Buscar

AVALIAÇÃO FINAL DISCURSIVA - DIDATICA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

r modo de 
1. Quando tratamos o ato de avaliar, nos deparamos com uma linha do tempo, na qual a avaliação estava e está presente na vida humana. Com isso, percebemos que o ato avaliativo na educação remonta de muitos anos e continua sendo um dos elementos essenciais para o processo educacional. Para tanto, autores brasileiros determinam que a avaliação possui seus princípios básicos. Desta forma, avaliação é um processo contínuo e ordenado, funcional, orientador e integral. Diante destes princípios, disserte sobre cada um deles.
Resposta esperada
A avaliação em seus princípios determina que ela é um processo contínuo e ordenado, pois a avaliação tem o objetivo de ser integradora e oferece aos alunos e professores um feedback do processo de ensino e aprendizagem. O princípio da avaliação torna-se funcional a partir do instante em que ela verifica em que momento o aluno encontra-se, e observa se os objetivos propostos estão sendo alcançados. A avaliação torna-se orientadora no momento em que o aluno é orientado dentro de suas dificuldades em todo o processo de ensino. E, por último, a avaliação é integral, quando o professor considera o aluno em sua totalidade, dentro dos mais diversos aspectos: cognitivos, psicológicos e afetivos. Com estes princípios, a avaliação passa a ter um caráter mais significativo e eficaz para alunos e professores.
2. Diante do que já foi estudado sobre a História da Didática, podemos perceber que a Didática possui sua linha cronológica no Brasil, recebendo influência de outros países, pensadores, desde sua colonização. Disserte sobre como ocorreu a construção da didática no Brasil.
Resposta esperada
*A Didática no Brasil passou por diversas mudanças, tanto metodológicas como políticas. Tudo inicia com a chegada dos Jesuítas ao Brasil, preocupados em catequizar os índios, pois os colonizadores achavam ser sua educação mais adequada. A metodologia utilizada era a da memorização. *Com o passar do tempo e com a chegada da primeira república, o ensino secundário passa aos cuidados da União e o ensino primário e formação dos professores fica sob responsabilidade dos estados. Assim, perpassamos pela Escola Nova, na década de 1920 e na década de 1930 é criado o Ministério da Educação e Saúde Pública. *Na constituição de 1934, elabora-se um Plano Nacional de Educação; criação do INEP – Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos. *Já na década de 1960, surge Paulo Freire com seu método de alfabetização de adultos, mas é destruída com o golpe militar. *Já na década de 80, conhecida como a fase fênix da didática, buscou-se passar a ideia de articular a prática com a teoria, trazendo uma visão ética, humana e política para a didática. *Na atualidade, a didática passa a ter um papel sociopolítico da educação, da escola e do ensino e aprendizagem, a partir de uma Pedagogia transformadora.

Continue navegando