Buscar

Prova de Metodologia de Ensino das Ciências Humanas


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1-Souza e Lobato (2018) destacam "os conteúdos indicados neste Referencial Curricular devem ser organizados e definidos em função das diferentes realidades e necessidades dos alunos, visando promover um conhecimento verdadeiramente significativo".
(Fonte: SOUZA, L. A. S. M.; LOBATO, R. B. O ensino de Geografia na Educação Infantil. Revista Educação Pública. Rio de Janeiro, v. 18, p. 1-8, 2018.)
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, para as crianças de 0 a 3 anos o trabalho acontece inserido e integrado a seu cotidiano, destacando-se ideias relacionadas aos objetivos estabelecidos e que podem estar presentes nos mais variados contextos da rotina infantil. São elas:
I. Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.
II. Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades e processos de transformação.
III. Contato com animais e plantas de grande porte.
IV. Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.
Está correto apenas o que se afirma em:
Alternativa correta:
·  d) I, II e IV.
2-“Globalização, quebra de barreiras, estreitamento de relações são termos cada vez mais utilizados para resumir o atual momento de evolução e desenvolvimento que muitos países estão vivendo. No campo da Educação pode-se dizer que também ocorre uma nova situação.”
(Fonte: Portal Educação: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/importancia-da-interdisciplinaridade-no-processo-de-aprendizagem/49573. Acesso em: 5 mar. 2020.)
 
De acordo com o trecho em destaque, aponte qual é essa nova situação, que busca promover a interação e as relações entre as diversas áreas do conhecimento:
Alternativa correta:
·  d) Interdisciplinaridade.
3-Ao refletirmos sobre a construção de cultura e identidade no Ensino Fundamental I, que pode ser mediado pela Geografia e História enquanto saberes, é preciso ter em mente também uma polivocalidade cultural que a criança estará desenvolvendo.
Podemos, assim, combinar três autores: Lev Vygotsky, Paulo Freire e Sônia Kramer, de maneira que a teoria histórico-cultural de Vygotsky privilegia o desenvolvimento infantil por um viés social (e não biológico), ao ponto que essa criança, do ponto de vista freireano, já lê o mundo e essa leitura será de formas diferentes. Kramer salienta que cada um desses seres sociais possui um contexto histórico e uma geografia. Assim, a cultura não pode ser considerada como algo abrangente que vai homogeneizar um padrão nas pessoas.
Nesta perspectiva, é possível articular dois conceitos, um da História e outro da Geografia, para darem conta da reflexão exposta, que deve ser mediada pelos docentes nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Indique quais são esses dois conceitos.
Alternativa correta:
·  e) Identidade e lugar.
4-Para Kramer (1986), "as crianças são seres sociais, e não apenas seres psicológicos ou em desenvolvimento, em crescimento, em evolução" (por mais que concordemos com o fato de que há evidentemente uma evolução bio-psicológica universal). 
(Fonte: KRAMER, S. O papel social da pré-escola. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 58, p. 77-81, 1986.)
Sônia Kramer, antes mesmo da constituição de 1988 e do Estatuto da Criança e Adolescente, já argumentava sobre a importância de ver a criança por um olhar mais humanizado, em vez de vê-la como um ser biológico em formação.
Diante disso, identifique a opção que apresenta a justificativa de a criança ser um ser social, de acordo com essa referência.
Alternativa correta:
·  d) Dizer que a criança é um ser social significa dizer que ela tem uma história , que vive uma história, que pertence a uma classe social determinada, que estabelece relações definidas segundo seu contexto de origem.
5-Para Cruz (2003, p. 2), "estudar História e Geografia na Educação Infantil e no Ensino Fundamental resulta em uma grande contribuição social. O ensino da História e da Geografia pode dar ao aluno subsídios para que ele compreenda, de forma mais ampla, a realidade na qual está inserido e nela interfira de maneira consciente e propositiva".
(Fonte: CRUZ, G. T. D. Fundamentos teóricos das ciências humanas: História. Curitiba: Iesde, 2003.)
Com base no texto apresentado, assinale a alternativa correta que coaduna com a ideia do autor:
Alternativa correta:
·  e) A importância do ensino das Ciências Humanas deve ser feito desde a primeira infância.
6-Geografia é, nos dias atuais, a ciência que estuda o espaço geográfico, produzido por meio da dinâmica das relações estabelecidas entre o homem e o meio. Em suma, a Geografia analisa a dinamicidade das relações entre a sociedade e a natureza, capazes de transformar o espaço geográfico. A maneira como essas relações são estabelecidas confere à Geografia sua identidade e importância."
(Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia. Acesso em: 10 mar. 2020.)
Apesar de o trecho apresentar o conceito de Geografia conciliando-o com a maioria dos autores, recentemente tem-se outra perspectiva. Desse modo, ao se levar em conta o que é Geografia, segundo o professor Paulo César da Costa Gomes (2017), identifique as suas quatro dimensões.
Alternativa correta:
·  a) Dimensão espacial, inteligência geográfica, ramo do conhecimento e uma forma de pensar.
7-Considerando que você está atuando como professor e, na sua escola,  a coordenação pedagógica solicitou que cada professor apresente uma proposta de trabalho voltado para as Ciências Humanas para desenvolver atividades com as crianças nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Assim, você precisou pensar em uma atividade usando categorias geográficas e/ou historiográficas que podem ser trabalhadas com as crianças nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
De acordo com essa solicitação escolha uma abordagem para essa atividade que envolva uma das categorias geográficas (espaço, paisagem, lugar, região e território) e/ou uma historiográfica (tempo-espaço no processo histórico).
Expectativa de resposta:
Deve-se observar como o estudante fez a correlação de uma atividade no ambiente escolar com uma categoria da Geografia ou da História.
Em relação às atividades, elas podem ser diversas, mas precisam mostrar interação dos estudantes com a temática. Por exemplo:
- Vamos usar legos ou blocos de montagem para apresentar o conceito de espaço geográfico em sala de aula.
Entre as categorias, temos:
- Geográficas (espaço, paisagem, lugar, região e território).
- Historiográficas (tempo-espaço no processo histórico).
8-Como é colocado pelo autor (1977), o tempo é indissociável do espaço, e, para fins didáticos, Thrift usa o exemplo de um carro com motor e outro sem. "O primeiro carro movimenta-se pelo espaço, e aqui podemos dizer que esse movimento não é contínuo, mas cheio de pausas. O carro para no sinal de trânsito, no engarrafamento, no cruzamento, no estacionamento, e cada parada é necessária e importante para o contexto de movimentação que o carro tem no espaço. Por outro lado, um carro sem motor ficar parado o tempo inteiro, sem dinâmica no espaço em que está inserido".
(Fonte: THRIFT, N. J. An introduction to time-geography. Norwich: Geo Abstracts, University of East Anglia, 1977.)
Explique por que tempo e espaço são interdependentes e não podem ser dissociados, articulando ambos os conceitos.
Justificativa: Expectativa de resposta:O espaço somado ao tempo demonstra como a paisagem de um local vai sendo alterada. Como exemplo é possível observar a organização espacial das cidades, como que ela se expande, como modifica as construções, como inclusive combina construções antigas com outras mais modernas.