Buscar

trab.prod.text.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Explique: o texto é, de um lado, “um sistema concluído, um conjunto hierarquizado de estruturas internas”, de outro, “um objeto aberto, plural, dialogante, ligado ao contexto extraverbal”.
Texto é um enunciado qualquer, oral ou escrito, longo ou breve, antigo ou moderno. Concretiza-se, pois, numa cadeia sintagmática de extensão muito variável, podendo circunscrever tanto a um enunciado único ou a uma lexia quanto a um segmento de grandes proporções. Quando não limitado às fronteiras da linguagem verbal, no plano semiótico, de sentido multidimensional, texto ou discurso é sinônimo de processo que engloba as relações sintagmáticas de qualquer sistema de signos.
Dessa face dúplice do texto deduz-se sua significação global emergente das relações fonológicas, morfológicas, sintáticas, semânticas e pragmáticas que estão na base desse complexo sistema -- a língua.
Concebe-se assim o texto ou discurso como uma "totalização em funcionamento".
 
2) Classifique os textos segundo as suas estruturas internas.
Estrutura interna está ligada a forma de estruturação do texto, e é construída através de três gêneros.
Descritivo: objetiva-se a descrever as partes e aspectos de um cenário, de uma cena, de um objeto, de uma situação, até mesmo de um sentimento.
Narrativo: é aquele através do qual um narrador conta uma história em que entram personagens que se envolvem numa ação, situada num determinado tempo e num determinado espaço.
Dissertativo: é um texto no qual você expõe sua opinião sobre um determinado assunto, com argumentos lógicos e buscando convencer o leitor.
3) O que são textos mistos?
Embora haja sempre uma estrutura dominante, ou seja, aquela que representa o esquema fundamental do texto, este não se caracterizará necessariamente como um único tipo ou forma. Uma parte ou outra será caracterizável como descritiva, seguida de outra argumentativa e de outra ainda narrativa.
4) Determine a classificação dos textos segundo a retórica clássica. Explique.
Segundo Barthes retoma a classificação retórica clássica em relação ao discurso argumentativo: Discurso deliberativo - aquele que trabalha o aconselhamento; Discurso judiciário - trabalha a acusação e a defesa; Discurso epidítico - trabalha a censura; Discurso crítico - trabalha o acordo e a contestação.
5) Explique o que tema textual.
Núcleo informativo fundamental ou elemento em torno do qual se estrutura a mensagem, daí o leitor poderá partir para a elaboração de resumos, comentários, resenhas...
6) Classifique o discurso tendo em vista a relação autor/leitor.
Na relação autor/leitor podemos classificar o discurso, como: discurso autoritário: o autor pretende fazer o leitor fazer; discurso factivo: o autor pretende fazer o leitor ser; discurso científico: o autor pretende fazer o leitor saber; e discurso persuasivo: o autor pretende fazer o leitor crer.  
7) Justifique: “se o sujeito falante pode produzir/interpretar um número infinito de discursos diferentes, sua competência é necessariamente uma competência textual.
Com base na confirmação dessa tese, é muito pouco provável, e mesmo impossível, que a produção e a percepção de enunciados textuais se operem por uma concatenação não regrada de frases isoladas, ou seja, um entrosamento, um vínculo sem regras de frases isoladas. A própria noção de coerência seria inexplicável numa tal concepção.
8) Explique: “num texto o sentido de cada parte é definido pela relação que mantém com as demais constituintes do todo; o sentido do todo não é mera soma das partes, mas é dado pelas múltiplas relações que se estabelecem entre elas.”
As relações estabelecidas em um texto precisam ter coerência de sentido, ou seja, não podemos utilizar um amontoado de frases e palavras e dizer que formamos um texto. É por isso, que o sentido de uma frase depende do sentido das demais com que se relaciona.
9) Justifique a afirmação: “um texto é um todo organizado de sentido, delimitado por dois brancos e produzido por um sujeito num dado espaço e num dado tempo”.
Com isso, podemos dizer que o texto é um conjunto formado de partes solidárias, onde o sentido de uma depende da outra. E esse texto é produzido por um sujeito, que pertence a um determinado grupo social num tempo e num espaço, expondo suas idéias, anseios, temores e expectativas de seu tempo e grupo social. Não há texto que não mostre o seu tempo. Algumas idéias em certa época exercem domínio sobre outras. É necessário entender as concepções existentes na época e na sociedade. Sendo assim, concluímos que uma leitura não pode basear-se em fragmentos isolados do texto e também não pode levar em conta o que não está no interior do texto.
10) Diga o que é um texto explícito e implícito.
Os textos implícitos são essenciais para garantir um bom nível de leitura. Em várias ocasiões, aquilo que não é dito, mas apenas sugerido, importa muito mais que aquilo que é dito abertamente. A incapacidade de compreensão de implícitos faz com que o leitor fique preso ao nível literal do enunciado, aquele em que as palavras valem apenas pelo que são, não pelo que sugerem ou podem dar a entender. Já os textos explícitos são aqueles que se deixam transparecer diretamente ao leitor. São claros, desenvolvidos e detalhados.

Outros materiais