Logo Passei Direto
Buscar

PROC REL JURID PROCESSUAL MODULO VIII

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Analise as seguintes assertivas sobre a intervenção de terceiros à luz do Código de Processo Civil:
Está correto o que se afirma APENAS em:
I. Na assistência simples sendo revel ou, de qualquer outro modo, omisso o assistido, o assistente será considerado seu gestor de negócios.
II. Tratando-se de denunciação da lide admite-se uma única denunciação sucessiva, promovida pelo denunciado, contra seu antecessor imediato na cadeia dominial ou quem seja responsável por indenizá-lo, não podendo o denunciado sucessivo promover nova denunciação.
III. A instauração do incidente de desconsideração da personalidade jurídica é dispensada se o requerimento for apresentado na petição inicial.
IV. A intervenção do amicus curiae determinada pelo juiz de ofício ou a requerimento das partes ou de quem pretenda manifestar-se, poderá acarretar modificação de competência e autoriza a interposição de recursos.
A) I e IV.
B) I, II e III.
C) I, III e IV.
D) I, II e IV.
E) II e III.

Sobre as previsões do novo Código de Processo Civil a respeito da intervenção do amicus curiae, considere:
Está correto o que se afirma APENAS em:
I. A intervenção de amicus curiae é admitida expressamente tanto no juízo de piso como perante órgãos colegiados.
II. A intervenção de pessoa natural ou jurídica, órgão ou entidade especializada na condição de amicus curiae independe de pedido das partes, pois a lei prevê expressamente a possibilidade de ser determinada de ofício pelo magistrado.
III. A intervenção de pessoa jurídica de direito público na condição de amicus curiae pode ensejar a modificação da competência e a remessa dos autos ao juízo competente.
IV. Da decisão que admite a intervenção de amicus curiae, cabe recurso pela parte interessada.
A) I, II e III.
B) I e IV.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I e II.

Considerando as regras estabelecidas pelo Código de Processo Civil de 2015 sobre a intervenção de terceiros, analise as afirmativas a seguir.
Está correto o que se afirma em:
I. Pendendo causa entre duas ou mais pessoas, o terceiro juridicamente interessado no resultado da sentença poderá intervir no processo, através do instituto nominado pela doutrina de amicus curiae.
II. O incidente de desconsideração da personalidade jurídica deve ser instaurado até a apresentação da contestação, sob pena de preclusão temporal.
IlI. É admissível denunciação da lide, promovida por qualquer das partes, àquele que estiver obrigado, por lei ou pelo contrato, a indenizar, em ação regressiva, o prejuízo do que for vencido no processo.
A) I e III, somente.
B) I e II, somente.
C) II e III, somente.
D) III, somente.
E) I, somente.

Marque a alternativa correta a respeito das hipóteses de Intervenção de Terceiros no Novo Código de Processo Civil (2015):
A alternativa correta é:
A) Pendendo causa entre duas ou mais pessoas, o terceiro juridicamente interessado em que a sentença seja favorável a uma delas poderá intervir no processo para assisti-la, até a sentença, não podendo mais fazê-lo em segundo grau de jurisdição.
B) Se qualquer parte alegar que falta ao requerente interesse jurídico para intervir, o juiz decidirá o incidente, suspendendo o processo.
C) A assistência simples obsta a que a parte principal reconheça a procedência do pedido, desista da ação, renuncie ao direito sobre o que se funda a ação ou transija sobre direitos controvertidos.
D) É admissível a denunciação da lide, promovida por qualquer das partes, àquele que estiver obrigado, por lei ou pelo contrato, a indenizar, em ação regressiva, o prejuízo de quem for vencido no processo.
E) O sistema do novo Código de Processo Civil admite sucessivas denunciações, promovida pelo denunciado, contra seu antecessor imediato na cadeia dominial ou quem seja responsável por indenizá-lo, podendo o denunciado sucessivo promover nova denunciação.

Sobre as intervenções de terceiros no Código de Processo Civil (CPC/2015), assinale a afirmativa INCORRETA:
A afirmativa INCORRETA é:
A) O incidente de desconsideração da personalidade jurídica aplica-se ao processo de competência dos juizados especiais.
B) O ingresso da Ordem dos Advogados do Brasil, na qualidade de amicus curiae, em processo em trâmite perante a Justiça Estadual, desloca a competência para a Justiça Federal.
C) Formulada denunciação da lide pelo réu e procedente o pedido da ação principal, pode o autor, se for o caso, requerer o cumprimento da sentença também contra o denunciado, nos limites da condenação deste na ação regressiva.
D) É admissível a denunciação da lide, promovida por qualquer das partes.
E) O amicus curiae pode recorrer da decisão que julgar o incidente de resolução de demandas repetitivas.

Sobre o instituto do amicus curiae nas ações coletivas, assinale a afirmativa INCORRETA:
A afirmativa INCORRETA é:
A) Um exemplo de situação específica admitida pela doutrina como representativa da atuação do amicus curiae é a prevista na Lei nº 10.259/2001, que instituiu os Juizados Especiais no âmbito da Justiça Federal.
B) O reconhecimento da importância do amicus curiae se dá pelo caráter fiscalizador sobre determinadas atividades cuja prática indiscriminada possui potencial lesivo à sociedade.
C) O reconhecimento da importância do amicus curiae se dá pelo caráter fiscalizador sobre determinadas atividades cuja prática indiscriminada possui potencial lesivo à sociedade.
D) O amicus curiae pode ser considerado como a própria sociedade representada, legitimada a defender os seus interesses em juízo, sempre que estes forem afetados pela decisão ali proferida, por meio de instituições especializadas no assunto.
E) O amicus curiae é considerado um terceiro interveniente especial, ao qual deve ser dispensado um tratamento especial no âmbito de todo o direito processual, considerando a falta de regulamentação legal.

Quanto à denunciação da lide requerida pelo réu, assinale a afirmação INCORRETA:
A afirmação INCORRETA é:
A) Se o denunciado contestar o pedido formulado pelo autor, o processo prosseguirá tendo, na ação principal, em litisconsórcio, denunciante e denunciado.
B) Se o denunciado for revel, o denunciante fica dispensado de prosseguir com sua defesa, eventualmente oferecida, encerrando sua intervenção no curso do processo.
C) Se o denunciado confessar os fatos alegados pelo autor na ação principal, o denunciante poderá prosseguir com sua defesa ou, aderindo a tal.
D) O advogado deve utilizar-se do seguinte instituto:
E) Nenhuma das alternativas anteriores.

C ajuizou ação contra M no âmbito da qual requereu indenização por danos materiais em razão de acidente veicular. Citado, M denunciou a lide à Seguradora Z, a qual apresentou resposta. De acordo com jurisprudência dominante do Superior Tribunal de Justiça, se o juiz se convencer da existência dos elementos para a responsabilização civil, a Seguradora Z:
A alternativa correta é:
A) pode ser condenada apenas subsidiariamente a pagar indenização à vítima C, nos limites contratados na apólice.
B) não pode ser condenada a pagar indenização à vítima C, ainda que subsidiariamente, em razão do princípio da relatividade dos contratos.
C) pode ser condenada direta e solidariamente junto com o segurado M a pagar indenização integral à vítima C, ainda que supere os limites da apólice.
D) pode ser condenada direta e solidariamente junto com o segurado M a pagar indenização à vítima C, nos limites contratados na apólice.
E) pode ser condenada apenas subsidiariamente a pagar indenização integral à vítima C, ainda que supere os limites contratados na apólice.

João, servidor público municipal, motorista do prefeito, sem conseguir frear o automóvel que pertence ao referido Município, avançou o sinal de trânsito e colidiu com o carro particular de Maria, que o conduzia. Maria propõe em face do Município ação de indenização por danos materiais e morais pelo evento culposo do servidor. O Procurador do Município, para defender os interesses da municipalidade, pode
(A) demandar, à luz da teoria restritiva da denunciação da lide, ação regressiva em face do servidor, para que, no mesmo processo, este seja condenado a indenizar a Administração em caso de procedência do pedido de Maria.
(B) requerer a citação do servidor para que ingresse como assistente no processo, uma vez que este tem interesse jurídico no resultado da demanda.
(C) oferecer contestação negando o fato ou alegando culpa exclusiva de Maria pelo evento.
(D) proceder ao chamamento ao processo do servidor, para que este forme um litisconsórcio passivo ulterior com o Município, a fim de que o título executivo, caso seja formado, permita ao Município executar o servidor em um processo futuro.
(E) proceder à nomeação à autoria do servidor para que este passe a ocupar o polo passivo da lide, sucedendo ao município.

Everaldo trabalha como caseiro em um sítio localizado em Veranópolis, há quatro anos. Ele mora com sua esposa e seus filhos em um pequeno quarto construído na propriedade. É certo que o possuidor do sítio é Benício, que viaja muito e precisa dos serviços de Everaldo para a manutenção da área. Em determinado dia, Samira, julgando ser a legítima possuidora da área, que presume ter sido invadida, ajuíza em face de Everaldo, única pessoa que vê no sítio, uma ação de reintegração de posse.
Everaldo, a fim de indicar Benício, real possuidor do sítio, para o polo passivo da ação, deve propor, em razão dos dispositivos do Código de Processo Civil de 2015:
I. denunciação da lide;
II. oposição;
III. nomeação à autoria.
A) se somente as propostas I e II estiverem corretas.
B) se somente as propostas I e III estiverem corretas.
C) se somente as propostas II e III estiverem corretas.
D) se somente a proposta III estiver correta.
E) se nenhuma delas estiverem corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Analise as seguintes assertivas sobre a intervenção de terceiros à luz do Código de Processo Civil:
Está correto o que se afirma APENAS em:
I. Na assistência simples sendo revel ou, de qualquer outro modo, omisso o assistido, o assistente será considerado seu gestor de negócios.
II. Tratando-se de denunciação da lide admite-se uma única denunciação sucessiva, promovida pelo denunciado, contra seu antecessor imediato na cadeia dominial ou quem seja responsável por indenizá-lo, não podendo o denunciado sucessivo promover nova denunciação.
III. A instauração do incidente de desconsideração da personalidade jurídica é dispensada se o requerimento for apresentado na petição inicial.
IV. A intervenção do amicus curiae determinada pelo juiz de ofício ou a requerimento das partes ou de quem pretenda manifestar-se, poderá acarretar modificação de competência e autoriza a interposição de recursos.
A) I e IV.
B) I, II e III.
C) I, III e IV.
D) I, II e IV.
E) II e III.

Sobre as previsões do novo Código de Processo Civil a respeito da intervenção do amicus curiae, considere:
Está correto o que se afirma APENAS em:
I. A intervenção de amicus curiae é admitida expressamente tanto no juízo de piso como perante órgãos colegiados.
II. A intervenção de pessoa natural ou jurídica, órgão ou entidade especializada na condição de amicus curiae independe de pedido das partes, pois a lei prevê expressamente a possibilidade de ser determinada de ofício pelo magistrado.
III. A intervenção de pessoa jurídica de direito público na condição de amicus curiae pode ensejar a modificação da competência e a remessa dos autos ao juízo competente.
IV. Da decisão que admite a intervenção de amicus curiae, cabe recurso pela parte interessada.
A) I, II e III.
B) I e IV.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I e II.

Considerando as regras estabelecidas pelo Código de Processo Civil de 2015 sobre a intervenção de terceiros, analise as afirmativas a seguir.
Está correto o que se afirma em:
I. Pendendo causa entre duas ou mais pessoas, o terceiro juridicamente interessado no resultado da sentença poderá intervir no processo, através do instituto nominado pela doutrina de amicus curiae.
II. O incidente de desconsideração da personalidade jurídica deve ser instaurado até a apresentação da contestação, sob pena de preclusão temporal.
IlI. É admissível denunciação da lide, promovida por qualquer das partes, àquele que estiver obrigado, por lei ou pelo contrato, a indenizar, em ação regressiva, o prejuízo do que for vencido no processo.
A) I e III, somente.
B) I e II, somente.
C) II e III, somente.
D) III, somente.
E) I, somente.

Marque a alternativa correta a respeito das hipóteses de Intervenção de Terceiros no Novo Código de Processo Civil (2015):
A alternativa correta é:
A) Pendendo causa entre duas ou mais pessoas, o terceiro juridicamente interessado em que a sentença seja favorável a uma delas poderá intervir no processo para assisti-la, até a sentença, não podendo mais fazê-lo em segundo grau de jurisdição.
B) Se qualquer parte alegar que falta ao requerente interesse jurídico para intervir, o juiz decidirá o incidente, suspendendo o processo.
C) A assistência simples obsta a que a parte principal reconheça a procedência do pedido, desista da ação, renuncie ao direito sobre o que se funda a ação ou transija sobre direitos controvertidos.
D) É admissível a denunciação da lide, promovida por qualquer das partes, àquele que estiver obrigado, por lei ou pelo contrato, a indenizar, em ação regressiva, o prejuízo de quem for vencido no processo.
E) O sistema do novo Código de Processo Civil admite sucessivas denunciações, promovida pelo denunciado, contra seu antecessor imediato na cadeia dominial ou quem seja responsável por indenizá-lo, podendo o denunciado sucessivo promover nova denunciação.

Sobre as intervenções de terceiros no Código de Processo Civil (CPC/2015), assinale a afirmativa INCORRETA:
A afirmativa INCORRETA é:
A) O incidente de desconsideração da personalidade jurídica aplica-se ao processo de competência dos juizados especiais.
B) O ingresso da Ordem dos Advogados do Brasil, na qualidade de amicus curiae, em processo em trâmite perante a Justiça Estadual, desloca a competência para a Justiça Federal.
C) Formulada denunciação da lide pelo réu e procedente o pedido da ação principal, pode o autor, se for o caso, requerer o cumprimento da sentença também contra o denunciado, nos limites da condenação deste na ação regressiva.
D) É admissível a denunciação da lide, promovida por qualquer das partes.
E) O amicus curiae pode recorrer da decisão que julgar o incidente de resolução de demandas repetitivas.

Sobre o instituto do amicus curiae nas ações coletivas, assinale a afirmativa INCORRETA:
A afirmativa INCORRETA é:
A) Um exemplo de situação específica admitida pela doutrina como representativa da atuação do amicus curiae é a prevista na Lei nº 10.259/2001, que instituiu os Juizados Especiais no âmbito da Justiça Federal.
B) O reconhecimento da importância do amicus curiae se dá pelo caráter fiscalizador sobre determinadas atividades cuja prática indiscriminada possui potencial lesivo à sociedade.
C) O reconhecimento da importância do amicus curiae se dá pelo caráter fiscalizador sobre determinadas atividades cuja prática indiscriminada possui potencial lesivo à sociedade.
D) O amicus curiae pode ser considerado como a própria sociedade representada, legitimada a defender os seus interesses em juízo, sempre que estes forem afetados pela decisão ali proferida, por meio de instituições especializadas no assunto.
E) O amicus curiae é considerado um terceiro interveniente especial, ao qual deve ser dispensado um tratamento especial no âmbito de todo o direito processual, considerando a falta de regulamentação legal.

Quanto à denunciação da lide requerida pelo réu, assinale a afirmação INCORRETA:
A afirmação INCORRETA é:
A) Se o denunciado contestar o pedido formulado pelo autor, o processo prosseguirá tendo, na ação principal, em litisconsórcio, denunciante e denunciado.
B) Se o denunciado for revel, o denunciante fica dispensado de prosseguir com sua defesa, eventualmente oferecida, encerrando sua intervenção no curso do processo.
C) Se o denunciado confessar os fatos alegados pelo autor na ação principal, o denunciante poderá prosseguir com sua defesa ou, aderindo a tal.
D) O advogado deve utilizar-se do seguinte instituto:
E) Nenhuma das alternativas anteriores.

C ajuizou ação contra M no âmbito da qual requereu indenização por danos materiais em razão de acidente veicular. Citado, M denunciou a lide à Seguradora Z, a qual apresentou resposta. De acordo com jurisprudência dominante do Superior Tribunal de Justiça, se o juiz se convencer da existência dos elementos para a responsabilização civil, a Seguradora Z:
A alternativa correta é:
A) pode ser condenada apenas subsidiariamente a pagar indenização à vítima C, nos limites contratados na apólice.
B) não pode ser condenada a pagar indenização à vítima C, ainda que subsidiariamente, em razão do princípio da relatividade dos contratos.
C) pode ser condenada direta e solidariamente junto com o segurado M a pagar indenização integral à vítima C, ainda que supere os limites da apólice.
D) pode ser condenada direta e solidariamente junto com o segurado M a pagar indenização à vítima C, nos limites contratados na apólice.
E) pode ser condenada apenas subsidiariamente a pagar indenização integral à vítima C, ainda que supere os limites contratados na apólice.

João, servidor público municipal, motorista do prefeito, sem conseguir frear o automóvel que pertence ao referido Município, avançou o sinal de trânsito e colidiu com o carro particular de Maria, que o conduzia. Maria propõe em face do Município ação de indenização por danos materiais e morais pelo evento culposo do servidor. O Procurador do Município, para defender os interesses da municipalidade, pode
(A) demandar, à luz da teoria restritiva da denunciação da lide, ação regressiva em face do servidor, para que, no mesmo processo, este seja condenado a indenizar a Administração em caso de procedência do pedido de Maria.
(B) requerer a citação do servidor para que ingresse como assistente no processo, uma vez que este tem interesse jurídico no resultado da demanda.
(C) oferecer contestação negando o fato ou alegando culpa exclusiva de Maria pelo evento.
(D) proceder ao chamamento ao processo do servidor, para que este forme um litisconsórcio passivo ulterior com o Município, a fim de que o título executivo, caso seja formado, permita ao Município executar o servidor em um processo futuro.
(E) proceder à nomeação à autoria do servidor para que este passe a ocupar o polo passivo da lide, sucedendo ao município.

Everaldo trabalha como caseiro em um sítio localizado em Veranópolis, há quatro anos. Ele mora com sua esposa e seus filhos em um pequeno quarto construído na propriedade. É certo que o possuidor do sítio é Benício, que viaja muito e precisa dos serviços de Everaldo para a manutenção da área. Em determinado dia, Samira, julgando ser a legítima possuidora da área, que presume ter sido invadida, ajuíza em face de Everaldo, única pessoa que vê no sítio, uma ação de reintegração de posse.
Everaldo, a fim de indicar Benício, real possuidor do sítio, para o polo passivo da ação, deve propor, em razão dos dispositivos do Código de Processo Civil de 2015:
I. denunciação da lide;
II. oposição;
III. nomeação à autoria.
A) se somente as propostas I e II estiverem corretas.
B) se somente as propostas I e III estiverem corretas.
C) se somente as propostas II e III estiverem corretas.
D) se somente a proposta III estiver correta.
E) se nenhuma delas estiverem corretas.

Prévia do material em texto

Exercício 1:
Analise as seguintes assertivas sobre a intervenção de terceiros à luz do Código
de Processo Civil:
I. Na assistência simples sendo revel ou, de qualquer outro modo, omisso o
assistido, o assistente será considerado seu gestor de negócios.
II. Tratando-se de denunciação da lide admite-se uma única denunciação
sucessiva, promovida pelo denunciado, contra seu antecessor imediato na cadeia
dominial ou quem seja responsável por indenizá-lo, não podendo o denunciado
sucessivo promover nova denunciação.
III. A instauração do incidente de desconsideração da personalidade jurídica é
dispensada se o requerimento for apresentado na petição inicial.
IV. A intervenção do amicus curiae determinada pelo juiz de ofício ou a
requerimento das partes ou de quem pretenda manifestar-se, poderá acarretar
modificação de competência e autoriza a interposição de recursos.
Está correto o que se afirma APENAS em:
 
A)
I e IV.
 
B)
I, II e III.
 
C)
I, III e IV.
 
D)
I, II e IV.
 
E)
II e III.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Comentários:
Essa disciplina não é ED ou você não o fez comentários 
Exercício 2:
Sobre as previsões do novo Código de Processo Civil a respeito da intervenção
do amicus curiae, considere:
I. A intervenção de amicus curiae é admitida expressamente tanto no juízo de
piso como perante órgãos colegiados.
II. A intervenção de pessoa natural ou jurídica, órgão ou entidade especializada
na condição de amicus curiae independe de pedido das partes, pois a lei prevê
expressamente a possibilidade de ser determinada de ofício pelo magistrado.
III. A intervenção de pessoa jurídica de direito público na condição de amicus
curiae pode ensejar a modificação da competência e a remessa dos autos ao juízo
competente.
IV. Da decisão que admite a intervenção de amicus curiae, cabe recurso pela
parte interessada.
Está correto o que se afirma APENAS em:
 
A)
I, II e III. 
 
B)
I e IV. 
 
C)
III e IV. 
 
D)
I, II e IV. 
 
E)
I e II. 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Comentários:
Essa disciplina não é ED ou você não o fez comentários 
Exercício 3:
Considerando as regras estabelecidas pelo Código de Processo Civil de 2015 sobre
a intervenção de terceiros, analise as afirmativas a seguir.
I. Pendendo causa entre duas ou mais pessoas, o terceiro juridicamente
interessado no resultado da sentença poderá intervir no processo, através do
instituto nominado pela doutrina de amicus curiae.
II. O incidente de desconsideração da personalidade jurídica deve ser instaurado
até a apresentação da contestação, sob pena de preclusão temporal.
IlI. É admissível denunciação da lide, promovida por qualquer das partes, àquele
que estiver obrigado, por lei ou pelo contrato, a indenizar, em ação regressiva, o
prejuízo do que for vencido no processo.
Está correto o que se afirma em: 
 
A)
I e III, somente.
 
B)
I e II, somente.
 
C)
II e III, somente. 
 
D)
III, somente. 
 
E)
I, somente. 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
Essa disciplina não é ED ou você não o fez comentários 
Exercício 4:
Marque a alternativa correta a respeito das hipóteses de Intervenção de Terceiros
no Novo Código de Processo Civil (2015):
 
A)
Pendendo causa entre duas ou mais pessoas, o terceiro juridicamente interessado
em que a sentença seja favorável a uma delas poderá intervir no processo para
assisti-la, até a sentença, não podendo mais fazê-lo em segundo grau de
jurisdição.
 
B)
Se qualquer parte alegar que falta ao requerente interesse jurídico para intervir, o
juiz decidirá o incidente, suspendendo o processo.
 
C)
A assistência simples obsta a que a parte principal reconheça a procedência do
pedido, desista da ação, renuncie ao direito sobre o que se funda a ação ou
transija sobre direitos controvertidos.
 
D)
É admissível a denunciação da lide, promovida por qualquer das partes, àquele
que estiver obrigado, por lei ou pelo contrato, a indenizar, em ação regressiva, o
prejuízo de quem for vencido no processo.
 
E)
O sistema do novo Código de Processo Civil admite sucessivas denunciações,
promovida pelo denunciado, contra seu antecessor imediato na cadeia dominial ou
quem seja responsável por indenizá-lo, podendo o denunciado sucessivo
promover nova denunciação.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
Essa disciplina não é ED ou você não o fez comentários 
Exercício 5:
Sobre as intervenções de terceiros no Código de Processo Civil (CPC/2015),
assinale a afirmativa INCORRETA:
 
A)
O incidente de desconsideração da personalidade jurídica aplica-se ao processo de
competência dos juizados especiais. 
 
B)
O ingresso da Ordem dos Advogados do Brasil, na qualidade de amicus curiae, em
processo em trâmite perante a Justiça Estadual, desloca a competência para a
Justiça Federal.
 
C)
Formulada denunciação da lide pelo réu e procedente o pedido da ação principal,
pode o autor, se for o caso, requerer o cumprimento da sentença também contra
o denunciado, nos limites da condenação deste na ação regressiva. 
 
D)
É admissível a denunciação da lide, promovida por qualquer das partes. 
 
E)
O amicus curiae pode recorrer da decisão que julgar o incidente de resolução de
demandas repetitivas.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
Essa disciplina não é ED ou você não o fez comentários 
Exercício 6:
Sobre o instituto do amicus curiae nas ações coletivas, assinale a
afirmativa INCORRETA: 
 
A)
Um exemplo de situação específica admitida pela doutrina como representativa da
atuação do amicus curiae é a prevista na Lei nº 10.259/2001, que instituiu os
Juizados Especiais no âmbito da Justiça Federal.
 
B)
O reconhecimento da importância do amicus curiae se dá pelo caráter fiscalizador
sobre determinadas atividades cuja prática indiscriminada possui potencial lesivo
à sociedade.
 
C)
O reconhecimento da importância do amicus curiae se dá pelo caráter fiscalizador
sobre determinadas atividades cuja prática indiscriminada possui potencial lesivo
à sociedade.
 
D)
O amicus curiae pode ser considerado como a própria sociedade representada,
legitimada a defender os seus interesses em juízo, sempre que estes forem
afetados pela decisão ali proferida, por meio de instituições especializadas no
assunto.
 
E)
O amicus curiae é considerado um terceiro interveniente especial, ao qual deve
ser dispensado um tratamento especial no âmbito de todo o direito processual,
considerando a falta de regulamentação legal.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
Essa disciplina não é ED ou você não o fez comentários 
Exercício 7:
Quanto à denunciação da lide requerida pelo réu, assinale a
afirmação INCORRETA:
 
A)
Se o denunciado contestar o pedido formulado pelo autor, o processo prosseguirá
tendo, na ação principal, em litisconsórcio, denunciante e denunciado. 
 
B)
Se o denunciado for revel, o denunciante fica dispensado de prosseguir com sua
defesa, eventualmente oferecida, encerrando sua intervenção no curso do
processo. 
 
C)
Se o denunciado confessar os fatos alegados pelo autor na ação principal, o
denunciante poderá prosseguir com sua defesa ou, aderindo a tal
reconhecimento, pedir apenas a procedência do pedido que formulou na ação de
regresso. 
 
D)
Procedente o pedido da ação principal, pode o autor, se for o caso, requerer o
cumprimento da sentença também contra o denunciado, nos limites da
condenação deste na ação regressiva. 
E)
nenhuma das alternativas anteriores.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
Essa disciplina não é ED ou você não o fez comentários 
Exercício 8:
Analise o caso hipotético a seguir.
Armando é motorista contratado da transportadora de cargas ABC Transportes
Ltda. Ao transitar numa rodovia estadual em direção ao porto de Santos/SP, o
citado motorista surpreendeu-se com a repentina aparição de Francisco José, que
transitava em sua bicicleta pela rodovia e veio a colidir com o caminhãodirigido
por Armando, o que lhe causou sérios danos físicos que geraram consideráveis
despesas médicas no tratamento hospitalar e ambulatorial do transeunte.
Sem condições de arcar com os custos do tratamento, Francisco José acionou
judicialmente a transportadora ABC Transportes Ltda., requerendo-lhe indenização
por danos materiais e morais em razão do acidente ocorrido. Independentemente
da discussão acerca da culpa no acidente, o advogado da transportadora
pretende, em contestação, acionar a seguradora Salve Seguros Ltda., que
contratualmente torna-se responsável pela cobertura de eventuais danos
provocados a terceiros pela transportadora em questão.
Nesse caso, como a seguradora não figura originalmente como ré, o advogado
deve utilizar-se do seguinte instituto:
 
A)
Chamamento ao processo, uma vez que a seguradora Salve Seguros Ltda., por
força do contrato assinado anteriormente com a transportadora ABC Transportes
Ltda., em vigor à época do acidente, responsabiliza-se solidariamente pelos
prejuízos ocorridos em decorrência do transporte de cargas.
 
B)
Denunciação da lide, já que a seguradora Salve Seguros Ltda. está obrigada, por
contrato, a indenizar, em ação regressiva, o prejuízo que a transportadora ABC
Transportes Ltda. vier a suportar em uma eventual procedência da ação de
indenização proposta.
 
C)
Oposição, considerado que a ABC Transportes Ltda. é parte ilegítima para figurar
no polo passivo da demanda em razão do contrato de seguro firmado entre ela e
a Salve Seguros Ltda.
 
D)
Nomeação à autoria, pois apesar de a propriedade do veículo pertencer à
transportadora ABC Transportes Ltda., a legislação processual civil dispõe ser
obrigatória a nomeação à autoria em todos os casos em que os prejuízos da ação
devam ser suportados por terceiros não envolvidos no evento que acarretou o
dano, a partir da prévia configuração do nexo causal entre a ação de Armando e o
dano sofrido por Francisco José. 
E)
Nenhuma das alternativas anteriores.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
Essa disciplina não é ED ou você não o fez comentários 
Exercício 9:
Paulo firmou contrato de locação residencial com Arthur pelo prazo de trinta
meses. Manoel e Patrícia, genitores de Arthur, são os fiadores. Findo o prazo
estabelecido em contrato Arthur desocupou o imóvel, mas deixou de pagar os
últimos três alugueres e demais encargos locatícios. Paulo resolve ajuizar ação de
cobrança contra Manoel e Patrícia. Neste caso, nos termos estabelecidos pelo
Código de Processo Civil, Manoel e Patrícia: 
 
A)
deverão apresentar oposição contra o devedor principal Arthur. 
 
B)
deverão obrigatoriamente denunciar a lide ao devedor principal Arthur. 
 
C)
poderão denunciar a lide ao devedor principal Arthur. 
 
D)
poderão nomear à autoria o devedor principal Arthur. 
 
E)
poderão proceder ao chamamento ao processo do devedor principal Arthur. 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Comentários:
Essa disciplina não é ED ou você não o fez comentários 
Exercício 10:
C ajuizou ação contra M no âmbito da qual requereu indenização por danos
materiais em razão de acidente veicular. Citado, M denunciou a lide à Seguradora
Z, a qual apresentou resposta. De acordo com jurisprudência dominante do
Superior Tribunal de Justiça, se o juiz se convencer da existência dos elementos
para a responsabilização civil, a Seguradora Z,:
 
A)
pode ser condenada apenas subsidiariamente a pagar indenização à vítima C, nos
limites contratados na apólice.
 
B)
não pode ser condenada a pagar indenização à vítima C, ainda que
subsidiariamente, em razão do princípio da relatividade dos contratos.
 
C)
pode ser condenada direta e solidariamente junto com o segurado M a pagar
indenização integral à vítima C, ainda que supere os limites da apólice.
 
D)
pode ser condenada direta e solidariamente junto com o segurado M a pagar
indenização à vítima C, nos limites contratados na apólice.
 
E)
pode ser condenada apenas subsidiariamente a pagar indenização integral à
vítima C, ainda que supere os limites contratados na apólice.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
Essa disciplina não é ED ou você não o fez comentários 
Exercício 11:
João, servidor público municipal, motorista do prefeito, sem conseguir frear o
automóvel que pertence ao referido Município, avançou o sinal de trânsito e
colidiu com o carro particular de Maria, que o conduzia. Maria propõe em face do
Município ação de indenização por danos materiais e morais pelo evento culposo
do servidor. 
O Procurador do Município, para defender os interesses da municipalidade, pode:
 
A)
demandar, à luz da teoria restritiva da denunciação da lide, ação regressiva em
face do servidor, para que, no mesmo processo, este seja condenado a indenizar a
Administração em caso de procedência do pedido de Maria.
 
B)
requerer a citação do servidor para que ingresse como assistente no processo,
uma vez que este tem interesse jurídico no resultado da demanda.
 
C)
oferecer contestação negando o fato ou alegando culpa exclusiva de Maria pelo
evento.
 
D)
proceder ao chamamento ao processo do servidor, para que este forme um
litisconsórcio passivo ulterior com o Município, a fim de que o título executivo,
caso seja formado, permita ao Município executar o servidor em um processo
futuro.
 
E)
proceder à nomeação à autoria do servidor para que este passe a ocupar o polo
passivo da lide, sucedendo ao município.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
Essa disciplina não é ED ou você não o fez comentários 
Exercício 12:
Everaldo trabalha como caseiro em um sítio localizado em Veranópolis, há quatro
anos. Ele mora com sua esposa e seus filhos em um pequeno quarto construído
na propriedade. 
É certo que o possuidor do sítio é Benício, que viaja muito e precisa dos serviços
de Everaldo para a manutenção da área. 
Em determinado dia, Samira, julgando ser a legítima possuidora da área, que
presume ter sido invadida, ajuíza em face de Everaldo, única pessoa que vê no
sítio, uma ação de reintegração de posse. 
Everaldo, a fim de indicar Benício, real possuidor do sítio, para o polo passivo da
ação, deve propor, em razão dos dispositivos do Código de Processo Civil de
2015: 
I. denunciação da lide; 
II. oposição; 
III. nomeação à autoria. 
 
Assinale:
A)
se somente as propostas I e II estiverem corretas.
 
B)
se somente as propostas I e III estiverem corretas.
 
C)
se somente as propostas II e III estiverem corretas.
 
D)
se somente a proposta III estiver correta.
 
 
E)
se nenhuma delas estiverem corretas.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Comentários:
Essa disciplina não é ED ou você não o fez comentários

Mais conteúdos dessa disciplina