Buscar

AVALIAÇÃO FINAL DISCURSIVA Sindicalismo e Negociação Coletiva

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO FINAL DISCURSIVA Sindicalismo e Negociação Coletiva
1O desenvolvimento das convenções coletivas de trabalho teve início na Europa Ocidental e nos Estados Unidos e expandiu-se a todos os países industrializados, em que os sindicatos tinham que acatar as normas elaboradas pelo legislador. Desde o seu início, haviam vantagens a todos os membros. Diante disso, disserte sobre as vantagens para estes três membros envolvidos: empregado, empregador e o Estado.
Resposta esperada
A vantagem para o empregador é que se tratava de uma negociação pacífica, ou seja, sem que houvesse a greve. Para o empregado, era possível conseguir novos direitos para os trabalhadores, através da representação dos sindicatos. E para o Estado, como as partes envolvidas buscavam a solução dos conflitos, não havia a necessidade de interferência do Estado.
Minha resposta
Para o empregador, a grande vantagem é que não precisava de uma paralisação ou greve para ter uma negociação, assim era possível entrar em acordo sem o estresse gerado pelas paralisações dos funcionários. Para os empregados, suas representações conseguiam novos direitos e eles conseguiam negociar condições melhores de trabalho através dos sindicatos. E para o Estado, como não tinha mais desentendimentos em forma de greves e conflitos entre o empregador e o empregado, não tinha motivos para o estado se meter na história, então acabava ficando de fora dos problemas que eram resolvidos sem conflitos.
2Os indivíduos, para reivindicar seus direitos, podem fazer isso sozinhos ou de modo coletivo. Quando ocorre na coletividade, surgem o que conhecemos por convenções coletivas de trabalho. Assim, diferencie as relações coletivas de trabalho das individuais.
Resposta esperada
As relações individuais de trabalho se referem às relações entre empregado e empregador. Já as coletivas ocorrem entre um grupo de trabalhadores da mesma classe com interesses comuns.
Minha resposta
As relações que envolvem apenas empregado e empregador, chamam-se individuais. Já as coletivas são quando existe um grupo de pessoas pertencentes a uma mesma classe e que tem os mesmos interesses e objetivos.

Continue navegando