Buscar

Tics semana 2 - AVC


Prévia do material em texto

TIC’S
a) Por que os Acidentes Vasculares Cerebrais Isquêmicos podem se manifestar de diversas formas? 
Os acidentes vasculares cerebrais (AVC) podem se manifestar de diversas formas a depender do seu tipo e também da parte do cérebro que se encontra privada de sangue. 
 Conforme Cancela (2008), o sangue chega ao cérebro através das artérias vertebrais e das carótidas internas, que se comunicam através do polígono de Willis. Este é uma anastomose arterial das artérias vertebrais, que formam a artéria basal, e que fornece o fluxo sanguíneo para os hemisférios cerebrais, sendo formado pelas artérias cerebrais anteriores e posteriores, artérias comunicantes e carótida interna. 
Quando o AVC ocorre a partir dos ramos da carótida interna, os sintomas comuns são: cegueira de um olho, incapacidade de ver fora do mesmo lado ou de ambos os lados e sensações anormais, fraqueza e paralisia de um braço ou perna de um lado do corpo. Quando o AVC ocorre de ramificações das artérias vertebrais geralmente ocorrem: tontura, vertigem, visão dupla ou perda da visão em ambos os lados e fraqueza generalizada em um ou ambos os lados do corpo.
Tortora (2016) leciona que causas frequentes de AVc são hemorragia intracerebral (sangramento de um vaso da pia-máter ou do encéfalo), embolia (coágulos de sangue ou gordura) e aterosclerose das artérias cerebrais (formação de placas ricas em colesterol que obstruem o fluxo sanguíneo). Quanto a seus tipos, o AVC pode ser Isquêmico ou Hemorrágico. No caso do AVC isquêmico ele pode ocorrer devido a um Embolismo ou devido a um Trombo. O Embolismo geralmente ocorre durante o dia, quando um corpo estranho entra na circulação das artérias cerebrais e causam a sua oclusão, cefaleia geralmente é seu primeiro sintoma. Por sua vez, o trombo é a oclusão que se desenvolve no próprio local devido à formação de uma placa aterosclerótica. Geralmente ocorrem durante a noite e o paciente sente os primeiros sintomas ao amanhecer.
b) Quais as correlações anatomo-funcionais?
Ainda conforme Cancela (2008), quando a oclusão atinge determinadas artérias, as síndromes clínicas se manifestam de acordo com a área que perdeu irrigação, conforme tabela a seguir:
REFERÊNCIAS:
1. CANCELA, Diana Manuela Gomes. O acidente vascular cerebral–classificação, principais consequências e reabilitação. O portal do Psicólogo, Portugal, p. 2-18, 2008.
2. TORTORA, Gerard J.; DERRICKSON, Bryan. Corpo Humano-: Fundamentos de Anatomia e Fisiologia. Artmed Editora, 2016.