Buscar

minerais, vitaminas, óleos e gorduras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Discente: Rafaela Alves Sanches
Minerais, vitaminas: classificação, fontes e importância
Uso de óleos e gorduras nas rações
Os minerais podem ser classificados em macromineirais e microminerais, mas essa classificação não tem ligação com o tamanho e sim com a exigência nutricional, o que varia entre os animais. De maneira geral, os macros são exigidos em quantidades maiores, como o cálcio, fósforo, potássio, magnésio, enxofre e sódio, e os micros em quantidades menores como o cobre, ferro, selênio, manganês, zinco, cobalto, molibdênio, iodo e flúor. Os animais que se alimentam exclusivamente forragem, devem ter suplementação com sal mineral, posto que tem baixa concentração de fósforo na forragem. Dentre as funções dos minerais estão: Manutenção da homeostase dos fluidos orgânicos; Equilíbrio da membrana celular; Ativação de sistemas enzimáticos; Processo de absorção e transporte dos nutrientes no organismo (bomba Na/K). Os principais minerais são o cálcio, responde por 46% de todos os minerais no organismo, e o fósforo 29%.
As vitaminas são um grupo de compostos orgânicos, que tem baixa concentração nos alimentos, mas a exigência pelo organismo também é baixa, apesar de fundamentais para o organismo. São divididas em: Lipossolúveis: insolúveis em água, ADEK e Hidrossolúveis: solúveis em água, complexo B e C. As lipossolúveis desempenham papéis essenciais no metabolismo ou na fisiologia dos animais, são armazenadas principalmente no fígado. As hidrossolúveis participam como coenzimas, não são armazenadas em quantidades no organismo, sendo o excesso rapidamente excretado via urinária, o que leva muitas vezes a necessidade de um suprimento diário dessas vitaminas.
Os óleos e gorduras são os nutrientes mais energéticos, e que fornecem mais energia para o organismo, sua metabolização gera mais energia que os outros, mas não é a principal fonte de energia do organismo (são os carboidratos, glicogênio). Os lipídeos podem ser classificados como lipídeos simples, sendo aqueles que não possuem ácido graxos na sua molécula, e lipídeos complexos os quais apresentam ácido graxos na sua molécula. Além disso, outras funções estão presentes, palatabilidade, ação dinâmica-específica ou valor extra calórico, energia de baixo incremento calórico, diminui a pulverulência das rações e evita desgaste de maquinário. Lipídeos complexos são os mais presentes na ração e no corpo dos animais, sendo formados por triacilgliceróis, galactolipídeos, fosfolipídios, glicolipídios e ceras. As gorduras de origem animal são proibidas na alimentação de ruminantes.

Continue navegando