A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
reabilitação neuropsicologica

Pré-visualização | Página 1 de 4

Avaliação da Disciplina
Disciplina: Reabilitação Neuropsicológica (19603)
Nota: 
Prova: 
Alterar modo de visualização
1
Ao planejar uma intervenção em reabilitação neuropsicológica é necessário levar em consideração os dados evidenciais de pesquisas sobre a efetividade das abordagens e seu público alvo. Quando falamos de reabilitação da afasia, esta é influenciada por várias perspectivas ou estruturas principais.
 
Sobre as estruturas para reabilitação da afasia, analise as sentenças a seguir:
 
I – A quarta estrutura se aplica especificamente à reabilitação em adultos.
 
II – A estrutura localizacionista é a primeira perspectiva sobre a reabilitação da afasia.
 
III – A terceira perspectiva da reabilitação da afasia deriva dos princípios da neurociência.
 
IV – A estrutura localizacionista teve grande influência em tratamentos específicos, especialmente no tratamento para afasia fluente.
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
	
	A)  As afirmativas II e IV estão corretas.
	
	B)  Somente a afirmativa III está correta. 
	
	C)  As afirmativas II e III estão corretas. 
	 
	D)  As afirmativas I e IV estão corretas.
 Letra C
2
Para o tratamento de reabilitação neuropsicológica é necessário que tenhamos conhecimento de diversas teorias e modelos de trabalho. Se o tratamento estiver associado a somente uma abordagem, há grande chance de chegar a práticas clínicas precárias.
 
Sobre a importância de conhecer diversos métodos de tratamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
( ) A pessoa com lesão cerebral provavelmente possui diversos problemas cognitivos com as funções executivas, memória e atenção, mas não está suscetível a desenvolver problemas não-cognitivos adicionais, como depressão, ansiedade e assim por diante.
 
( ) Deve-se sempre levar em consideração os aspectos trazidos pelo sujeito: quais são as suas necessidades, o que é mais importante para ele, o que ele deseja alcançar, entre outros.
 
( ) É necessário estar ciente dos padrões de recuperação do sujeito. Problemas cognitivos, comportamentais e emocionais precisam ser avaliados.
 
( ) Avaliações funcionais ou comportamentais podem ser utilizadas para complementar procedimentos de avaliação padronizados.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
	
	A)  F – V – V – F.
	
	B)  V – V – F – F. 
	
	C)  F – V – V – V. 
	
	D)  V – F – V – V. 
	
	 
	Letra C
	
3
O aspecto emocional presente em uma variedade de teorias psicológicas e estudos psicopatológicos passou a ser central na discussão sobre modelos teóricos da reabilitação neuropsicológica. Pesquisadores e clínicos como Aaron Beck (1976) e Paul Gilbert (2005), a partir de seus modelos teóricos de psicoterapias, possibilitaram um novo foco para a reabilitação neuropsicológica. Sobre as teorias da reabilitação com foco na emoção, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
FONTE:
BECK, A.T. Cognitive therapy and the emotional disorders. New York: International Universities Press, 1976.
GILBERT, P. Compassion: Conceptualisations, Research and Use in Psychotherapy. Hove, UK: Routledge, 2005.
 
( ) A terapia comportamental cognitiva é a teoria mais adequada para melhorar as habilidades de enfrentamento, ajudando com isso os pacientes a gerenciar suas dificuldades cognitivas e abordando a depressão e a ansiedade mais generalizadas no contexto de uma lesão cerebral.
 
( ) A compreensão das teorias das emoções é crucial para um tratamento bem sucedido na reabilitação neuropsicológica.
 
( ) A Terapia Focada na Compaixão (TFC) tem sido indicada para trabalhar com lesão cerebral traumática, pois ela promove desenvolvimento de emoções como incentivo, apoio, cuidado gentileza e validação como parte da experiência de intervenções psicológicas.
 
( ) Problemas emocionais intensos como ansiedade, isolamento social e depressão não são comuns em sobreviventes a lesões cerebrais.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
	
	A)  V – F – F – F 
	
	B)  V – F – V – V 
	
	C)  V – V – V – F 
	
	D)  F – V – F – V
	
Letra C
	
 4
Diversas teorias foram desenvolvidas com objetivo de encontrar melhores e mais rápidos tratamentos para os pacientes em reabilitação neuropsicológica, como é o caso das teorias com foco na abordagem holística.
 
Sobre as teorias com foco na abordagem holística, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
( ) Os estágios hierárquicos na abordagem holística, desenvolvidos por Ben-Yiashay e Prigatano, são: engajamento, conscientização, domínio, controle, aceitação e identidade.
 
( ) Aumento da conscientização do indivíduo, aumento da aceitação e compreensão do que aconteceu e desenvolvimento de habilidades compensatórias são alguns dos estágios hierárquicos de Bem-Yishay.
 
( ) Não há evidências da eficácia de abordagens holísticas para melhorar a participação pós-aguda e a qualidade de vida após lesão cerebral traumática moderada a grave.
 
( ) Na abordagem holística é necessário separar os aspectos cognitivos, emocionais, sociais e funcionais da lesão cerebral, uma vez que a maneira como nos sentimos afeta apenas indiretamente o modo como nos comportamos e pensamos.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
	
	A)  F – V – F – V. 
	
	B)  V – V – F – F. 
	 
	C)  V – V – F – V.
	
	D)  F – F – V – V.
	Letra B
	
5
Existem diversas técnicas para desenvolver uma análise baseada em evidências para o tratamento de reabilitação neuropsicológica, como, por exemplo, as que possuem base em estudos de grupo. 
 
Sobre as evidências com base em estudos de grupo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
( ) O ECR, ensaio clínico randomizado, dispõe do melhor delineamento para estudar a eficácia do tratamento de grupo.
 
( ) A CONSORT (Consolidated Standards of Reporting Trials) foi originalmente criada para uso em ensaios farmacológicos.
 
( ) O grupo INCOG formulou recomendações sobre três tópicos para o manejo da cognição após a lesão cerebral adquirida: a atenção, a percepção e a linguagem; não contemplando, portanto, recomendações sobre a memória.
 
( ) Diversos tópicos para o campo da reabilitação neuropsicológica estão disponíveis, sendo alguns deles: disfunção executiva, apraxia, afasia, ansiedade e depressão pós-acidente vascular cerebral, entre outros.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
	
	A)  V – V – F – F.
	
	B)  F – F – V – V. 
	
	C)  V – V – V – F. 
	
	D)  V – V – F – V. 
	Letra D
	
6
A primeira e a Segunda Guerra Mundial foram marcos no que diz respeito aos estudos em reabilitação neuropsicológica.
Sobre as influências da Segunda Guerra Mundial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
( ) Alexander Romanovich Luria, chamado de avô da neuropsicologia, foi o profissional mais famoso do período da Segunda Guerra Mundial, onde atuou procurando maneiras de compensar disfunções psicológicas em pacientes com lesão cerebral.
 
( ) Cairns, neurocirurgião chefe, foi quem percebeu que, quanto mais cedo fossem identificados e tratados os ferimentos, melhor seria o prognóstico.
 
( ) A penicilina, utilizada para tratamento de infecções, contribuiu com a queda da taxa de mortalidade em pessoas com lesões cerebrais traumáticas, caindo de 70% para 50% entre a primeira e a Segunda Guerra Mundial.
 
( ) As três abordagens principais da reabilitação cognitiva de Oliver Zangwill são: compensação, persistência e retreinamento indireto.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	A)  V – V – F – F. 
	
	B)  F – V – V – F. 
	
	C)  F - F - V – F.
	
	D)  F – V – V – F.
	Letra A
	
7
Muitas evidências fundamentam a eficácia do uso de Tecnologias Assistivas para a Cognição (TAC). Contudo, ocorrem diversos problemas e barreiras que influenciam o uso dessas tecnologias.
 
Sobre as barreiras ao uso da TAC, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
( ) Crenças de identidade: como estigma ou constrangimento que podem acompanhar o uso.
 
( ) Barreiras

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.