Buscar

Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário-Literatura Infanto-Juvenil e Popular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

窗体顶端
Literatura Infanto-Juvenil e Popular Avaliação On-Line 1
Pergunta 1
Existem funções muito importantes relacionadas a literatura infanto-juvenil e que deverão ser cada uma delas do conhecimento dos adultos que são encarregados de oferecer livros infanto-juvenis as futuras gerações. As três funções significativas são ________, ________ e _________. Marque a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
A- imaginação, criatividade e esforço.
B- distração, fruição e criatividade. 
C- educação, instrução e distração. correta
D- memorização, instrução e cópia.
criatividade, educação e inventividade.
Pergunta 2
Leia o texto a seguir: 
“Antes de propor as obras, é importante refletir sobre o perfil da turma e treinar o olhar para os livros. Vale lembrar que é sempre uma aposta e a escolha pode não ser acertada, o que não quer dizer que seja um desperdício. ‘O mediador [professor] tem que ter em mente que o aluno pode não gostar e está tudo bem”, explica Elizabeth Cardoso. “Não é tempo perdido porque podem surgir diálogos divergentes de por que gostou e por que não. É a oportunidade de criar um repertório de um leitor experiente que sabe escolher suas obras e tem uma opinião literária’, explica Elizabeth.”            Fonte: SALAS, Paula. Como escolher livros do Infantil ao Fundamental 2? Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/18035/como-escolher-livros-da-educacao-infantil-ao-fundamental-2>. Acesso em: 13 out. 2019.   
Entre importantes elementos que os professores deverão levar em consideração, ao escolher livros para seus alunos, escolha a opção que responde corretamente à questão:
Os livros mais caros são, quase sempre, as melhores escolhas.
A faixa etária é um fator pouco relevante ao escolher livros. 
O material usado na confecção da obra é um fator irrelevante.
D- É essencial observar a inteligibilidade sintática e lexical do texto. correta
Os livros recém-publicados são melhores que os livros clássicos.
Pergunta 3
Leia com atenção o texto a seguir: “A partir do século XVII desenvolve-se uma preocupação com as distinções para a educação das crianças – ou pelo menos dos filhos dos burgueses e Aristocratas. A ótica individualista e a constituição de novas sociabilidades favorecem o afeto e o cuidado com a infância, que se expressa, por exemplo, num maior empenho em planejar o futuro profissional dos filhos seja para assumir cargos administrativos, para seguir uma profissão autônoma ou continuar os negócios da família”. (VEIGA, 2007, p. 38)  
Refletindo sobre o texto lido acima, leia a frase a seguir: 
A origem da literatura infantil vincula-se às mudanças estruturais que ocorreram na sociedade dos séculos XVII e XVIII.                                        
O que você acha desta assertiva? Assinale a alternativa que melhor discorre sobre ela.
窗体顶端
No decorrer dos séculos XVII e XVIII, as famílias ricas mantiveram inalteradas, mantendo antigos hábitos medievais, assim igualmente a literatura infanto-juvenil permaneceu sem alterações.
0. 
A assertiva não procede, porque o que ocorre é justamente o contrário, ou seja, a literatura infantil provoca profundas mudanças estruturais, na sociedade dos séculos XVII e XVIII.
0. 
Nos séculos XVII e XVIII, somente a escola teve um relevante lugar e caminhou com a escola, sendo que a literatura infantil ganhou um status de irrelevante para as crianças, à época. 
0. 
D- Foi neste momento em que se construiu o modelo burguês de família unicelular e surgiu uma nova concepção sobre a infância, modificando os modos como as crianças deveriam ser vistas. correta
De fato, aconteceram muitas modificações significativas, no decorrer dos séculos XVII e XVIII, na história das famílias, da sociedade, dos costumes e da infância.
窗体顶端
. 
Pergunta 4
Segundo (Coelho, 2010), os “contos de fada ou contos maravilhosos de Perrault, Grimm ou Andersen, ou as fábulas de La Fontaine, praticamente esquecemos (ou ignoramos) que esses nomes não correspondem aos dos verdadeiros autores de tais narrativas”. O que ele quis dizer com isto?
窗体顶端
1. 
A- As origens da Literatura Infantil estão relacionadas a Novelística Popular Medieval, surgida no oriente, a partir da Índia, sendo indo-europeia. correta
Os famosos escritores dos fabulosos contos de fada ou contos maravilhosos, Perrault, Grimm ou Andersen vieram da Índia e instalados na Europa assinavam com outros nomes. 
1. 
A origem da Literatura Infanto-juvenil é ocidental, diferenciando-se da Novelística Popular Medieval e de produções orientais, a partir da Índia.
1. 
Charles Perrault foi o verdadeiro autor e escritor de todas as obras relacionadas a Grimm ou a Andersen, fato somente revelado muitos séculos após a morte dele.
1. 
Na Europa medieval era comum alguns escritores inescrupulosos plagiarem obras infanto-juvenis escritas por autores populares desconhecidos. 
1. 
窗体底端
Pergunta 5
Em uma palavra, ela é uma interessante coleção, com grande circulação e cheia de composições literárias pequenas, de origem oriental, originárias da Índia, escritas em sânscrito, provavelmente no século III, depois foram traduzidas para o árabe no século VIII, tendo como autor desta tradução um reconhecido escritor árabe, chamado de Ibn al-Muqaffa. 
De qual coleção estamos tratando?
窗体顶端
Aladim e a lâmpada maravilhosa.
Contos de Charles Perrault. 
1. 
C- Calila e Dimna. correta
1. 
MahaBharata.
1. 
As Mil e Uma noites. 
1. 
窗体底端
Pergunta 6
O famoso escritor Machado de Assis escreveu em 1876 suas assustadas impressões sobre a quantidade de leitores existentes, no longínquo e não inclusivo, Brasil do século XIX:
(...) publicou-se há dias o recenseamento do Império, do qual se colige que 70% de nossa população não sabem ler. (...) A nação não sabe ler. Há só 30% dos indivíduos residentes neste país que podem ler, desses uns 9% não leem letra de mão. 70% jazem em profunda ignorância. 
Fonte: FAILLA, Zoara (Org.). Retratos da leitura no Brasil. Disponível em: <http://prolivro.org.br/home/images/2016/RetratosDaLeitura2016_LIVRO_EM_PDF_FINAL_COM_CAPA.pdf>. Acesso em: 13 out. 2019.  
Um país é feito de homens e livros? Relembrando a trajetória intensa da Literatura Infanto-Juvenil no solo brasileiro, é real que foram feitas importações de obras já conhecidas e tradicionais na Europa. E existiam certas características, presentes em tais obras, e que foram mantidas aqui, relacionadas aos costumes.
Marque a alternativa que melhor exprime o que foi mantido nestas obras infantis traduzidas no Brasil:
1. 
A tradução brasileira de contos e fábulas já bem conhecidos na Europa ganharam novas cores e novos personagens como o Saci Pererê e o Curupira, por razões etnocêntricas.
1. 
1. 
A grande admiração e sentido de preservação da natureza, bastante difundidas na Europa e que apareciam nas obras infantis forma aqui mantidas.
A importância e valorosa realidade brasileira e das nossas características naturais e do respeito aos povos indígenas originários começaram a entrar nas obras traduzidas.
1. 
Nas obras encontradas na Europa e traduzidas no Brasil já eram superadas a tendência em contar narrativas literárias com a inadequada e apelativa moral da história ao final.
1. 
E - O caráter didático e redutor que comprovavam a agregação da literatura com os valores de um grupo social hegemônico, espalhando determinados princípios e comportamentos.  correta             . 
1. 
窗体底端
Pergunta 7
Quando em iniciação ao imaginário socialmente compartilhado da sociedade, no desenvolvimento do domínio de distintas linguagens narrativas, poéticas e dramáticas do discurso literário e no conhecimento de uma pronunciada representação do mundo, capaz de ser um hábil instrumento para a socialização deste específico público infanto-juvenil, do quê exatamente estamos falando?
窗体顶端
1. 
B- Funções e características principais da Literatura infantil.correta
1. 
Funções da literatura para a autora Teresa Colomer.
1. 
Características da literatura infanto-juvenil. 
1. 
Ideias essenciais aos professores do Ensino Fundamental. 
Visão modernista do paulista Mario deAndrade.
1. 
窗体底端
Pergunta 8
Existem distintas fases importantes da História da Literatura Infantil Brasileira. A primeira fase é datada exatamente do final do século XIX ao início do século XX. A fase seguinte é marcada pelos primeiros ensaios em prol da formação de um público leitor infantil brasileiro. Estamos falando de uma determinada data que vai:
窗体顶端
1. 
Do começo do século XIX ao fim deste mesmo século.
1. 
Do fim do Século XVIII até a metade do século XIX.
1. 
Do início do século XX ao final do século XX
D- Do final do século XIX ao início do século XX. correta
Do decorrer do século XVII ao fim do século XVIII.
1. 
窗体底端
Pergunta 9
Para (WELLEK & WARREN, 2003), a _________________ constitui uma unidade. Um todo. Não se pode pôr em dúvida a continuidade entre as literaturas grega e romana, o mundo medieval ocidental e as principais literaturas modernas; e embora sem minimizar a importância das influências orientais, em especialmente a da Bíblia, temos de reconhecer uma estreita unidade que compreende a literatura de toda Europa, da Rússia, dos Estados Unidos da América e da América do Sul. (...). Qual o conceito que preenche corretamente esta lacuna?
窗体顶端
1. 
literatura oriental.
1. 
literatura medieval.
C- literatura ocidental.correta
literatura moderna. 
1. 
literatura infanto-juvenil.
1. 
窗体底端
Pergunta 10
Na busca da origem latina da palavra Literatura encontramos a palavra litteris, leia com atenção o seguinte texto:
A palavra latina littera não fica isolada nela mesma. “Dela também derivam outras palavras no próprio latim, como litterarius, que nos dá “literário”. Por sua vez, por via erudita, litteratus origina ‘literato’. Mas você lembra que dissemos há pouco que littera evoluiu para lettera no uso popular? Pois bem, de lettera chegamos a “leteradura”, ‘letradura’ com registro encontrado no século XIV. Daqui também chegamos a ‘letrado’ – aquele que tem o conhecimento das letras, que tem competência para ler e escrever textos. Contudo, na formação do nosso termo “literatura”, prevaleceu a palavra latina erudita litteratura”. 
Fonte: FILHO, Antônio Carlos. Teoria da Literatura I. Disponível em: <http://www.cesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/16235715102012Teoria_da_Literatura_I_Aula_2.pdf>. Acesso em: 13 out 2019.
A origem da literatura é revelada, na longa trajetória histórica das línguas latinas, e entre estas línguas se encontra a nossa língua portuguesa, já bem diferenciada dos formatos trazidos pelos colonizadores ao chegar no Brasil. Sobre a etimologia da palavra Literatura, escolha a opção que responde corretamente à questão:
窗体顶端
É evidente que a expressão literatura é restrita ao que pode ser achado escrito ou impresso.
B- Na procedência latina, da palavra Literatura, encontramos "litteris" que significa "Letras". correta  
A literatura foi nomeada, até a antiguidade, como uma arte específica relacionada aos atos de ler e escrever.
Na história da literatura em nossa língua portuguesa sempre foi ínfima a produção de literatura oral. 
A palavra Literatura é originada, exclusivamente, de uma expressão alemã. 
1. 
窗体底端

Outros materiais