Buscar

Caso clinico fibromialgia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

caso clínico
Paciente, 35 anos, sexo feminino, comparece ao ambulatório com queixa de dores difusas pelo corpo (articulares e musculares) iniciadas há um ano. Queixa-se, ainda, de dificuldade para trabalhar e manter atividade física regular pois, apesar de dormir oito horas por noite, sente-se cansada e sem disposição. Relata crises frequentes de “enxaqueca”.
Exame Físico: bom estado geral, sinais vitais sem alterações, exame dos sistemas dentro dos limites da normalidade, sem sinais inflamatórios articulares, sem limitação de movimento e dor à digitopressão de 10 tender points.
Cite a principal hipótese diagnóstica e justifique.
A principal hipótese diagnóstica é de fibromialgia, doença que tem maior prevalência em mulheres, principalmente entre 25 e 65 anos, sendo a paciente do sexo feminino e 35 anos. A clínica da paciente relaciona-se com a da fibromialgia pois apresenta dores difusas pelo corpo há 1 ano, com dificuldade de distinção entre dor muscular e articular, além dos sintomas associados como distúrbio do sono (sono não reparador) e cefaleia. Ao exame físico, a paciente apresenta apenas dor à Digitopressão de 10 tender points, sendo este o único achado útil da fibromialgia no EF. 
Além disso, a paciente não apresenta sinais inflamatórios articulares, excluindo diagnósticos de inflamação e corroborando com a hipótese já que a fibromialgia não é uma doença inflamatória.

Continue navegando