e beta; 
➤ Possui vasta diversidade funcional (no caso da hemoglobina é a proteína de transporte oxigênio);
➤ Estruturas relativamente compactas e grande diversidade estrutural;
➤ Hemoglobina é a proteína encontrada nas hemácias;
➤ Contém 4 cadeias polipeptídicas – cadeias alfa e beta;
➤ Liga a 4 grupamentos heme – ligação cooperativa;
➤ Distribui O2 de forma apropriada aos tecidos, nas condições mais apropriadas;
➤ O processo de desnaturação proteica ocorre quando este meio é alterado de forma que mude a estrutura tridimensional da proteína, afetando sua atividade biológica
➤ PHs extremos podem alterar a carga, levando ao rompimento das ligações de hidrogênio e à mudança estrutural da proteína. 
.