Buscar

GESTÃO DE MATERIAL E PATRIMÔNIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluno: 
Grupo: GRUPO 
Tutor: 
DISCIPLINA: GESTÃO DE MATERIAL E PATRIMÔNIO
	INTRODUÇÃO:
	Com o aperfeiçoamento e profissionalização das atividades voltadas para a gerência dos bens públicos, aliada a inserção de tecnologias da informação como computadores, internet, softwares dentre outros, em muito evoluiu nas práticas de gestão dos bens públicos nas últimas duas décadas.
	Frente a todas essas mudanças o Exército Brasileiro sentiu a necessidade de se adequar à nova realidade vivida na administração pública, sendo que para isso, no ano de 2000 colocou em funcionamento a ferramenta de gestão patrimonial conhecida como SIMATEX (Sistema de Materiais do Exército) que tem como um de seus subsistemas o SISCOFIS (Sistema de Controle Físico), sendo este último o responsável pela inclusão, distribuição, depreciação e descarga de todos os materiais adquiridos pela força, sejam eles bens de consumo ou permanentes.
	Diante da dinâmica existente na logística de materiais, está avaliação buscou responder como a ferramenta SISCOFIS tem contribuído para a gestão eficaz dos materiais, reduzindo o tempo e aumentando a assertividade nas tomadas de decisões dos gestores. 
	Portanto, o objetivo geral deste trabalho é de apresentar o conceito, importância e funcionalidades do SISCOFIS, com base no material estudado sobre o uso do Sistema de Controle Físico do Exército Brasileiro no processo de planejamento, aquisição, estoques, distribuição, depreciação e descarga de materiais de consumo e permanente nas organizações militares.
	Como objetivo específico descrevendo o funcionamento do Sistema de Controle Físico do Exército – SISCOFIS, ressaltando a importância do uso do SISCOFIS na gestão de materiais e na tomada de decisões nos processos de planejamento e aquisição de materiais de consumo e permanente necessários para a vida orgânica das OM’s.
	DESENVOLVIMENTO
	Em um ambiente organizacional, na gestão de materiais, disponibilizar o produto certo, no local correto, no momento adequado e ao menor custo possível se constitui uma tarefa bastante complexa, porém necessária para minimizar custos e principalmente melhorar a eficiência no atendimento das demandas internas da organização.	
	O SISCOFIS tem por finalidade o controle físico e o gerenciamento de todo o material existente no Exército. O sistema é administrado pelo Comando Logístico (COLOG), com o assessoramento de uma comissão Coordenadora do Sistema, presidida pelo COLOG, e com a concorrência de representantes do (a): EME, DCT, SEF, CIE e Diretorias gestoras de material. 
	O sistema permite disponibilizar, em forma de relatórios e consultas, as informações provenientes dos órgãos provedores (OP) e organizações militares (OM), considerando o nível de responsabilidade de cada escalão. 
	O SISCOFIS realiza o controle físico e o gerenciamento de todos os materiais existentes nas OM do Exército e está estruturado em quatro módulos funcionais: Módulo Direção, Módulo Região Militar, Módulo Órgão Provedor e Módulo Organização Militar.
	O SISCOFIS é composto por 3 módulos: a. O SISCOFIS-OM (Organização Militar) destina-se a atender às necessidades de gestão do material das OM e permite o controle físico e patrimonial do material existente, a emissão de relatórios diversos e a efetivação de propostas de catalogação do material existente. O sistema é utilizado por TODAS as OM do Exército Brasileiro.
	O SISCOFIS é uma eficiente ferramenta para o gerenciamento de materiais permitindo por meio de seus relatórios a aquisição, o planejamento e o controle de materiais. Permitindo também que os setores de solicitação obtenham seus pedidos sem a obrigação de se deslocarem ao depósito, facilitando as fases da ação de dispensação.
	 A implementação do sistema proporcionou um ganho significativo para seus usuários, ajudando no controle de materiais e facilitando o acesso às informações em qualquer momento. O valor do sistema ainda é compreendido quando são emitidos relatórios que permitem organizar os depósitos dispondo os materiais promovendo a facilitação de visualizar os mesmos. 
	O SISCOFIS é simples suas operacionalizações não demandando um grande tempo em ensino, às informações inseridas ficam registradas em um banco que permite ser acessada mediante entrada de usuário e senha pessoais, sendo seu acesso realizado, podendo consultar dados em tempo real, disponibilidade de material, relatórios, pedidos online, facilitando a gestão de materiais
	CONCLUSÃO
	 Mais do que uma simples ferramenta de registro patrimonial, podemos observar que o Sistema de Controle Físico – SISCOFIS – utilizado pelo 22º Batalhão de Infantaria do Exército é uma ferramenta indispensável não só na gestão dos bens patrimoniais, como também para a manutenção e acompanhamento da capacidade operacional da organização militar. 
	Bem é verdade, que por se tratar de uma ferramenta de TI torna-se indispensável seu constante aperfeiçoamento, algo que é realizado com muita eficiência pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro – DCT. 
	 
	Por oportuno, cabe salientar que os objetivos do funcionamento do Sistema de Controle Físico utilizado, no tocante ao planejamento, aquisição, estoques, distribuição, depreciação e descarga de materiais de consumo e permanente. 
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FENILI, Renato Ribeiro; FERNANDES, Ciro Campos Christo (Revisor). Gestão de Materiais: Enap Didáticos, Nº 1 -- Brasília: ENAP, 2015. 168 p.: il.

Continue navegando